Dire Straits: a história por trás da música "Money For Nothing"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Araújo, Fonte: Ogro do Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

"Money for Nothing" é uma canção da banda Dire Straits, lançada em 1985 no álbum "Brothers in Arms", que permaneceu durante três semanas em primeiro lugar nos EUA, tornando-se um dos maiores sucessos da banda. Na terra natal do grupo, o Reino Unido, a música atingiu a quarta posição nas tabelas. A canção ainda venceu o Grammy em 1985, na categoria de Melhor Performance de Grupo de Rock, mas o álbum "Brothers in Arms" acabou perdendo para "No Jacket Required", do Phil Collins.

Raul Seixas: Por trás da letra de "Carimbador Maluco"Courtney Love: ajudando a resolver os maiores mistérios do mundo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segundo o vocalista e guitarrista, Mark Knopfler, a inspiração para escrever a música veio dentro de uma loja de eletrodomésticos em Nova York. Ele e o baixista John Illsley estavam assistindo ao canal MTV sintonizado em algumas televisões da loja, quando ouviram um sujeito que trabalhava no local de camisa xadrez, botas e boné de beisebol, reclamar com o companheiro ao lado, que deveria ter aprendido a tocar algum instrumento musical, pois assim, não teria o árduo trabalho de ficar carregando caixas pesadas de um lado para o outro. E completou dizendo que os músicos é que eram felizes, pois ganhavam a vida de forma fácil, sem trabalhar.

O cantor Sting contribuiu com o verso inicial "I want my MTV", como uma paródia de sua música, "Don't Stand so Close to me", e acabou surpreso quando viu seu nome como co-autor da canção. O videoclipe inovador, foi um dos primeiros a apresentar animação gerada por computador, feito através de uma estação de trabalho chamada Quantel Paintbox, que também criou a capa do álbum "The Miracle" do Queen em 1989. O videoclipe de "Money for Nothing", que foi eleito o melhor de 1986 no MTV Video Music Awards, foi dirigido por Steve Barron, o mesmo que dirigiu "Take On Me" do A-Ha e "She Blinded Me With Science" do Thomas Dolby.

25 anos após o seu lançamento, "Money for Nothing" foi proibida de ser transmitida publicamente no Canadá, depois de uma reclamação de um ouvinte de uma rádio local, acusando a canção de ser homofóbica, por causa do uso da palavra "faggot" (veado / maricas) três vezes na letra. ("Veja aquele "veado" com brincos e maquiagens... Aquele "veado" conseguiu seu próprio jatinho, aquele "veado" é milionário"). Nove meses depois, a proibição foi retirada, e a música voltou a ser transmitida por lá.

Vale lembrar que em 2007, a banda Reel Big Fish lançou o álbum "Monkeys For Nothin' And The Chimps For Free", tomando como inspiração, um dos versos de "Money for Nothing".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Dire Straits"


Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraPlanet Rock
As músicas com os melhores solos de guitarra

Mark Knopfler: quando Sultans of Swing estourou ele ainda continuou sem dinheiroMark Knopfler
Quando "Sultans of Swing" estourou ele ainda continuou sem dinheiro


Raul Seixas: Por trás da letra de Carimbador MalucoRaul Seixas
Por trás da letra de "Carimbador Maluco"

Courtney Love: ajudando a resolver os maiores mistérios do mundoCourtney Love
Ajudando a resolver os maiores mistérios do mundo


Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N' Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor