Sexta-feira 13: treze rockstars azarados
Por Iara Gimenez
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 18 de fevereiro de 2014
Em se tratando de listar as pessoas mais azaradas do mundo, os rockstars em geral ocupam alguma posição entre ganhadores de loteria e herdeiros de vastas fortunas do petróleo. Não são muitas as pessoas que têm simpatia por músicos famosos, que faturam montes de dinheiro, viajam pelo mundo, deleitam-se com a adoração dos fãs e tendem a ter vidas amorosas bem sucedidas - tudo isso sem nunca precisar madrugar para encarar um emprego em tempo integral. Mas nem sempre tudo é tão fácil para os rockstars e as vezes as coisas dão muito, muito errado. Parece que existem perigos consideráveis associados a suas carreiras, seja pelas viagens constantes ou simplesmente por viverem sob um estilo de vida rebelde e sob a alta pressão do rock'n'roll. Tendo isto em mente, junte-se a nós enquanto damos uma olhada nos 13 artistas e bandas que tiveram seus sonhos arruinados por casos extremos de má-sorte (Nota: a matéria foi originalmente publicada numa sexta-feira 13):
LYNYRD SKYNYRD (Acidente aéreo)
A banda LYNYRD SKYNYRD havia feito somente 5 dos shows da maior turnê de sua relativamente curta carreira quando, em 20 de outubro de 1977, o avião fretado levando-os para o destino seguinte ficou sem combustível e caiu na floresta de Gillsburg, Mississipi, matando Ronie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines, e ferindo gravemente o resto da banda. LYNYRD SKYNYRD acabou após o acidente e só voltou a se reunir em 1987. E a má sorte do sobrevivente Allen Collins continuou. Ele sofreria um acidente automobilístico sério em 1986 que o deixou paralisado da cintura pra baixo e incapaz de participar da reunião da banda. Ele morreu em 23 de janeiro de 1990, de pneumonia crônica.
THE ALLMAN BROTHERS BAND (Duas mortes ligadas a acidente de moto)
Quase exatamente um ano depois que o guitarrista Duane Allman, da ALLMAN BROTHERS BAND, morreu em 29 de outubro de 1971, em um acidente de moto em Macon, Georgia, o baixista Berry Oakley morreu em outro acidente de moto, a apenas alguns quarteirões de distância. O acidente de Duane ocorreu logo depois que o clássico álbum duplo ao vivo da ABB "At Fillmore East" -considerado por muitos seu momento mais brilhante como guitarrista- recebeu o disco de ouro.
ACE FREHLEY (Eletrocutado, duas vezes quase afogado)
Encarregue Ace Frehley de escrever um livro sobre a sua época no KISS e dê o título de -o que mais poderia ser??-'Sem Arrependimentos'. No volume, ele recorda alguns momentos de má-sorte que atravessou -como quase se afogar em duas ocasiões separadas. Um destes eventos aconteceu à beira da piscina durante uma turnê na Florida, em que ele caiu de bêbado e foi pescado pra fora por Gene Simmons.
Então teve a vez em que Ace quase foi eletrocutado depois de encostar em um cercado metálico desaterrado durante uma turnê de 1976 em Lakeland, Fla. Apesar do choque, ele retornou meia hora depois e conseguiu terminar o show. O incidente inspirou a música de 1977 do KISS "Shock Me".
BRIAN JONES (Morte por acidente)
Os membros do ROLLING STONES são notórios por sobreviverem além de seus prazos de validade, mas Brian Jones não teve esta sorte. Jones formou os Stones colocando um anúncio em um jornal de jazz e atuou como seu líder e empresário nos primeiros anos da banda, porém viu seu papel diminuir rapidamente conforme eles ganhavam popularidade e Mick Jagger e Keith Richards assumiam maior controle. Em junho de 1969, Jones foi avisado de que o grupo que ele tinha iniciado iria prosseguir sem ele. Menos de um mês depois, na noite de 2 de julho, seu corpo foi encontrado no fundo de sua piscina, com o relatório oficial do legista atestando morte acidental. Jones foi um dos primeiros membros do chamado clube dos 27.
SYD BARRETT (Surto psicótico)
Membro fundador do Pink Floyd, Syd Barrett era mais conhecido como vocalista, guitarrista e compositor principal durante os duramente psicodélicos primeiros anos da banda. Ele compôs quase todo o álbum de estréia de 1967 do PINK FLOYD, "The Piper at the Gates of Dawn," que foi um sucesso no Reino Unido.
Mas o estresse resultante da fama, juntamente com o uso crescente de drogas psicoativas aparentemente desencadearam problemas psicológicos. Ele se tornou cada vez mais afastado da banda, de seus amigos e da realidade, eventualmente sofrendo um surto psicótico do qual nunca se recuperou completamente. Em abril de 1986 foi anunciado oficialmente o desligamento de Barrett do PINK FLOYD. Ele lançou mais dois álbuns solo antes de ir morar com sua mãe, vivendo recluso pelo resto de sua vida. Ele morreu em 2006 de câncer no pâncreas.
PETE BEST (Deixado para trás)
Considere esta como aquela que poderia ter sido a carreira mais bem sucedida do rock'n'roll. Enfrentando a falta de um baterista permanente em 1960, os BEATLES em sua fase pré-fama contrataram o baterista de Liverpool Pete Best -cujo tempo na banda teria curta duração. Após gravar uma demo para George Martin em 1962, o produtor recomendou que se usasse outro baterista para sessões de gravação no lugar de Best. Os BEATLES decidiram demitir Best sumariamente -privando-o de toda a futura riqueza e imortalidade- e Ringo Starr foi contratado em seu lugar. Best tentou cometer suicídio no auge da Beatlemania, mas gradualmente aceitou seu papel no rodapé da maior banda de todos os tempos. Finalmente a chegada de um cheque multimilionário como royalties após o lançamento do álbum "Anthology" dos Beatles em 1995, definitivamente ajudou a sua causa.
CLIFF BURTON (A trágica perda do Metallica)
As vezes a pior das sortes pode acabar se tornando a melhor, e vice-versa. A permanência do baixista original do METALLICA Ron McGovney na banda foi curta e repleta de tensão, acabando quando ele saiu da banda em 1982. Este acabou parecendo um passo ruim, quando Cliff Burton assumiu a posição de baixista e o METALLICA rapidamente estourou, tornando-se uma das maiores bandas de metal underground do mundo. Mas tragicamente, a decisão pareceu um pouco melhor depois do acidente de ônibus na turnê de 1986 na Suécia, que matou Burton, que foi jogado de seu beliche e esmagado quando o ônibus derrapou no gelo e capotou. Burton tinha ganho o privilégio de dormir no melhor beliche ao tirar um ás de espadas em um jogo com seus companheiros. Com o tempo, McGovney se reconciliou com o METALLICA, juntando-se brevemente a eles no palco durante os recentes shows de aniversário de 30 anos em São Francisco.
DAVE EVANS (O vocalista inicial do AC/DC)
A banda AC/DC é conhecida por ter tido dois vocalistas fantásticos durante sua carreira, mas você sabia que antes de Bon Scott e Brian Johnson houve outro vocalista, que durou pouco na banda? Dave Evans assumiu a frente da banda australiana por um ano em 1973, lançando o single "Can I Sit Next To You, Girl" antes de mandarem-no seguir seu caminho devido a diferenças e atritos com o empresário. Desnecessário dizer que com Scott assumindo o cargo -e Johnson vários anos depois- o AC/DC veio a se tornar um das bandas de rock que mais venderiam discos em todos os tempos. Dave, você já ouviu falar em morder a língua?
TRACII GUNS (Errando o alvo)
Você sabe que a senhora sorte não está brilhando pra você quando uma banda batizada parcialmente com seu nome recebe discos de platina múltiplos - sem você. Tracii Guns ajudou a formar o GUNS N’ ROSES com Axl Rose em 1985, unindo sua banda L. A. GUNS com a HOLLYWOOD ROSE de Axl. A formação não durou muito, entretanto, com Tracy e seus ex-companheiros da L. A. logo deixando a banda, eventualmente sendo substituídos por Slash, Duff McKaggan e Steven Adler, GUNS N’ ROSES iria se tornar, bem.... GUNS N’ ROSES, enquanto Tracii iria unir novamente a L. A. GUNS e continuar a ralar numa relativa obscuridade.
DEF LEPPARD (Tragédias gêmeas)
O que há com bandas e a destruição de automóveis, afinal? a história do baterista do DEF LEPPARD Rick Allen no final das contas representa um triunfo sobre a adversidade, embora ele tenha perdido um braço durante um acidente de 1984, no qual ele arrebentou seu Corvette contra um muro de pedra enquanto dirigia nos arredores de Sheffield, Inglaterra; ele adquiriu um kit personalizado de bateria e aprendeu sozinho a tocá-lo usando um braço e duas pernas. Ele ainda toca com o DEF LEPPARD até hoje. Seu companheiro de banda, o guitarrista Steven Clark, não teve tanta sorte. Após anos lutando contra o alcoolismo, ele morreu de uma overdose acidental de drogas medicamentosas e bebidas alcoólicas. Sua namorada encontrou o seu corpo em seu apartamento em Chelsea em janeiro de 1991, depois de uma noite de muita bebedeira.
SPINAL TAP (Bateristas explodindo)
(Desculpe-nos por suavizar os ânimos só por um segundo) a palavra "sorte" nem consta do vocabulário da banda SPINAL TAP, a banda de paródia extremamente adorada apresentada no pseudo documentário de 1984 "This is Spinal Tap". Nada nunca pareceu dar certo para SPINAL TAP desde as patéticas vendas de ingressos, constantes brigas internas da banda ou simplesmente ficando perdidos nos bastidores a caminho do palco. Mas a pior sorte é reservada para os que buscaram preencher a vaga de baterista, já que o SPINAL TAP atravessou uma série aparentemente interminável de bateristas, cada um dos quais morto sob circunstâncias bizarras: combustão humana espontânea, um acidente bizarro de jardinagem e engasgando até a morte no vômito de pessoa(s) desconhecidas são apenas algumas das formas pelas quais os numerosos bateristas da banda morreram. A polícia declarou que a última morte é um mistério que é melhor que fique sem solução.
BADFINGER (Simplesmente pura má-sorte)
BADFINGER e a má-sorte foram feitos um para o outro. Depois de emplacar quatro sucessos consecutivos no início dos anos 70, as coisas estavam em alta para a banda apoiada pelos ex-integrantes dos Beatles. Mas o que se seguiu foram anos de queda nos rendimentos e perdas trágicas, como contratos de gravação com a Apple Records e Warner Bros foram perdidos devido a erros do empresário da banda. Até que em um ponto a WB se recusou a lançar o álbum seguinte do BADFINGER e os processou para recuperar depósitos perdidos, basicamente levando a banda a falência. Os membros do BADFINGER caíram em profundo desespero, e em abril de 1975, o guitarrista-vocalista Pete Ham se enforcou na garagem de sua casa em Surrey. Ele tinha 27 anos. O BADFINGER se separou depois disso, esforçou-se para voltar nos anos seguintes e, mais uma vez, viram-se ainda no centro de mais pesadelos legais. Vários anos mais tarde, em novembro de 1983, outra tragédia ocorreu quando o baixista Tom Evans também tirou a própria vida, também enforcado.
STEVE PEREGRIN (Uma comemoração deu horrivelmente errado)
A morte de Steve Peregrin Took talvez seja a mais bizarra de todas. Ele tocou guitarra para T. REX por uns poucos anos no início dos anos 70 e, no início dos 80 estava recebendo cheques há muito devidos por seu trabalho na banda. Uma noite em outubro de 1980, cheio de grana devido a um pagamento recente, Took comprou bebidas alcoólicas e drogas com sua colega de quarto. Na manhã seguinte seu corpo foi encontrado; ele havia supostamente engasgado até a morte com uma cebolinha em conserva de um coquetel. A causa oficial foi declarada "morte por acidente com drogas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps