Black Sabbath e Thin Lizzy: as semelhanças entre dois clássicos
Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 28 de outubro de 2013
Sei que muitas vezes os textos com títulos que remetem ao plágio são ridículos e apresentam canções totalmente diferentes. Eu mesmo vi alguns que são completamente absurdos. Mas, como um fã de Black Sabbath, me sinto na obrigação de compartilhar a seguinte informação.
Procurando algumas músicas do Thin Lizzy para escutar, e escolhi "Boys are back in Town", uma música bem conhecida e marcante de sua carreira. E fazia muito tempo que não ouvia esta canção. Então, quando o riff se inicia, imediatamente me vem à mente o riff de "Never Say Die", do Black Sabbath. Achei tão parecido que imaginei, provavelmente, que Thin Lizzy pudesse ter pego de fato o riff como influência, já que Black Sabbath era mundialmente famoso na época de lançamento do "Never" em 1978. Mas, daí veio a surpresa: Thin Lizzy lançou esta música em um álbum de 1976, em março, dois anos antes do lançamento mundial de "Never Say Die".
Black Sabbath - Mais Novidades
Pra não ser injusto - e duvidando MUITO que o Black Sabbath fosse plagiar alguém - procurei mais a fundo as informações sobre ambas as músicas. Aí constatei que em 1976 houve um pré-lançamento de "Never Say Die" na Inglaterra. Entretanto, este lançamento teria ocorrido somente em outubro, sete meses depois do lançamento do "Jailbreak", de Thin Lizzy, álbum no qual está a tal música.
Compare.
A execução de "Never say die" é apenas um pouco mais rápida e tem como diferencial o primeiro compasso, que em comparação ao de "Boys are back in town" é mais curto. No entanto, se você desacelerar "Never Say Die", vai perceber que a melodia central é idêntica, e inclusive o ritmo é o mesmo. Só muda, de fato, o tempo (bpm).
Acho difícil crer que o Black Sabbath teria plagiado alguém, e muito menos que fossem plagiar alguém famoso como o Thin Lizzy. Mas a semelhança entre as músicas torna impossível crer que tenha sido só uma coincidência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode



O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


