Black Sabbath e Thin Lizzy: as semelhanças entre dois clássicos
Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 28 de outubro de 2013
Sei que muitas vezes os textos com títulos que remetem ao plágio são ridículos e apresentam canções totalmente diferentes. Eu mesmo vi alguns que são completamente absurdos. Mas, como um fã de Black Sabbath, me sinto na obrigação de compartilhar a seguinte informação.
Procurando algumas músicas do Thin Lizzy para escutar, e escolhi "Boys are back in Town", uma música bem conhecida e marcante de sua carreira. E fazia muito tempo que não ouvia esta canção. Então, quando o riff se inicia, imediatamente me vem à mente o riff de "Never Say Die", do Black Sabbath. Achei tão parecido que imaginei, provavelmente, que Thin Lizzy pudesse ter pego de fato o riff como influência, já que Black Sabbath era mundialmente famoso na época de lançamento do "Never" em 1978. Mas, daí veio a surpresa: Thin Lizzy lançou esta música em um álbum de 1976, em março, dois anos antes do lançamento mundial de "Never Say Die".
Black Sabbath - Mais Novidades
Pra não ser injusto - e duvidando MUITO que o Black Sabbath fosse plagiar alguém - procurei mais a fundo as informações sobre ambas as músicas. Aí constatei que em 1976 houve um pré-lançamento de "Never Say Die" na Inglaterra. Entretanto, este lançamento teria ocorrido somente em outubro, sete meses depois do lançamento do "Jailbreak", de Thin Lizzy, álbum no qual está a tal música.
Compare.
A execução de "Never say die" é apenas um pouco mais rápida e tem como diferencial o primeiro compasso, que em comparação ao de "Boys are back in town" é mais curto. No entanto, se você desacelerar "Never Say Die", vai perceber que a melodia central é idêntica, e inclusive o ritmo é o mesmo. Só muda, de fato, o tempo (bpm).
Acho difícil crer que o Black Sabbath teria plagiado alguém, e muito menos que fossem plagiar alguém famoso como o Thin Lizzy. Mas a semelhança entre as músicas torna impossível crer que tenha sido só uma coincidência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps