Black Sabbath e Thin Lizzy: as semelhanças entre dois clássicos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Dias Albuquerque
Enviar correções  |  Comentários  | 

Sei que muitas vezes os textos com títulos que remetem ao plágio são ridículos e apresentam canções totalmente diferentes. Eu mesmo vi alguns que são completamente absurdos. Mas, como um fã de Black Sabbath, me sinto na obrigação de compartilhar a seguinte informação.

64 acessosPesta: vinil analisado pelos canais Poeira de Vinil e Rock Diver5000 acessosEric Clapton: saiba mais sobre a doença que o acometeu

Procurando algumas músicas do Thin Lizzy para escutar, e escolhi "Boys are back in Town", uma música bem conhecida e marcante de sua carreira. E fazia muito tempo que não ouvia esta canção. Então, quando o riff se inicia, imediatamente me vem à mente o riff de "Never Say Die", do Black Sabbath. Achei tão parecido que imaginei, provavelmente, que Thin Lizzy pudesse ter pego de fato o riff como influência, já que Black Sabbath era mundialmente famoso na época de lançamento do "Never" em 1978. Mas, daí veio a surpresa: Thin Lizzy lançou esta música em um álbum de 1976, em março, dois anos antes do lançamento mundial de "Never Say Die".

Pra não ser injusto - e duvidando MUITO que o Black Sabbath fosse plagiar alguém - procurei mais a fundo as informações sobre ambas as músicas. Aí constatei que em 1976 houve um pré-lançamento de "Never Say Die" na Inglaterra. Entretanto, este lançamento teria ocorrido somente em outubro, sete meses depois do lançamento do "Jailbreak", de Thin Lizzy, álbum no qual está a tal música.

Compare.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A execução de "Never say die" é apenas um pouco mais rápida e tem como diferencial o primeiro compasso, que em comparação ao de "Boys are back in town" é mais curto. No entanto, se você desacelerar "Never Say Die", vai perceber que a melodia central é idêntica, e inclusive o ritmo é o mesmo. Só muda, de fato, o tempo (bpm).

Acho difícil crer que o Black Sabbath teria plagiado alguém, e muito menos que fossem plagiar alguém famoso como o Thin Lizzy. Mas a semelhança entre as músicas torna impossível crer que tenha sido só uma coincidência.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 29 de outubro de 2013

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Não pensou que viveria pra ver o fim dos álbuns

64 acessosPesta: vinil analisado pelos canais Poeira de Vinil e Rock Diver0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

LoudwireLoudwire
As dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

Queensryche e outrosQueensryche e outros
Lavação de roupa suja em público

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Plágios"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"

Eric ClaptonEric Clapton
Saiba mais sobre a doença que o acometeu

Guitar HeroGuitar Hero
Veja como o jogo desgraçou uma geração inteira

Guns N RosesGuns N' Roses
Os 10 melhores não-clássicos da banda

5000 acessosIron Maiden: "pequena falha" em outdoor na Russia em 20115000 acessosSebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo5000 acessosBeavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?5000 acessosÉ um milagre: Face de Lemmy aparece em uma panqueca2502 acessosGuerra: batalha sangrenta parodiada nas capas de 8 álbuns de Rock5000 acessosKurt Cobain: 5 projetos que se tornariam reais se ele não tivesse morrido

Sobre Marcelo Dias Albuquerque

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online