Black Sabbath e Thin Lizzy: as semelhanças entre dois clássicos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Marcelo Dias Albuquerque
Enviar correções  |  Comentários  | 

Sei que muitas vezes os textos com títulos que remetem ao plágio são ridículos e apresentam canções totalmente diferentes. Eu mesmo vi alguns que são completamente absurdos. Mas, como um fã de Black Sabbath, me sinto na obrigação de compartilhar a seguinte informação.

0 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands5000 acessosBuckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscara

Procurando algumas músicas do Thin Lizzy para escutar, e escolhi "Boys are back in Town", uma música bem conhecida e marcante de sua carreira. E fazia muito tempo que não ouvia esta canção. Então, quando o riff se inicia, imediatamente me vem à mente o riff de "Never Say Die", do Black Sabbath. Achei tão parecido que imaginei, provavelmente, que Thin Lizzy pudesse ter pego de fato o riff como influência, já que Black Sabbath era mundialmente famoso na época de lançamento do "Never" em 1978. Mas, daí veio a surpresa: Thin Lizzy lançou esta música em um álbum de 1976, em março, dois anos antes do lançamento mundial de "Never Say Die".

Pra não ser injusto - e duvidando MUITO que o Black Sabbath fosse plagiar alguém - procurei mais a fundo as informações sobre ambas as músicas. Aí constatei que em 1976 houve um pré-lançamento de "Never Say Die" na Inglaterra. Entretanto, este lançamento teria ocorrido somente em outubro, sete meses depois do lançamento do "Jailbreak", de Thin Lizzy, álbum no qual está a tal música.

Compare.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A execução de "Never say die" é apenas um pouco mais rápida e tem como diferencial o primeiro compasso, que em comparação ao de "Boys are back in town" é mais curto. No entanto, se você desacelerar "Never Say Die", vai perceber que a melodia central é idêntica, e inclusive o ritmo é o mesmo. Só muda, de fato, o tempo (bpm).

Acho difícil crer que o Black Sabbath teria plagiado alguém, e muito menos que fossem plagiar alguém famoso como o Thin Lizzy. Mas a semelhança entre as músicas torna impossível crer que tenha sido só uma coincidência.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

InglaterraInglaterra
Político acusado de ser nazista por causa do Sabbath

0 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands1982 acessosZakk Sabbath: banda de Zakk Wylde lança EP em junho461 acessosArquivo KZG: Gastão Moreira entrevista o Black Sabbath em 1992598 acessosHeavy Lero: Black Sabbath na edição #100, por Gastão e Clemente0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

"Farewell""Farewell"
10 bandas que fizeram turnê de despedida, mas voltaram

Johnny RamoneJohnny Ramone
"Não era bom abrir o show do Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
Bill Ward desconta no... Ian Gillan?!

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 29 de outubro de 2013

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Plágios"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"

BucketheadBuckethead
Uma rara imagem do guitarrista sem a máscara

LemmyLemmy
"Uma virgem engravida de um espírito? É estúpido!"

Foo FightersFoo Fighters
A bizarra semelhança de Dave Grohl com Benito di Paula

5000 acessosSimone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"5000 acessosTrue Metal: como ele deve agir na hora da foto5000 acessosFoo Fighters: "acho que somos uma merda", diz Dave Grohl4922 acessosAudioslave: Morello, Bettencourt e Kotzen tocam "Cochise"5000 acessosA Música É O Que Importa: e mais 16 mentiras em que músicos creem5000 acessosCinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal

Sobre Marcelo Dias Albuquerque

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online