Black Sabbath e Thin Lizzy: as semelhanças entre dois clássicos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Dias Albuquerque
Enviar correções  |  Comentários  | 

Sei que muitas vezes os textos com títulos que remetem ao plágio são ridículos e apresentam canções totalmente diferentes. Eu mesmo vi alguns que são completamente absurdos. Mas, como um fã de Black Sabbath, me sinto na obrigação de compartilhar a seguinte informação.

1601 acessosBlack Sabbath: como ficam os clássicos em versão plugada e acústica5000 acessosNirvana: Grohl fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain

Procurando algumas músicas do Thin Lizzy para escutar, e escolhi "Boys are back in Town", uma música bem conhecida e marcante de sua carreira. E fazia muito tempo que não ouvia esta canção. Então, quando o riff se inicia, imediatamente me vem à mente o riff de "Never Say Die", do Black Sabbath. Achei tão parecido que imaginei, provavelmente, que Thin Lizzy pudesse ter pego de fato o riff como influência, já que Black Sabbath era mundialmente famoso na época de lançamento do "Never" em 1978. Mas, daí veio a surpresa: Thin Lizzy lançou esta música em um álbum de 1976, em março, dois anos antes do lançamento mundial de "Never Say Die".

Pra não ser injusto - e duvidando MUITO que o Black Sabbath fosse plagiar alguém - procurei mais a fundo as informações sobre ambas as músicas. Aí constatei que em 1976 houve um pré-lançamento de "Never Say Die" na Inglaterra. Entretanto, este lançamento teria ocorrido somente em outubro, sete meses depois do lançamento do "Jailbreak", de Thin Lizzy, álbum no qual está a tal música.

Compare.

A execução de "Never say die" é apenas um pouco mais rápida e tem como diferencial o primeiro compasso, que em comparação ao de "Boys are back in town" é mais curto. No entanto, se você desacelerar "Never Say Die", vai perceber que a melodia central é idêntica, e inclusive o ritmo é o mesmo. Só muda, de fato, o tempo (bpm).

Acho difícil crer que o Black Sabbath teria plagiado alguém, e muito menos que fossem plagiar alguém famoso como o Thin Lizzy. Mas a semelhança entre as músicas torna impossível crer que tenha sido só uma coincidência.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Black SabbathBlack Sabbath
Como ficam os clássicos em versão plugada e acústica

1460 acessosBlack Sabbath: "Paranoid" na íntegra para audição no youtube1307 acessosFabio Lima: guitarra com distorção vs. guitarra sem distorção691 acessosBlack Sabbath: assista "Children of the Grave" do DVD "The End"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Top 10Top 10
Músicas boas "escondidas" em discos não tão bons

Black SabbathBlack Sabbath
7 momentos curiosos que nem todos sabem

Glenn HughesGlenn Hughes
Foi "estranho" estar no Black Sabbath, diz músico

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Plágios"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"


NirvanaNirvana
Grohl fala como se sentiu ao reencontrar Frances Cobain

Heavy MetalHeavy Metal
Estressante, perturbador e faz mal ao coração

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Dave Mustaine e Mika Hakkinen

5000 acessosHeavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero5000 acessosVeja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"5000 acessosTamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos5000 acessosZakk Wylde: "Black Sabbath com o Dio não é Black Sabbath"5000 acessosMetal: por que os metalheads vivem presos no passado?5000 acessosCourtney Love: ajudando a resolver os maiores mistérios do mundo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 29 de outubro de 2013


Sobre Marcelo Dias Albuquerque

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online