Evis Costello: a performance que o baniu do Saturday Night Live
Por Jonathan Silva
Fonte: Dangerous Minds
Postado em 10 de outubro de 2013
Elvis não era conhecido nos EUA e a oportunidade de reverter essa situação foi quando o músico aceitou o convite de se apresentar no tradicional programa Saturday Night Live (conhecido por sempre encerrar com apresentações musicais) em dezembro de 77. O convite inicialmente foi dado aos Sex Pistols, mas como estes tiveram problemas legais na Inglaterra em relação ao seus passaportes não puderam comparecer na época.
Para projetar "Less Than Zero" como single do debut "My Aim Is True" nos EUA, Costello e os Attractions foram persuadidos tanto pela gravadora Columbia quanto pelos produtores do programa a tocarem a música, mesmo diante da recusa da banda em executá-la por conta da letra, que falava da política britânica e sem muito contexto nos EUA. Elvis Costello queria na verdade executar a música "Radio Radio", um ataque feroz ao corporativismo das grandes empresas de transmissão. A decisão foi reprovada tanto pela Columbia quanto pelo produtor do programa, Lorne Michaels, que dizia estar seguindo ordens de seus superiores na NBC (empresa de televisão responsável pela exibição do programa).
Elvis pareceu concordar inicialmente com os termos, tanto que executou Less Than Zero. Mas por apenas 5 segundos. Assim como Jim Morrisson fez em 67, se recusando a retirar a frase "we couldn't get much higher" de Light My Fire no programa de Ed Sullivan, Costello interrompeu os músicos e disse a platéia: "Desculpe senhoras e senhores, mas não há como tocar essa canção aqui", executando Radio Radio logo em seguida. A troca feita de ultima hora e ao vivo não agradou Michaels, que furioso, restringiu a participação do músico do SNL. O ato foi visto como corajoso, sendo que o programa é conhecido por abrir espaço a artistas emergentes como no caso de Elvis Costello, mas este literalmente "mordeu a mão que o alimenta", como diz a letra de Radio Radio. Contudo, a turnê americana de Costello não foi prejudicada pelo incidente, pelo contrário, vários shows foram realizados e com grande número de público.
Veja no link abaixo abaixo o vídeo da apresentação.
http://videos.mediaite.com/video/Elvis-Costello-Radio-Radio-1977
O Retorno
As feridas entre Costello e Michaels já haviam sido curadas e o músico recebeu um novo convite para a parecer no programa em 89, o que não aconteceu. Mas foi em 1999, no aniversário de 25 anos do programa, que o retorno foi concretizado. Na ocasião, os Beastie Boys haviam sido convidados para tocarem Sabotage, mas assim que dão inicio são interrompidos por Elvis Costello parodiando sua transgressão de 12 anos atrás. Foi uma forma de levar na brincadeira uma rixa que aconteceu há anos e que já não beneficiava a nenhum dos dois lados, pois assim como o SNL, Costello sobreviveu bem ao tempo e ainda continuava a fazer muito sucesso.
Sobre o incidente da época, Costello chegou a dizer numa entrevista na revista Details que apenas copiou um outro incidente famoso, que foi a apresentação de Jimi Hendrix no programa Lulu Show, quando o guitarrista homenageou o Cream tocando Sunshine Of Your Love. O fato fez com que Hendrix fosse banido da BBC pois ele chegou a dizer ao vivo no programa "Nós gostaríamos de parar de tocar essa bobagem e dedicar uma música para o Cream, independentemente do tipo de grupo que possa ser. Dedicamos essa para Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce". Elvis chegou a dizer também que sempre que cometem uma transgressão num programa de TV o associam ao incidente no SNL justamente pela apresentação ter sido exibida várias e várias vezes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Nazareth: um elogio à pertinácia
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade

A maior música dos Bee Gees de todos os tempos, segundo Elvis Costello
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


