Pixies: a inspiração lírica de "Here Comes Your Man"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de março de 2013
Composta ainda durante a adolescência do homem que viria ser a inspiração maior de KURT COBAIN, "Here Comes Your Man", foi o segundo single lançado de um dos mais inspirados registros do rock alternativo na década de 80, "Doolittle", de 1989, veio, na esteria do Ep "Come On Pilgrim" (1987) e "Surfer Rosa" (1988) sacramentar a posição do PIXIES como um dos mais representativos nomes do underground americano. Branda para os padrões líricos e estéticos nada ortodoxos do grupo, "Here comes" é marcada por um riff pegajoso e uma estrutura harmônica quase minimalista.
É, entretanto, em sua letra, que encontram-se alguns dos versos mais obscuros de significância; habituados a ouvir relatos de mutilação e outras bizarrices típicas do letrista e fundador BLACK FRANCIS, a faixa trouxe sentenças inusitadas como "Lá fora tem um vagão esperando, lá fora a família cozinha na fogueira, lá fora nós esperamos até o rosto ficar azul, eu sei o andar nervoso, Eu sei que a barba suja está pendurada, para fora do vagão que está esperando" dando a impressão de uma grande metáfora intrincada aos melhores moldes de "Mr, Tambourine Man" ou algo do gênero. Entretanto em entrevista a New Musical Express no mesmo ano do lançamento do disco, FRANCIS deu uma explicação bem mais prosaica- mas igualmente estranha:
"É sobre bêbados e vagabundos que viajam em trens, e acabam morrendo em terremotos na Califórnia. Antes dos terremotos, tudo fica muito calmo - animais param de falar e pássaros param de cantar e não há vento. É muito sinistro. Eu já passei por alguns terremotos leves porque cresci na Califórnia. Eu estava apenas em um dos grandes, em 1971. É muito emocionante, na verdade - uma situação cômica. É como 'a terra está tremendo, e o que você pode fazer?' Nada."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
O maior guitarrista americano de sua geração, segundo o lendário Eric Clapton
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black


Muito antes do Spotify - Como os videogames moldaram o gosto musical dos headbangers
15 curiosidades sobre o Megadeth, um dos maiores nomes da história do thrash metal
5 capas inusitadas de álbuns de rock
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons


