Pixies: a inspiração lírica de "Here Comes Your Man"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de março de 2013
Composta ainda durante a adolescência do homem que viria ser a inspiração maior de KURT COBAIN, "Here Comes Your Man", foi o segundo single lançado de um dos mais inspirados registros do rock alternativo na década de 80, "Doolittle", de 1989, veio, na esteria do Ep "Come On Pilgrim" (1987) e "Surfer Rosa" (1988) sacramentar a posição do PIXIES como um dos mais representativos nomes do underground americano. Branda para os padrões líricos e estéticos nada ortodoxos do grupo, "Here comes" é marcada por um riff pegajoso e uma estrutura harmônica quase minimalista.
É, entretanto, em sua letra, que encontram-se alguns dos versos mais obscuros de significância; habituados a ouvir relatos de mutilação e outras bizarrices típicas do letrista e fundador BLACK FRANCIS, a faixa trouxe sentenças inusitadas como "Lá fora tem um vagão esperando, lá fora a família cozinha na fogueira, lá fora nós esperamos até o rosto ficar azul, eu sei o andar nervoso, Eu sei que a barba suja está pendurada, para fora do vagão que está esperando" dando a impressão de uma grande metáfora intrincada aos melhores moldes de "Mr, Tambourine Man" ou algo do gênero. Entretanto em entrevista a New Musical Express no mesmo ano do lançamento do disco, FRANCIS deu uma explicação bem mais prosaica- mas igualmente estranha:
"É sobre bêbados e vagabundos que viajam em trens, e acabam morrendo em terremotos na Califórnia. Antes dos terremotos, tudo fica muito calmo - animais param de falar e pássaros param de cantar e não há vento. É muito sinistro. Eu já passei por alguns terremotos leves porque cresci na Califórnia. Eu estava apenas em um dos grandes, em 1971. É muito emocionante, na verdade - uma situação cômica. É como 'a terra está tremendo, e o que você pode fazer?' Nada."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
Immortal anuncia que novo álbum de estúdio está escrito
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"

A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Campeã da WWE, Stephanie Vaquer é fã de heavy metal e curte "Rust in Peace", do Megadeth
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Quem inventou a frase "sexo, drogas e rock and roll"?
O show do Rush que Geddy Lee não lembra de ter tocado
Muito antes do Spotify - Como os videogames moldaram o gosto musical dos headbangers
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns


