Pixies: a inspiração lírica de "Here Comes Your Man"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 


Composta ainda durante a adolescência do homem que viria ser a inspiração maior de KURT COBAIN, “Here Comes Your Man”, foi o segundo single lançado de um dos mais inspirados registros do rock alternativo na década de 80, “Doolittle”, de 1989, veio, na esteria do Ep “Come On Pilgrim” (1987) e “Surfer Rosa” (1988) sacramentar a posição do PIXIES como um dos mais representativos nomes do underground americano. Branda para os padrões líricos e estéticos nada ortodoxos do grupo, “Here comes” é marcada por um riff pegajoso e uma estrutura harmônica quase minimalista.
5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido5000 acessosCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy

É, entretanto, em sua letra, que encontram-se alguns dos versos mais obscuros de significância; habituados a ouvir relatos de mutilação e outras bizarrices típicas do letrista e fundador BLACK FRANCIS, a faixa trouxe sentenças inusitadas como “Lá fora tem um vagão esperando, lá fora a família cozinha na fogueira, lá fora nós esperamos até o rosto ficar azul, eu sei o andar nervoso, Eu sei que a barba suja está pendurada, para fora do vagão que está esperando” dando a impressão de uma grande metáfora intrincada aos melhores moldes de “Mr, Tambourine Man” ou algo do gênero. Entretanto em entrevista a New Musical Express no mesmo ano do lançamento do disco, FRANCIS deu uma explicação bem mais prosaica- mas igualmente estranha:

“É sobre bêbados e vagabundos que viajam em trens, e acabam morrendo em terremotos na Califórnia. Antes dos terremotos, tudo fica muito calmo - animais param de falar e pássaros param de cantar e não há vento. É muito sinistro. Eu já passei por alguns terremotos leves porque cresci na Califórnia. Eu estava apenas em um dos grandes, em 1971. É muito emocionante, na verdade - uma situação cômica. É como 'a terra está tremendo, e o que você pode fazer?' Nada.”

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 19 de março de 2013
Post de 01 de novembro de 2014

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pixies"

Rate Your MusicRate Your Music
Os melhores discos de todos os tempos

NirvanaNirvana
Os 50 discos preferidos da banda em diário de Cobain

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Pixies"

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

Fascínio pelo terrorFascínio pelo terror
Cinco bandas que dão medo

5000 acessosSlipknot: Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir5000 acessosSolos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal5000 acessosCourtney Love: "Parei com drogas e transei como um coelho"5000 acessosLed Zeppelin: as misteriosas viagens à Índia2510 acessosChristiane F.: dezenove anos, gravada e produzida5000 acessosPearl Jam: Loudwire escolhe as dez melhores músicas

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online