Gibson Flying V: o símbolo oitentista do Metal
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 02 de novembro de 2012
Mais do que bólidos sonoros, as guitarras são, na esmagadora maioria das vezes, o alter ego de muitos de seus pilotos: a Les Paul de SLASH e JIMMY PAGE, a Stratocaster de HENDRIX e CLAPTON, a IBANEZ de PAUL GILBERT e JOE SATRIANI se tornam tão características quanto a maquiagem do KISS ou o logo dos STONES.
No campo do Metal, o visual das seis cordas é acentuado pela atitude e pelas formas irreverentes: assim como as guitarras "Cadillac" de BILLY GIBBONS ou o instrumento retangular de BO DIDDLEY fizeram parte fundamental da cênica anos antes, nos anos oitenta, convenhamos , seria um tanto estranho ver KERRY KING tocando, ainda que adaptada, uma Fender Telecaster. Ainda em uma fase anterior a luthieiria menos radical do que a atual e, procurando se distanciar do exagero dos disparadores de bomba de fumaça do KISS, guitarristas como MICHAEL SCHENCKER, JAMES HETFIELD, KIRK HAMMETT e K.K. DOWNING resgataram um artefato perdido dos anos 50.
Produzidas inicialmente nos anos de 58-59, a FLYING V foi idealizada por TED MacCARTHY, então presidente da Gibson como resposta a LEO FENDER que chamou os produtos da concorrente de "obsoletos". É válido lembrar que nessa época a ficção científica estava em moda, seriados futuristas e revistas "pulp" pipocava e, no embalo, a fábrica também apostou, na mesma época, no modelo Futura (rebatizado de Explorer, a preferida de JOHNNY WINTER). Adotada por bluesmen como ALBERT KING, a FLYING teve vida curta: diante da negativa do mercado parou de ser fabricada em menos de um ano.
Em 1967, a GIBSON modificou o shape da "voadora" e reeditou sua produção. Diante da aceitação de figuras notórias como DAVE DAVIES (KINKS) e de HENDRIX ( cuja apresentação em Monterey, portando uma dessas, é histórica), o mercado aqueceu e empresas como a DEAN e a JACKSON passaram a adotar o design em suas produções posteriores. De 1979 a 1982, a fábrica produziu o modelo Flying V2 e , nos anos 2000, a bizarríssima FLying V Reverse; no entanto, o caminho trilhado pelas pioneiras já havia disso trilhado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen


Anos 80 - a década em que a guitarra virou protagonista absoluta
Youtuber alega que guitarrista japonês viral dubla execuções e seria "uma farsa"
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead
West Ham: o time do coração de Steve Harris


