Gibson Flying V: o símbolo oitentista do Metal
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 02 de novembro de 2012
Mais do que bólidos sonoros, as guitarras são, na esmagadora maioria das vezes, o alter ego de muitos de seus pilotos: a Les Paul de SLASH e JIMMY PAGE, a Stratocaster de HENDRIX e CLAPTON, a IBANEZ de PAUL GILBERT e JOE SATRIANI se tornam tão características quanto a maquiagem do KISS ou o logo dos STONES.
No campo do Metal, o visual das seis cordas é acentuado pela atitude e pelas formas irreverentes: assim como as guitarras "Cadillac" de BILLY GIBBONS ou o instrumento retangular de BO DIDDLEY fizeram parte fundamental da cênica anos antes, nos anos oitenta, convenhamos , seria um tanto estranho ver KERRY KING tocando, ainda que adaptada, uma Fender Telecaster. Ainda em uma fase anterior a luthieiria menos radical do que a atual e, procurando se distanciar do exagero dos disparadores de bomba de fumaça do KISS, guitarristas como MICHAEL SCHENCKER, JAMES HETFIELD, KIRK HAMMETT e K.K. DOWNING resgataram um artefato perdido dos anos 50.
Produzidas inicialmente nos anos de 58-59, a FLYING V foi idealizada por TED MacCARTHY, então presidente da Gibson como resposta a LEO FENDER que chamou os produtos da concorrente de "obsoletos". É válido lembrar que nessa época a ficção científica estava em moda, seriados futuristas e revistas "pulp" pipocava e, no embalo, a fábrica também apostou, na mesma época, no modelo Futura (rebatizado de Explorer, a preferida de JOHNNY WINTER). Adotada por bluesmen como ALBERT KING, a FLYING teve vida curta: diante da negativa do mercado parou de ser fabricada em menos de um ano.
Em 1967, a GIBSON modificou o shape da "voadora" e reeditou sua produção. Diante da aceitação de figuras notórias como DAVE DAVIES (KINKS) e de HENDRIX ( cuja apresentação em Monterey, portando uma dessas, é histórica), o mercado aqueceu e empresas como a DEAN e a JACKSON passaram a adotar o design em suas produções posteriores. De 1979 a 1982, a fábrica produziu o modelo Flying V2 e , nos anos 2000, a bizarríssima FLying V Reverse; no entanto, o caminho trilhado pelas pioneiras já havia disso trilhado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Fear Factory cancela apresentação no Bangers Open Air por motivos de saúde
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo

Anos 80 - a década em que a guitarra virou protagonista absoluta
Youtuber alega que guitarrista japonês viral dubla execuções e seria "uma farsa"
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns


