Tongue and Lips: a história da língua dos Rolling Stones

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Já ouviu falar em semiótica? Essa ciência estuda a relação entre símbolos e sua significação, ou seja, a relação de representação entre o objeto e a interpretação do sujeito: aquele sinal simbólico que o religioso faz de frente à uma cruz, o fetiche por uma Ferrari vermelha, o alerta libidinoso e instintivo que se dá ao avistar aquele coelho símbolo da Playboy.

1136 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify5000 acessosManowar: você acha as fotos da década de 80 ridículas?


Em agosto de 2008, foi feita uma pesquisa on-line a respeito dos símbolos do rock n´roll que eram objeto de uma identificação imediata. Pensou nele? É, o signo do escracho, desenhado em 1971 pelo designer JOHN PASCHE, ganhou disparado. Encomendada para ser o símbolo do selo da banda no ano anterior, acabou sendo incorporado em definitivo, e encabeça a lista dos mais lembrados pelos fãs.

Segundo consta, JAGGER encomendou o logotipo com a recomendação de que fosse algo sexy e contestador. PASCHE conta que, assim que conversou com o vocalista bocudo, a primeira - e óbvia – constatação era a dimensão dos lábios do mesmo. Com isso, o desenhista não só criou a representação gráfica máxima da banda, como acabou confeccionando o layout dos cartazes das turnês de 1970, 72 e 73.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 30 de julho de 2012

Rolling StonesRolling Stones
Livro, novo álbum e documentário em breve

1136 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify255 acessosAlta Fidelidade: os Stones percorrem a América Latina em doc151 acessosEm 05/07/1969: Stones tocavam para 500 mil pessoas no Hyde Park753 acessosMick Jagger: irmão acha que ele fará uma vasectomia0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rolling Stones"

Rolling StonesRolling Stones
O dia em que Keith Richards tentou esfaquear Trump

The BeatlesThe Beatles
As 10 canções mais (injustamente) subestimadas

Rolling StonesRolling Stones
A História Impopular; a mais completa bio em português

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"

ManowarManowar
Você acha as fotos da década de 80 ridículas?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Cazuza e Lauro Corona

Big FourBig Four
Astros da cena Heavy escolhem banda preferida

5000 acessosO Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) nacionais5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosHeavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta5000 acessosMegadeth: vídeo de "Poisonous Shadows" em 360º5000 acessosJoão Gordo: "Velho, o rock está morrendo!"5000 acessosMotorhead: veja foto de edição de homenagem da Jack Daniel's

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online