Ronnie Wood: as pinturas do guitarrista dos Stones
Por Héber Nascimento Jordão
Fonte: Galeria virtual do artista
Postado em 29 de outubro de 2011
Ronnie Wood, para quem nunca ouviu falar, é o carismático músico e guitarrista do lendário conjunto de rock inglês, Os Rolling Stones, simplesmente considerada por muitos a maior e melhor banda de rock do mundo. Também é o grupo musical mais antigo em circulação e completou 50 anos de estrada em 2012.
Ronnie Wood ingressou na banda em 1974 para substituir o Mick Taylor, que aparentemente não agüentou o tranco ou não conseguiu se encaixar no grupo musicalmente. Ronnie Wood permanece nela até hoje. Ele nasceu no ano de 1947 na cidade de Middlesex na Inglaterra. O que pouca gente sabe, incluindo seus fãs, é que além de excelente músico, o roqueiro também pinta quadros desde os 12 anos de idade.
Rolling Stones - Mais Novidades
Seu trabalho como pintor é bastante conhecido na Inglaterra. Ocasionalmente, compartilha a sua obra em exposições, galerias e museus pelo mundo afora. Seus quadros retratam principalmente músicos e conjuntos musicais como os próprios Rolling Stones, Jimi Hendrix, The Beatles, Mick Jagger, Slash, John Lennon, Mohamed Ali, The Faces (sua antiga banda) e muitos outros. Além de personagens variados, auto-retratos e diversas paisagens que vê pelo mundo.
Ronnie Wood cresceu junto a uma família de músicos e artistas, algo que certamente o influenciou e o incentivou a explorar e desenvolver o seu talento artístico. Mesmo antes de começar a sua carreira musical nos anos 60, Ronnie teve uma educação formal e treinamentos sobre artes em geral ainda no colégio, quando ingressou na Ealling College of Arts, em Londres.
Até o começo dos anos 80, apesar de estar já muito famoso como guitarrista e membro dos Rolling Stones, Ronnie ainda não era um pintor experiente. Foi então que no começo dos anos 80, produziu seus primeiros trabalhos: Três xilogravuras e uma série de "monotypes" um tipo de gravura feita por desenho ou pintura sobre uma superfície lisa e não absorvente.
Em decorrência disso, foi com muito entusiasmo e dedicação que passou a dedicar-se mais à arte das gravuras. Aproveitou um período de férias, em 1987, um intervalo entre as longas turnês e gravações da sua banda de rock e passou vários meses imersos em um estúdio profissional de artes e gravuras ou "printmaking", no original em inglês, para aprimorar o seu talento.
Desde então o músico tem dedicado boa parte do seu tempo ao desenvolvimento do seu tipo de arte e vem produzindo um bom número de imagens usando técnicas variadas de desenho. Também usa a pintura como terapia, o que também o ajuda a manter-se longe da garrafa. Wood é conhecido por falar abertamente de sua luta contra o alcoolismo. Ao longo dos anos seus trabalhos têm sido exibidos amplamente ao redor do mundo desde as Américas, Europa a países do oriente, inclusive no Brasil, em 1996, quando exibiu uma retrospectiva de seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Ronnie Wood, por sinal, além do Rock e das artes, sempre gostou muito do Brasil e tenho certeza que das brasileiras também, assim como outro integrante dos Rolling Stones que tem um filho brasileiro. Por coincidência ou não a sua atual namorada é brasileira, chama-se Ana Araújo, é arquiteta atriz e modelo, inclusive está cotada para viver a próxima Bond Girl no 23º filme da franquia James Bond, segundo o jornal Londrino Daily Star. Olha aí as últimas dos tablóides!
O artista também aproveita as turnês mundiais com os Rolling Stones para expor. As pinturas feitas por ele já foram usadas diversas vezes como estampas para coleção, linhas de roupas e desfiles de moda. Além de possuir uma bonita galeria virtual de arte na Internet sempre atualizada com seus trabalhos mais recentes.
Confira no link abaixo mais algumas imagens do pintor.
http://gallery.ronniewood.com/print-archives.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dor, ruptura e catarse: os sentimentos que moldaram "Clayman", a obra-prima do In Flames
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional


O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Rod Stewart e Ronnie Wood celebram classificação da Escócia à Copa do Mundo de 2026
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


