Beatles: carta furiosa de Lennon para o NY Times

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Otávio Fernandes, Fonte: Gibson, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

LettersofNote.com publicou uma carta furiosa de John Lennon ao jornal The New York Times. Escrita a bordo de um jato da American Airlines, em 1971, a carta é uma réplica a um artigo incendiário publicado pelo jornalista Craig McGregor, que alegou que os BEATLES tiraram vantagem dos artistas negros, sem qualquer reconhecimento de suas contribuições.

532 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos5000 acessosSegundo Alice Cooper, Slipknot e Manson não assustam mais do que a CNN

Lennon respondeu (sic):

American Airlines
Em vôo ... sim
Altitude ... intrigado
Localização ... sim

14 de setembro de 71.

Caro Craig McGregor

"Money", "Twist n’ Shout", "You really got a hold on me" etc eram todos números que nós (os BEATLES) costumávamos cantar nos salões de baile na Grã-Bretanha, principalmente em Liverpool. Era natural que nós tentássemos fazê-lo do modo mais fiel possível - eu sempre desejei que pudéssemos ter feito ainda mais próximo do original. Nós não cantávamos nossas músicas nos primeiros dias - elas não eram boas o suficiente - a única coisa que sempre fizemos foi tornar conhecida a existência dos originais da música negra, nós amávamos a música e queríamos espalhá-la de qualquer maneira que pudéssemos. Nos anos 50, havia poucas pessoas ouvindo blues - R&B - rock n’ roll, na América assim como na Grã-Bretanha. Gente como - Eric Burdons ANIMALS - Micks STONES - e nós, bebíamos, comíamos e dormíamos a música, e também a gravamos, muitas crianças se interessaram pela música negra por nós.

Não foi exploração.
foi amor,

John + Yennon

P.S. que tal o lado B de “Money”?

P.P.S. nem mesmo as crianças negras curtiam blues etc. Não era “maneiro” ou algo assim.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Paul McCartneyPaul McCartney
De volta ao Brasil no final do ano, diz jornal

532 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos1974 acessosRingo Starr: quem é maior, Beatles ou Justin Bieber?3555 acessosBeatles: documentário será lançado no cinema em Maio1016 acessosThe Beatles: tracklist detalhado da nova edição do "Sgt. Peppers"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Judas PriestJudas Priest
Os 10 discos que mudaram a vida de Rob Halford

Rock BritânicoRock Britânico
Antes dos Beatles já haviam bandas tocando na Inglaterra

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
As 10 melhores músicas que encerram álbuns

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"

Alice CooperAlice Cooper
"Slipknot e Manson não assustam mais do que a CNN!"

HumorHumor
Ser prog metal é mais que saber tocar em modo frígio

Matt SorumMatt Sorum
Músico se posiciona contra James Hetfield

5000 acessosKiss: Vinnie Vincent é o maior filho da puta da história do rock?5000 acessosDossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatos5000 acessosNathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell5000 acessosIron Maiden: Steve Harris fala da influência do Jethro Tull5000 acessosEpica: "Eu e Simone não encaixávamos, trabalhamos melhor hoje", diz Mark Jensen3006 acessosDimebag Darrel: Um raro vídeo de solo aos 18 anos

Sobre Otávio Fernandes

Paulistano, trinta e tantos anos, formado em dramaturgia com especialização em documentário. Burocrata de profissão, já foi um pouco de tudo: de diretor de curta-metragens a barqueiro no rio Amazonas. Particularmente interessado no blues-rock do final dos anos 60 e no hard rock do início dos 70.

Mais matérias de Otávio Fernandes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online