Beatles: Paul Cole, um anônimo na capa do "Abbey Road"
Por Bernardo Bessa
Fonte: Tcpalm
Postado em 18 de fevereiro de 2011
Paul Cole aparece em uma das fotos mais famosas do século 20 e, mesmo assim, não era muito conhecido. Ele pode ser visto na capa do álbum "Abbey Road", em pé, logo atrás dos BEATLES, observando-os.
Em uma entrevista dada em 2004 ao jornal "Scripps Treasure Coast", Cole explicou como ele foi parar ali, naquele exato momento.
De férias em Londres com a esposa, Cole, então morador de "Deerfield Beach", declinou o convite de sua mulher para entrar em um museu na famosa rua. "Eu disse a ela que já havia visitado museus suficientes e continuei: 'Você vai lá, dê uma olhada, não tenha pressa e eu ficarei aqui para ver o que está acontecendo do lado de fora'".
Estacionado do lado de fora, estava um carro da polícia. "Eu gosto de puxar papo com as pessoas", Cole disse. "Eu saí do museu e havia um policial sentado na sua viatura. Eu comecei a conversar com ele. Eu estava fazendo algumas perguntas sobre Londres, o controle do tráfego, coisas desse tipo. Só matando o tempo."
Na foto, Cole está em pé ao lado da viatura policial.
Eram 10 da manhã do dia 8 de agosto de 1969. O fotógrafo Iain McMillan estava em uma escada portátil no meio da rua, fotografando os BEATLES enquanto atravessavam, em fila única, a "Abbey Road". John Lennon em seu famoso terno branco, Paul McCartney descalço. A sessão de fotos durou apenas 10 minutos.
"Aconteceu de eu levantar os olhos e ver aqueles caras atravessando a rua, como uma linha de patos", Cole lembrou. "Um bando de malucos, eu os chamei assim, porque eles tinham um visual bem radical para a época. Não se andava em Londres com os pés descalços."
Mais ou menos um ano depois, Cole notou, pela primeira vez, o disco "Abbey Road" no toca-discos da família. Sua esposa estava aprendendo a tocar a canção "Something", de George Harrison, no órgão. Ao ver a foto de McMillan na capa do álbum, Cole se supreendeu.
"Eu estava com um casaco novo e tinha acabado de comprar um novo par de óculos", ele disse. "Eu tive que convencer meus filhos que era eu na foto. Eu disse para eles, 'Peguem a lupa, crianças, e vocês verão que sou eu.'"
* Paul Cole, vendedor aposentado, faleceu aos 96 anos em Pensacola, no dia 13 de fevereiro de 2008.
Nota do editor: uma matéria similar pode ser vista no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"


A fase dos Beatles que Jim Morrison mais adorava; "Eles eram autênticos e bem crus"
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Djavan explica como os Beatles suplantaram com genialidade a bossa nova em sua própria base
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


