Paul Cole: na capa de um disco dos Beatles por acaso!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Você nunca ouviu falar de Paul Cole, mas mesmo assim sabe exatamente de quem eu estou falando. Como assim, ficou louco Cadão? Não, não fiquei, e explico: Paul Cole é o nome do homem que aparece na capa do álbum "Abbey Road", lançado pelos BEATLES em 26 de setembro de 1969, conversando com um policial à direita, no espaço entre John Lennon e Ringo Starr.

2792 acessosPaul McCartney: veja cantor em papel no Piratas do Caribe5000 acessosRoger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde



A história de Cole é pra lá de curiosa. Segundo o próprio, “estava em férias com minha esposa em Londres e, como já havia visitado museus demais, resolvi dar uma caminhada pelas ruas. Aí vi uma viatura da polícia parada, fui até ela e comecei a conversar com o policial. Já estávamos batendo um papo há mais de uma hora quando percebi aqueles quatro caras atravessando a rua como uma fila de patos. Eu achei que se tratava de um bando de arruaceiros, pois todos tinham cabelo comprido e um dele estava descalço – e você sabe, não se anda descalço em Londres”.

Na hora Cole não atinou que os quatro cabeludos suspeitos eram os Beatles. Ele só foi se tocar disso mais de um ano depois, quando encontrou a capa do álbum em cima do toca-discos da família.

A foto da capa de "Abbey Road" foi tirada por Ian McMillian e é uma das mais famosas da história do rock. Todo ano, milhares de pessoas vão até Abbey Road e repetem a antológica cena, que se transformou em uma das imagens mais conhecidas, homenageadas e emblemáticas da cultura popular. Além disso, a capa possui supostas pistas sobre a morte de Paul McCartney, boato que surgiu a partir de um acidente de moto sofrido por Paul no dia 9 de novembro de 1966. Como sequela, o cantor ficou com uma cicatriz no lábio, ponto de partida para a difusão de uma série de “pistas” que davam conta de que, na verdade, Paul havia morrido no acidente e tinha sido substituído por um sósia chamado Billy Shears (mencionado na letra de “With a Little Help My Friends”, faixa do álbum "Sgt Peppers", de 1967). Como resultado das inúmeras cirurgias plásticas que o tal Billy havia sido submetido para ficar parecido com o “verdadeiro” Paul, a cicatriz no lábio havia surgido.


Os Beatles começaram a alimentar o boato, colocando de propósito “pistas” nas capas de seus discos. Em "Abbey Road", isso se manifesta nos trajes do quarteto – John Lennon de branco representando a religião, afinal os Beatles “eram mais famosos que Jesus Cristo”; Ringo Starr de preto como um padre; Paul descalço e com o passo trocado – os mortos eram enterrados descalços na Inglaterra; e George Harrison como o coveiro. Para colocar ainda mais lenha na fogueira, Paul, que todos sabiam ser canhoto, segura o cigarro com a mão direita, está de olhos fechados e o Fusca que está do lado esquerdo da capa tem a placa “IF28” (“se 28”, em português), em uma alusão a idade que Paul teria na época caso estivesse vivo.

O simpático Paul Cole faleceu dia 13 de fevereiro de 2008, aos 96 anos de idade, na cidade americana de Pensacola, na Flórida. Sua história é um triunfo do acaso, que transformou um completo desconhecido em personagem da história de um dos maiores nomes do rock.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Paul McCartneyPaul McCartney
Veja cantor em papel no Piratas do Caribe

75 acessosFabio Lima: "Yesterday" dos Beatles em fingerstyle3258 acessosStar Wars Day: May the Force be with Beatles?0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

BeatlesBeatles
Porque eles estão em voga depois de décadas?

MotörheadMotörhead
"Os Beatles mudaram o jeito de se ver as coisas!"

Ícones do rockÍcones do rock
Retratados com fitas cassete

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de maio de 2012
Post de 17 de junho de 2012
Post de 21 de maio de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Roger MoreiraRoger Moreira
Resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde

Collectors RoomCollectors Room
Conheça a coleção do brasileiro com maior pontuação no eBay

MegadethMegadeth
Ao lado do Metallica, Mustaine faz pergunta franca

5000 acessosGoogle: o que ele acha dos artistas do rock e metal?5000 acessosCapas de álbuns em versão... Lego? - Parte 25000 acessosIron Maiden: curiosidades sobre o "The Number Of The Beast"5000 acessosMetal Melódico é Heavy Metal?5000 acessosHard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"4250 acessosAC/DC: 10 heróis esquecidos da banda

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online