Paul Cole: na capa de um disco dos Beatles por acaso!
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 15 de outubro de 2010
Você nunca ouviu falar de Paul Cole, mas mesmo assim sabe exatamente de quem eu estou falando. Como assim, ficou louco Cadão? Não, não fiquei, e explico: Paul Cole é o nome do homem que aparece na capa do álbum "Abbey Road", lançado pelos BEATLES em 26 de setembro de 1969, conversando com um policial à direita, no espaço entre John Lennon e Ringo Starr.
A história de Cole é pra lá de curiosa. Segundo o próprio, "estava em férias com minha esposa em Londres e, como já havia visitado museus demais, resolvi dar uma caminhada pelas ruas. Aí vi uma viatura da polícia parada, fui até ela e comecei a conversar com o policial. Já estávamos batendo um papo há mais de uma hora quando percebi aqueles quatro caras atravessando a rua como uma fila de patos. Eu achei que se tratava de um bando de arruaceiros, pois todos tinham cabelo comprido e um dele estava descalço – e você sabe, não se anda descalço em Londres".
Na hora Cole não atinou que os quatro cabeludos suspeitos eram os Beatles. Ele só foi se tocar disso mais de um ano depois, quando encontrou a capa do álbum em cima do toca-discos da família.
A foto da capa de "Abbey Road" foi tirada por Ian McMillian e é uma das mais famosas da história do rock. Todo ano, milhares de pessoas vão até Abbey Road e repetem a antológica cena, que se transformou em uma das imagens mais conhecidas, homenageadas e emblemáticas da cultura popular. Além disso, a capa possui supostas pistas sobre a morte de Paul McCartney, boato que surgiu a partir de um acidente de moto sofrido por Paul no dia 9 de novembro de 1966. Como sequela, o cantor ficou com uma cicatriz no lábio, ponto de partida para a difusão de uma série de "pistas" que davam conta de que, na verdade, Paul havia morrido no acidente e tinha sido substituído por um sósia chamado Billy Shears (mencionado na letra de "With a Little Help My Friends", faixa do álbum "Sgt Peppers", de 1967). Como resultado das inúmeras cirurgias plásticas que o tal Billy havia sido submetido para ficar parecido com o "verdadeiro" Paul, a cicatriz no lábio havia surgido.
Os Beatles começaram a alimentar o boato, colocando de propósito "pistas" nas capas de seus discos. Em "Abbey Road", isso se manifesta nos trajes do quarteto – John Lennon de branco representando a religião, afinal os Beatles "eram mais famosos que Jesus Cristo"; Ringo Starr de preto como um padre; Paul descalço e com o passo trocado – os mortos eram enterrados descalços na Inglaterra; e George Harrison como o coveiro. Para colocar ainda mais lenha na fogueira, Paul, que todos sabiam ser canhoto, segura o cigarro com a mão direita, está de olhos fechados e o Fusca que está do lado esquerdo da capa tem a placa "IF28" ("se 28", em português), em uma alusão a idade que Paul teria na época caso estivesse vivo.
O simpático Paul Cole faleceu dia 13 de fevereiro de 2008, aos 96 anos de idade, na cidade americana de Pensacola, na Flórida. Sua história é um triunfo do acaso, que transformou um completo desconhecido em personagem da história de um dos maiores nomes do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar


O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


