Capas Gêmeas: William Blake, Gilgamesh e Bruce Dickinson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

O que temos aqui não é bem um plágio, mas sim uma reverência. Tanto o segundo disco do obscuro combo inglês Gilgamesh quanto o clássico álbum de Bruce Dickinson trazem em suas capas a reprodução de uma obra do poeta e pintor inglês William Blake (1757-1827).

796 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosPhil Anselmo: mandou um "White Power" mas nega ser racista

Intitulada "The Ghost of a Flea", a pintura de Blake foi produzida entre os anos de 1819 e 1820 e faz parte de uma série de trabalhos batizada como Visionary Heads, feita sob encomenda para o astrologista e também pintor John Varley.

Medindo 21,4x16,2 centímetros, "The Ghost of a Flea" retrata uma figura que é uma mescla entre um ser humano, um vampiro e um réptil, e é um exemplo da associação entre o sobrenatural e o mundo espacial, bastante comum no período.

O grupo inglês GILGAMESH foi formado em 1972, e tem o seu som associado à cena de Canterbury. A banda lançou apenas três discos em sua carreira – "Gilgamesh" (1975), "Another Fine Tune You´ve Got Me Into" (1978) e "Arriving Twice" (2000) – , e é justamente o segundo que traz a obra de Blake na capa. O obscuro GILGAMESH é lembrado apenas pelos admiradores mais fanáticos do progressivo e também pelos pesquisadores de hard rock, já que o baixista Neil Murray – com passagens pelo BLACK SABBATH, WHITESNAKE e uma penca de grupos – tocou na banda por um breve período.

Bruce Dickinson dispensa apresentações. Um dos maiores ícones do heavy metal, o vocalista conquistou o mundo com o IRON MAIDEN e possui uma interessantíssima carreira solo. É de lá que vem "The Chemical Wedding". Lançado em 15 de setembro de 1998, o disco é apontado pela maioria dos fãs como o seu melhor trabalho individual, e foi gravado pelo vocalista antes do seu retorno ao IRON MAIDEN, em fevereiro de 1999. Pessoalmente, considero "The Chemical Wedding" não só um dos grandes discos de Bruce, mas sobretudo um dos melhores álbuns de heavy metal de toda a história.

Tanto em um caso quanto no outro, a obra-prima de William Blake ganhou um recheio sonoro da mais alta qualidade.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de abril de 2016

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

796 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1253 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

ÍconesÍcones
Gigwise elege os 14 mais marcantes mascotes de bandas

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson, vocalista, piloto e cirurgião

Iron MaidenIron Maiden
Historiador revela os segredos de The Book Of Souls

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Capas"0 acessosTodas as matérias sobre "Gilgamesh"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Phil AnselmoPhil Anselmo
Mandou um "White Power" mas nega ser racista

20 Filmes Mais Punk20 Filmes Mais Punk
"Rock N Roll High School" em primeiro

Iron MaidenIron Maiden
As 20 melhores músicas da "Era de Ouro"

5000 acessosDemonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 15000 acessosKiss: a mais longa e reveladora entrevista de Eric Singer5000 acessosNão é Jesus: Imagem de David Gilmour aparece no pescoço de Fernanda Souza5000 acessosDave Mustaine: em clima hueBR, pede ajuda para banda ter avião como o Maiden5000 acessosJapão: a última fronteira para colecionadores de discos5000 acessosJimi Hendrix: Segundo Carmine Appice, ele não gostava do Led

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online