Capas Gêmeas: William Blake, Gilgamesh e Bruce Dickinson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector's Room
Enviar Correções  

publicidade

O que temos aqui não é bem um plágio, mas sim uma reverência. Tanto o segundo disco do obscuro combo inglês Gilgamesh quanto o clássico álbum de Bruce Dickinson trazem em suas capas a reprodução de uma obra do poeta e pintor inglês William Blake (1757-1827).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Intitulada "The Ghost of a Flea", a pintura de Blake foi produzida entre os anos de 1819 e 1820 e faz parte de uma série de trabalhos batizada como Visionary Heads, feita sob encomenda para o astrologista e também pintor John Varley.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Medindo 21,4x16,2 centímetros, "The Ghost of a Flea" retrata uma figura que é uma mescla entre um ser humano, um vampiro e um réptil, e é um exemplo da associação entre o sobrenatural e o mundo espacial, bastante comum no período.

O grupo inglês GILGAMESH foi formado em 1972, e tem o seu som associado à cena de Canterbury. A banda lançou apenas três discos em sua carreira – "Gilgamesh" (1975), "Another Fine Tune You´ve Got Me Into" (1978) e "Arriving Twice" (2000) – , e é justamente o segundo que traz a obra de Blake na capa. O obscuro GILGAMESH é lembrado apenas pelos admiradores mais fanáticos do progressivo e também pelos pesquisadores de hard rock, já que o baixista Neil Murray – com passagens pelo BLACK SABBATH, WHITESNAKE e uma penca de grupos – tocou na banda por um breve período.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bruce Dickinson dispensa apresentações. Um dos maiores ícones do heavy metal, o vocalista conquistou o mundo com o IRON MAIDEN e possui uma interessantíssima carreira solo. É de lá que vem "The Chemical Wedding". Lançado em 15 de setembro de 1998, o disco é apontado pela maioria dos fãs como o seu melhor trabalho individual, e foi gravado pelo vocalista antes do seu retorno ao IRON MAIDEN, em fevereiro de 1999. Pessoalmente, considero "The Chemical Wedding" não só um dos grandes discos de Bruce, mas sobretudo um dos melhores álbuns de heavy metal de toda a história.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tanto em um caso quanto no outro, a obra-prima de William Blake ganhou um recheio sonoro da mais alta qualidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debateDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate

Phil Anselmo: mandou um White Power mas nega ser racistaPhil Anselmo
Mandou um "White Power" mas nega ser racista


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336