Versão genérica: Rod Evans e o "falso Deep Purple" de 1980

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bento Araújo, Fonte: poeira Zine
Enviar correções  |  Ver Acessos

Em texto do jornalista João Cucci Neto, a edição de julho de 2008 da poeira Zine trouxe detalhes sobre uma das maiores farsas da história do rock: a volta de um "falso Deep Purple" em 1980.

Bruce Dickinson: veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon LordVegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Deep Purple tinha acabado em 1976. Desde então, especulações sobre uma reunião surgiam a toda hora na imprensa. Ora, então por que não formar o "New Deep Purple", coisa que certamente daria muito mais dinheiro do que os outros "New"? Lá foram eles, com a ajuda do baterista Dick Jurgens, também do "New Steppenwolf", em busca de algum ex-Purple.

As opções não eram muitas, já que todos os músicos originais estavam envolvidos em suas bandas, como o Rainbow, Gillan e o Whitesnake e, além do mais, dificilmente topariam participar de tal falcatrua. Restavam apenas Simper e Evans. Primeiro a ser convidado, Simper declinou. Mas Evans topou. Recrutaram o baixista Tom DeRivera e, após alguns ensaios, no dia 17 de maio de 1980, no Amarillo Civic Center, Texas, a banda começou sua turnê americana, estampando audaciosamente o nome "Deep Purple" nos cartazes do show. Assim mesmo, sem o "new"!


(Da esquerda para a direita: Dick Juergens, Tony Flynn, Tom De Rivera, Geoff Emery e Rod Evans)

Os golpistas não deram atenção aos alertas do comparsa Evans sobre o fato de que o nome "Deep Purple" era registrado internacionalmente. Foram ao escritório de patentes e marcas da Califórnia e fizeram o registro como donos do nome "Deep Purple". Apesar das escandalosas evidências de que não se tratava da banda original (qualquer rockeiro com um mínimo de informação sabia que o Purple ainda não havia se reunido), os larápios conseguiram agendar várias datas de shows. A confiança no embuste era tanta que sessões de gravações foram iniciadas, prevendo o lançamento do primeiro disco para o final daquele ano.

Embora tudo aparentemente estando bem planejado, eles não se deram conta de uma coisa que se mostrou importante: eles não eram, de fato, o Deep Purple. Na hora de executar certas músicas ao vivo, até mesmo o público que havia engolido o golpe até ali e estava acreditando que veria o verdadeiro Deep Purple, percebia que estava sendo enganado. Ao invés de Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Jon Lord e companhia, eles estavam recebendo um bando de desconhecidos, que, ainda por cima, tocava muito mal.

Mais detalhes você confere na edição impressa da poeira Zine 19.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Deep Purple"Todas as matérias sobre "Rod Evans"


Bruce Dickinson: veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon LordBruce Dickinson
Veja-o cantar Deep Purple com orquestra em tributo a Jon Lord

Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocarZakk Wylde
O riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar

Regis Tadeu: Deep Purple, os plágios do Black Sabbath e muito maisHeavy Lero 134: Whitesnake por Gastão e Clemente (vídeo)Entrevista: Martin Popoff, a máquina de escrever do rock/metal

Grandes covers: cinco versões para a clássica Smoke On The Water,Grandes covers
Cinco versões para a clássica "Smoke On The Water",

Europe: nome da banda surgiu com inspiração no Deep PurpleEurope
Nome da banda surgiu com inspiração no Deep Purple

Deep Purple: Steve Morse fala da relação especial com o BrasilDeep Purple
Steve Morse fala da relação especial com o Brasil

Deep Purple: Ian Gillan aproveitava solos de Blackmore para beberDeep Purple
Ian Gillan aproveitava solos de Blackmore para beber


Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carneVegetarianismo
Nomes do Rock e do Metal que não comem carne

Aerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven TylerAerosmith
As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler


Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

adGoo336