"Tem Pra Todo Mundo", o disco do Viper cantado em português e com cover da Legião Urbana
Resenha - Tem Pra Todo Mundo - Viper
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de outubro de 2024
A banda brasileira Viper iniciou sua gloriosa trajetória na metade dos anos 1980. O talentoso (e jovem) grupo conquistou certa popularidade com seus dois primeiros discos, os ótimos "Soldiers Of Sunrise" e "Theatre of Fate", ambos voltados ao Power Metal. Com o passar do tempo, o Viper deixou o seu som mais direto e pesado, como pode ser ouvido no maravilhoso "Evolution" e em "Coma Rage".
Quando tinha onze anos de carreira, o Viper decidiu que era a hora inovar. A banda gravou "Tem Pra Todo Mundo", álbum que foi lançado em 1996 e tem 10 das suas 12 músicas cantadas em português.
De acordo com matéria publicada na Folha de S. Paulo em dezembro de 1996, "Tem Pra Todo Mundo" começou a tomar forma depois das férias que a banda tirou entre o final de 1995 e o início de 1996.
"Quando nos reunimos de novo, vimos que não queríamos nos repetir e, por coincidência, eu, o Pit [Passarell, baixista e vocalista] e o Felipe [Machado, guitarrista] tínhamos escrito músicas em português", afirmou Yves Passarell, que na época da matéria acima citada, era guitarrista do Viper. "Queremos fazer o disco rolar legal por aqui, mandar ver. Não dava mais para ficar falando de sucesso no Japão e na Europa a cada novo trabalho. É um mercado importante, mas precisamos conquistar o público brasileiro", complementou o guitarrista.
Quinto disco de estúdio do Viper, "Tem Pra Todo Mundo" é um álbum completamente diferente dos primeiros trabalhos do grupo, não apenas pelo idioma, mas também pela sonoridade. O Metal deu lugar ao Rock alternativo e ao Pop-Rock, o que rendeu alguns momentos interessantes, como "8 de Abril", "Quinze Anos" e "Dinheiro". Aliás, esta última conta com a participação de Dado Villa Lobos, guitarrista da banda Legião Urbana, que gravou alguns vocais.
Por falar em Legião Urbana, uma das faixas de "Tem Pra Todo Mundo" é um cover de "Mais do Mesmo", música da banda liderada pelo saudoso Renato Russo. "Queríamos regravar uma música de uma banda nacional, e o Mayrton [Bahia, produtor] sugeriu que fizéssemos 'Mais do Mesmo', que ele dizia ser a música favorita do Renato Russo", contou Yves.
Segundo a reportagem que é a fonte desta matéria, o Viper cogitou mostrar a regravação de "Mais do Mesmo" para Renato Russo. Porém, infelizmente, o vocalista e líder da Legião Urbana, que faleceu em outubro de 1996, já estava com saúde debilitada, quando "Tem Pra Todo Mundo" estava sendo produzido.
Felipe Machado, um dos integrantes originais do Viper, considera "Tem Pra Todo Mundo" um disco de experiências. "Foi um disco muito gostoso de fazer, as músicas são boas, mas não era um disco do Viper, era um disco meu, do Pit, e do Yves e do Renato [Graccia, baterista]. Aliás, do Renato não tanto porque ele não gosta tanto, não gostava nem na época. Acabou sendo um disco do Viper, mas era um disco muito mais de experiências assim nossas, até porque era a primeira vez que a gente ia cantar em português", comentou Felipe, durante entrevista concedida ao site Wikimetal em 2022.
Infelizmente, "Tem Pra Todo Mundo" marcou o início de uma longa pausa, que durou quase uma década. Conforme a biografia que conta no site oficial do Viper "a gravadora Castle teve problemas judiciais e a banda, presa a seu contrato, teve as atividades paralisadas".
"Tem Pra Todo Mundo" não se encontra disponível no Spotify, nem em outros serviços de streaming musical. No entanto, é possível conferir o álbum em links não oficiais do Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Vader fará três shows no Brasil em maio; confira datas e locais
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra


Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


