"Tem Pra Todo Mundo", o disco do Viper cantado em português e com cover da Legião Urbana
Resenha - Tem Pra Todo Mundo - Viper
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de outubro de 2024
A banda brasileira Viper iniciou sua gloriosa trajetória na metade dos anos 1980. O talentoso (e jovem) grupo conquistou certa popularidade com seus dois primeiros discos, os ótimos "Soldiers Of Sunrise" e "Theatre of Fate", ambos voltados ao Power Metal. Com o passar do tempo, o Viper deixou o seu som mais direto e pesado, como pode ser ouvido no maravilhoso "Evolution" e em "Coma Rage".
Viper - Mais Novidades
Quando tinha onze anos de carreira, o Viper decidiu que era a hora inovar. A banda gravou "Tem Pra Todo Mundo", álbum que foi lançado em 1996 e tem 10 das suas 12 músicas cantadas em português.
De acordo com matéria publicada na Folha de S. Paulo em dezembro de 1996, "Tem Pra Todo Mundo" começou a tomar forma depois das férias que a banda tirou entre o final de 1995 e o início de 1996.
"Quando nos reunimos de novo, vimos que não queríamos nos repetir e, por coincidência, eu, o Pit [Passarell, baixista e vocalista] e o Felipe [Machado, guitarrista] tínhamos escrito músicas em português", afirmou Yves Passarell, que na época da matéria acima citada, era guitarrista do Viper. "Queremos fazer o disco rolar legal por aqui, mandar ver. Não dava mais para ficar falando de sucesso no Japão e na Europa a cada novo trabalho. É um mercado importante, mas precisamos conquistar o público brasileiro", complementou o guitarrista.
Quinto disco de estúdio do Viper, "Tem Pra Todo Mundo" é um álbum completamente diferente dos primeiros trabalhos do grupo, não apenas pelo idioma, mas também pela sonoridade. O Metal deu lugar ao Rock alternativo e ao Pop-Rock, o que rendeu alguns momentos interessantes, como "8 de Abril", "Quinze Anos" e "Dinheiro". Aliás, esta última conta com a participação de Dado Villa Lobos, guitarrista da banda Legião Urbana, que gravou alguns vocais.
Por falar em Legião Urbana, uma das faixas de "Tem Pra Todo Mundo" é um cover de "Mais do Mesmo", música da banda liderada pelo saudoso Renato Russo. "Queríamos regravar uma música de uma banda nacional, e o Mayrton [Bahia, produtor] sugeriu que fizéssemos 'Mais do Mesmo', que ele dizia ser a música favorita do Renato Russo", contou Yves.
Segundo a reportagem que é a fonte desta matéria, o Viper cogitou mostrar a regravação de "Mais do Mesmo" para Renato Russo. Porém, infelizmente, o vocalista e líder da Legião Urbana, que faleceu em outubro de 1996, já estava com saúde debilitada, quando "Tem Pra Todo Mundo" estava sendo produzido.
Felipe Machado, um dos integrantes originais do Viper, considera "Tem Pra Todo Mundo" um disco de experiências. "Foi um disco muito gostoso de fazer, as músicas são boas, mas não era um disco do Viper, era um disco meu, do Pit, e do Yves e do Renato [Graccia, baterista]. Aliás, do Renato não tanto porque ele não gosta tanto, não gostava nem na época. Acabou sendo um disco do Viper, mas era um disco muito mais de experiências assim nossas, até porque era a primeira vez que a gente ia cantar em português", comentou Felipe, durante entrevista concedida ao site Wikimetal em 2022.
Infelizmente, "Tem Pra Todo Mundo" marcou o início de uma longa pausa, que durou quase uma década. Conforme a biografia que conta no site oficial do Viper "a gravadora Castle teve problemas judiciais e a banda, presa a seu contrato, teve as atividades paralisadas".
"Tem Pra Todo Mundo" não se encontra disponível no Spotify, nem em outros serviços de streaming musical. No entanto, é possível conferir o álbum em links não oficiais do Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
Rick Bonadio lança desafio e convoca guitarristas a simular Charlie Brown Jr.
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd

A influência de Andre Matos em Andreas Kisser, segundo o próprio
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


