Resenha - "ATUM Act. 1" - Smashing Pumpkins
Por André Luis Fernandes Huber Vicente
Postado em 21 de novembro de 2022
A banda norte-americana de rock alternativo The Smashing Pumpkins lançou nesta terça-feira, 15, o seu mais novo álbum, intitulado: "ATUM, a Rock Opera in Three Acts". A obra, que teve seu lançamento e datas anunciados pela banda ainda em 2022, possui um novo conceito de "sequela" de CDs lançados anteriormente pelo grupo, sendo eles: "Mellon Collie and the Infinite Sadness", de 1995, e "Machina/ Machine of God", de 2000. E segundo o frontman Billy Corgan, este tom de continuação se dá pelo fato de que nas três obras o protagonista é o mesmo, porém com nomes diferentes.
Em entrevista concedida para o site NME, Billy Corgan informou ao jornalista Tom Skinner, detalhes sobre o novo conceito do personagem do álbum: "Em 95 era o Zero; em 2000, era o Glass; e esse personagem se chama Shiny. É um tipo de metamorfose psicológica de um personagem em um longo período de tempo."
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Billy tinha a pretensão de realizar este ambicioso trabalho desde 2017. Contudo, a banda viria a lançar outros dois CD’s antes de embarcar no projeto de "ATUM", sendo eles: "Shiny and Oh So Bright" de 2018, e "Cyr" de 2020.
Contudo, para a alegria de Billy e dos fãs o dia do lançamento de "ATUM Act. 1" finalmente chegou, e produção do CD está impecável, a faixa de introdução ao álbum com título homônimo, é um instrumental que lembra o Rock Progressivo que fez sucesso nas décadas de 70, e 80, muito similar aos instrumentais de Pink Floyd e Kansas, para se fazer um paralelo musical rápido.
Em geral, no decorrer de toda a obra, não é difícil se perder, e viajar no som profundo que por vezes trás um sentimento nostálgico, com um clima poético, que se mistura muito bem com a personalidade inovadora, experimental, e conceitual pela qual a banda é reconhecida.
Os pontos positivos vão para os requisitos de: instrumentação, pois o ritmo das músicas e a utilização de diversos instrumentos e abordagens é sempre uma marca de bandas de rock alternativo, claro a sonoplastia, sempre está presente pois o uso de tecnologia é muito bem feito pela banda, o desenvolvimento e harmonia, são notórios, as músicas não destoam muito, nem são muito monótonas, o que torna este CD muito bom, e agradável de se ouvir. Além da capa, que tem um tom minimalista, e é muito bonita, em tons de preto e azul, com um degradê.
Algumas músicas que se destacaram foram: "ATUM", "The Good in Goodbye", "With Ado I Do', "Steps in Time", "Beyond the Vale" e "The Gold Mask".
Este primeiro Ato contém 11 faixas, sendo elas:
1 - "ATUM";
2 - "Butterfly Suite";
3 - "The Good in Goodbye";
4 - "Embracer";
5 - "With Ado I Do";
6 - "Hooligan";
7 - "Steps in Time";
8 - "Where Rain Must Fall";
9 - "Hooray!";
10 - "Beyond the Vale";
11 - "The Gold Mask".
Ouça o CD na íntegra.
Portanto, ainda estão para serem lançadas as próximas faixas que irão compor esta Opera, sendo elas: "Avalanche", "Empires", "Neophyte", "Moss", "Night Waves", "Space Age", "Every Morning", "To the Grays", "Beguiled", "The Culling", e "Springtimes" que serão contidas em "ATUM Act. 2" que possui seu lançamento programado para 31 de Janeiro de 2023, além disso "Sojouner", "That Which Animates the Spirit", "The Canary Trainer", "Pacer", "In Lieu of Failure", "Cenotaph", "Harmageddon", "Fireflies", "Intergalactic", "Spellbinding", e "Of Wings" são as faixas que irão completar a coletânea, e estarão presentes em "ATUM Act. 3" com data de lançamento prevista para 23 de Abril de 2023.
No geral, este primeiro álbum, anima bastante os fãs da banda, e aumenta muito a expectativa para os dois lançamentos que estão por vir, e que irão completar essa Rock Opera, recomendo que apreciem esse novo CD, e caso ainda não sejam adeptos do grupo, recomendo que dêem uma chance.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps