Waldgeflüster: "Dahoam" mantém grupo alemão como um achado na música extrema
Resenha - Dahoam - Waldgeflüster
Por Mário Pescada
Postado em 16 de outubro de 2022
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Conheci o quinteto alemão WALDGEFLÜSTER quando estavam lançando seu quarto disco, "Ruinem" (2016), e fiquei muito impressionado com a qualidade do seu som que mesclava black metal com influências de folk, atmospheric e uso de instrumentos acústicos.
Seis anos passados e mais três discos lançados, fui me deparar agora com "Dahoam" (2021), seu mais recente trabalho que completou em setembro agora um ano de vida e posso dizer que é outro excelente registro desse fantástico grupo.

Pouca coisa mudou no WALDGEFLÜSTER de lá para cá - ainda bem. A começar pela formação que segue sendo a mesma, justamente desde "Ruinem" (2016), quando deixou de ser um projeto individual de Winterherz para ser um quinteto. As letras, que continuam em alemão (no site metal-archives.com estão disponíveis em inglês), seguem tratando de temas como paganismo, natureza, existencialismo e, por vezes, termos ligados, presumo eu, a cultura local - só para constar, WALDGEFLÜSTER significa "sussurros da floresta", em alemão.
O instrumental também permanece intacto. Não estou dizendo que o grupo está repetindo a mesma fórmula de anos atrás, longe disso, apenas que sua espinha dorsal foi mantida. A rispidez típica do black metal está presente, seja na afinação dos instrumentos, na execução em ultra velocidade e nos vocais rosnados. Mas, contrabalanceando toda essa fúria e angústia sonora, o grupo consegue encaixar de forma magistral, lindas melodias, sons ambientes, teclados, violões, vocais quase sussurrados, dando um toque passional em cada faixa.
Lançado pela gravadora alemão AOP Records, "Dahoam" (2021) deve ser ouvido de ponta a ponta, em uma intensa viagem de 50 minutos. Infelizmente, parece que nenhum disco do grupo foi lançado até hoje no Brasil, uma pena.
A gravadora AOP Records disponibilizou "Dahoam" (2021) na íntegra, confira.
Formação:
Winterherz: vocais, guitarra, teclados, samples
Arvagr: baixo, backing vocals
Thomas Birkmaier: bateria
Markus Frey: guitarra
Dominik Frank: guitarra, backing vocals
Faixas:
01 A Taglachinger Morgen (intro)
02 Im Ebersberger Forst
03 Am Stoa
04 Am Tatzlwurm
05 In Da Fuizn
06 Mim Blick Aufn Kaiser
07 Am Wendelstoa
Matéria relacionada:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Amon Amarth e King Diamond virão ao Bangers Open Air? Site mexicano diz que sim
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


