Deathgeist: uma pérola para os fãs de Bywar e Thrash Metal em geral
Resenha - Procession Of Souls - Deathgeist
Por Alexandre Veronesi
Postado em 19 de março de 2022
A maior parte dos fãs brasileiros de Thrash Metal sabe que o Bywar possui um nível quase incalculável de importância dentro do cenário underground de nosso país. Fundado em 1996, o grupo foi um dos principais responsáveis pelo "revival" daquele modelo mais "old school" do gênero no Brasil, e com a dissolução da banda no ano de 2013, surgiram as suas várias ramificações, das quais três permanecem ativas, dando continuidade a esse grande legado até os dias de hoje. São elas: Warshipper (de Renan Roveran, guitarrista), Warbound (de Hélio Patrizzi e Enrico Ozio, baixista e baterista, respectivamente) e DEATHGEIST, sendo esta última o tema da matéria.
Em 2017, Adriano Perfetto (vocal e guitarra) e Victor Regep (guitarra) uniram forças a Maurício "Cliff" Bertoni (baixo) e Hugo Golon (bateria), formando assim o DEATHGEIST. Com exceção do posto de baterista, que atualmente é ocupado por Fernando Oster (Woslom), o line-up se mantém intacto desde então, e após dois bem-sucedidos trabalhos de estúdio - "Deathgeist" (2017) e "666" (2019) - o quarteto disponibilizou, logo nos primeiros dias de 2022, seu terceiro e novo full-length, intitulado "PROCESSION OF SOULS".
Assim como nos trabalhos anteriores, aqui o DEATHGEIST aposta novamente em uma sonoridade Thrash, majoritariamente calcada na clássica vertente oitentista do gênero, porém apresentando um cuidadoso esmero com as melodias e harmonias presentes nas canções, especialmente no que tange às linhas de guitarra de Perfetto e Regep. Prova disso são as pujantes faixas "THE GREED'S INFERNO", "LIVING DEAD MELODY", "PROCESSION OF SOULS", "NIGHTMARE'S CHAMBER" e a cadenciada "FEAR", que encerra a audição de forma grandiosa. Não se engane, apesar dos destaques apontados previamente, os demais temas do repertório ("MORLOCKS", "FAR FROM REALITY" e "DEPRESSIVE THOUGHTS") não ficam atrás em termos de qualidade de composição e execução, afinal, o registro se mostra, desde os primeiros minutos, totalmente homogêneo e coeso.
Vale mencionar que a bela arte da capa foi desenvolvida pelo próprio guitarrista Victor Regep, enquanto o conceito visual do disco é de autoria de Manoel Hellsen (da MH Design).
Em suma, "PROCESSION OF SOULS" é um item obrigatório não apenas na coleção dos saudosistas e órfãos do Bywar, mas também aos apreciadores do bom e velho Thrash Metal em geral. Um disco rápido - em todos os sentidos da palavra - poderoso e marcante, que consolida de vez o nome do grupo entre os principais expoentes tupiniquins do estilo na atualidade.
Deathgeist - Procession Of Souls
Gravadora: Thrash Or Death Records / Mutilation Productions
Data de lançamento: 07/01/2022
Tracklist:
01 - The Greed's Inferno
02 - Morlocks
03 - Living Dead Melody
04 - Procession Of Souls
05 - Nightmare's Chamber
06 - Far From Reality
07 - Depressive Thoughts
08 - Fear
Formação:
Adriano Perfetto - vocal e guitarra
Victor Regep - guitarra
Maurício "Cliff" Bertoni - baixo
Fernando Oster - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps