Enforcer: "Live By Fire II" traz toda energia, intensidade e paixão da banda sueca
Resenha - Live By Fire II - Enforcer
Por Mário Pescada
Postado em 15 de janeiro de 2022
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de formado nos anos 2000, os integrantes do ENFORCER (deixar claro de que se trata do grupo sueco, afinal, com esse mesmo nome há pelo menos outros 10 grupos no mundo, inclusive aqui no Brasil) levam muito a sério a estética 80´s: calças de couro apertadas, coletes, cabelos esvoaçantes, refrães grudentos, interação constante com a plateia, solos de bateria, etc., enfim, um grupo que faz questão de resgatar a atmosfera oitentista, considera por muitos, como a época de outro do heavy metal.
"Live By Fire II" foi gravado no Circo Volador (lembraram de um certo lugar do RJ?), local voltado a realizações de shows de rock/metal na Cidade do México em agosto de 2019 durante a "From Beyond And Zenith World Tour", que passou também pelo Brasil, mas só foi lançado no começo de 2021.
Reunindo músicas dos seus cinco discos de estúdio lançados, registrou uma apresentação do jeito que seus fãs estão habituados: enérgica, intensa, apaixonada. Como retribuição, receberam do público mexicano (considerados um dos mais dedicados do mundo, ao lado dos argentinos e brasileiros), muitos gritos, coro de "ENFORCER, ENFORCER" e apoio durante as músicas. Mesmo sem assistir a performance, durante a audição pode-se sentir a entrega e dedicação naquilo que o grupo se propõe a fazer: resgatar as apresentações apaixonadas que bandas como KISS, ANVIL, EXCITER, DORO PESCH, WASP, etc. faziam tão bem.
Apesar da sua 1 hora e 15 minutos de duração, alguns conhecidos sons do grupo acabaram ficando de fora, mas paciência, não há como e nem espaço para agradar a todos. No geral, as performances são bem niveladas, mas "Searching For You", "From Beyond", "Bells Of Hades + Death Rides This Night", "One Thousand Years Of Darkness", "Run For Your Life", "Take Me Out Of This Nightmare" com o público cantando junto e "Midnight Vice" são os pontos altos do petardo.
A versão lançada pela Shinigami Records traz uma apresentação caprichada e um encarte como a tempos não via por aqui: são 28 páginas em papel de boa qualidade, recheadas com muitas fotos dos shows e de bastidores da tour tiradas pelo vocalista e guitarrista Olof Wikstrand.
Em várias partes do disco você vai encontrar a frase "To Be Played On Maximum Volume Level" (A ser ouvido no volume máximo), um aviso bem sugestivo e que potencializa todo poder do disco.
"Live By Fire II" pode ser adquirido pelo e-mail [email protected] ou através do site da Shinigami Records.
A Nuclear Blast disponibilizou no seu canal do YouTube o show completo de "Live By Fire II", confira
Formação:
Olof Wikstrand: vocais, guitarra base
Jonas Wikstrand: bateria
Tobias Lindqvis: bateria
Jonathan "Jonte" Nordwall: guitars
Faixas:
01 Die For The Devil
02 Searching For You
03 Undying Evil
04 From Beyond
05 Bells Of Hades + Death Rides This Night (medley)
06 Zenith Of The Black Sun
07 Live For The Night
08 Mesmerized By Fire
09 One Thousand Years Of Darkness
10 Guitar Solo + City Lights Jam
11 Scream Of The Savage
12 Drum Solo
13 Run For Your Life
14 Take Me Out Of This Nightmare
15 Destroyer
16 Katana
17 Midnight Vice
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
Ciência explica porque guitarristas de Metal fazem caretas durante solos matadores
A reação de Ozzy Osbourne quando Robert Trujillo avisou que estava indo para o Metallica

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



