Rhapsody of Fire: nova formação evolui em segundo disco pós-Lione
Resenha - Glory for Salvation - Rhapsody of Fire
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 08 de dezembro de 2021
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já a par da situação do nome "Rhapsody", o fã sabe muito bem que o grupo "original", que continua com o nome "Rhapsody of Fire", mantém atualmente apenas o tecladista Alex Staropoli, agora acompanhado por Giacomo Voli nos vocais, Roby De Micheli na guitarra, Alessandro Sala no baixo e a novidade Paolo Marchesich na bateria.
Rhapsody - Mais Novidades
Com este time ainda um tanto desconhecido, o quinteto italiano de power metal sinfônico chega nesta reta final (será?) da pandemia com o segundo álbum de estúdio de sua nova fase. Se o disco anterior deles, The Eighth Mountain, agradava sem surpreender muito, neste aqui a história já é diferente.
Muito mais robusto, imponente e poderoso, Glory for Salvation é matador na maior parte de seus 60+ minutos de música. Não necessariamente pela velocidade das canções, mas também pela força e pelos arranjos.
"Son of Vengeance", "The Kingdom of Ice" e "Infinitae Gloriae" agradarão aos apreciadores do gênero em sua forma mais oldschool, mas cumprindo o manual desta vertente, temos aquela empolgante pausa folclórica em "Terial the Hawk", precedida pelo interlúdio acústico e igualmente folk "Eternal Snow".
Outro destaque que merece comentários à parte é a épica "Abyss of Pain II", que já é a obra-prima desta era pós-Lione, combinando corais apoteóticos com riffs dinâmicos e versos ora em inglês, ora em italiano.
Falando no nosso idioma irmão, a reta final de Glory for Salvation perde o gás em um punhado de baladas sem graça, incluindo uma que aparece duas vezes como faixas bônus, cada qual com letras diferentes. Quisera eu saber italiano para entender se valia tanto a pena assim ter a mesma música em duplicidade...
Vale ressaltar que a voz de Giacomo, mais azeitada na formação, já convence bem mais e começa a deixar seu próprio legado na história deste grupo que está prestes a trintar.
Eu finalizei minha resenha do disco anterior dizendo que seriam necessárias "mais uma ou duas produções para crucificarmos ou aplaudirmos com segurança a nova era do Rhapsody of Fire". Bom, a não ser que eles patinem muito na próxima obra, podemos dizer tranquilamente que os novos detentores do lendário nome estão mandando muito bem.
Abaixo, o vídeo de "Chains of Destiny":
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/12/07/resenha-glory-for-salvation-rhapsody-of-fire/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Como Dave Mustaine se tornou o vocalista do Megadeth, segundo ele mesmo
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Estadão diz que rock voltou a fazer sucesso, mas vê problema: "Bibelô nostálgico"
Becky Baldwin celebra participação em novo álbum de Tony Iommi
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
Dinheiro tem pouca importância para Tuomas Holopainen, do Nightwish
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns
A música épica que se tornou um hit, surpreendeu autor e superou 1 bilhão no Youtube
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990



Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



