Rhapsody of Fire: nova formação evolui em segundo disco pós-Lione
Resenha - Glory for Salvation - Rhapsody of Fire
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 08 de dezembro de 2021
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já a par da situação do nome "Rhapsody", o fã sabe muito bem que o grupo "original", que continua com o nome "Rhapsody of Fire", mantém atualmente apenas o tecladista Alex Staropoli, agora acompanhado por Giacomo Voli nos vocais, Roby De Micheli na guitarra, Alessandro Sala no baixo e a novidade Paolo Marchesich na bateria.
Rhapsody - Mais Novidades
Com este time ainda um tanto desconhecido, o quinteto italiano de power metal sinfônico chega nesta reta final (será?) da pandemia com o segundo álbum de estúdio de sua nova fase. Se o disco anterior deles, The Eighth Mountain, agradava sem surpreender muito, neste aqui a história já é diferente.
Muito mais robusto, imponente e poderoso, Glory for Salvation é matador na maior parte de seus 60+ minutos de música. Não necessariamente pela velocidade das canções, mas também pela força e pelos arranjos.
"Son of Vengeance", "The Kingdom of Ice" e "Infinitae Gloriae" agradarão aos apreciadores do gênero em sua forma mais oldschool, mas cumprindo o manual desta vertente, temos aquela empolgante pausa folclórica em "Terial the Hawk", precedida pelo interlúdio acústico e igualmente folk "Eternal Snow".
Outro destaque que merece comentários à parte é a épica "Abyss of Pain II", que já é a obra-prima desta era pós-Lione, combinando corais apoteóticos com riffs dinâmicos e versos ora em inglês, ora em italiano.
Falando no nosso idioma irmão, a reta final de Glory for Salvation perde o gás em um punhado de baladas sem graça, incluindo uma que aparece duas vezes como faixas bônus, cada qual com letras diferentes. Quisera eu saber italiano para entender se valia tanto a pena assim ter a mesma música em duplicidade...
Vale ressaltar que a voz de Giacomo, mais azeitada na formação, já convence bem mais e começa a deixar seu próprio legado na história deste grupo que está prestes a trintar.
Eu finalizei minha resenha do disco anterior dizendo que seriam necessárias "mais uma ou duas produções para crucificarmos ou aplaudirmos com segurança a nova era do Rhapsody of Fire". Bom, a não ser que eles patinem muito na próxima obra, podemos dizer tranquilamente que os novos detentores do lendário nome estão mandando muito bem.
Abaixo, o vídeo de "Chains of Destiny":
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/12/07/resenha-glory-for-salvation-rhapsody-of-fire/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Pink Floyd e a curiosa e quase desconhecida canção de Natal gravada pela banda

Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Fabio Lione e Anette Olzon surgem juntos e legenda da foto indica nova parceria musical
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder



