Diablo Swing Orchestra: destaque de 2021 é um festival para a audição
Resenha - Swagger & Stroll Down the Rabbit Hole - Diablo Swing Orchestra
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 15 de novembro de 2021
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pela segunda vez consecutiva, o octeto sueco de (insira qualquer gênero aqui porque literalmente qualquer rótulo será adequado a pelo menos uma música deles) Diablo Swing Orquestra sofreu com atrasos para o lançamento de seu disco novo. Desta vez, a pandemia de COVID-19 foi a culpada. E quem acompanha a banda sabe que cada detalhe é muito bem calculado.
Pudera, como combinar oito membros e tantos gêneros sem que tudo soe como uma mera cacofonia franco-atiradora? Palmas para toda a equipe de masterização, mixagem e afins, que vez ou outra é criticada por pessoas que nunca usaram nem o Audacity.
E palmas para o próprio grupo, por ter criado este que, a esta altura de 2021, posso seguramente colocar entre os melhores lançamentos do ano. Swagger & Stroll Down the Rabbit Hole é uma das aventuras musicais mais interessantes deste ainda jovem século, talvez.
A abertura já consegue a proeza de fugir dos padrões dos suecos - se é que eles existem. Com um clima de trilha sonora, ela prepara o terreno para o carnaval sonoro onde metal, swing, jazz, música clássica e música folclórica fazem uma orgia que inutiliza os conceitos de gêneros, regras e limites.
Com cada faixa sendo um universo em si mesma, fica difícil falar em "destaques" ou "surpresas", mas tem algumas que realmente sobressaem, como "Celebremos lo Inevitable", arriscada porém belíssima homenagem ao Dia dos Mortos mexicano cantada em espanhol; "Jig of the Century", um coral carregado pelo rock; "Out Came the Hummingbirds", praticamente uma música eletrônica escrita para guitarras de heavy metal; e "Saluting the Reckoning", ricamente adoçada com country e com uma virada que provavelmente deixará o público ensandecido nos shows.
Esta seleção acima foi bastante subjetiva - mesmo para os padrões de uma resenha -, e provavelmente diferentes fãs e críticos pinçariam outras para comentar (se é que não discorreriam sobre todas as 13, tarefa da qual fugi para não transformar isto num romance).
Muitas bandas se vangloriam de "misturar" influências, de incorporar "de tudo um pouco" e de "desafiar gêneros", mas poucas sequer chegam perto do que o Diablo Swing Orchestra faz. Muita coisa acontece ao mesmo tempo, mas Swagger & Stroll Down the Rabbit Hole não fica cansativo. Muito pelo contrário, a obra convida a novas e novas escutadas, pois cada uma revela algo novo, de modo que esta resenha poderia ter múltiplas versões diferentes conforme o álbum fosse submetido a mais plays.
Abaixo, o clipe de "War Painted Valentine":
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/11/14/resenha-swagger-stroll-down-the-rabbit-hole-diablo-swing-orchestra/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


