Medjay: mais um grupo brasileiro de metal oriental começando com o pé direito
Resenha - Sandstorm - Medjay
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 24 de janeiro de 2021
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Oriente Médio é aqui. Esta é a impressão que paira após percebermos que, num período de um ano, duas bandas brasileiras de metal oriental estrearam, e estrearam bem. Primeiro, os cariocas do Vikram com o estupendo Behind the Mask: Part I, de 2019. E em 2020, foi a vez dos mineiros do Medjay, com Sandstorm, tema desta resenha. E não nos esqueçamos do já bem rodado Kattah, do Paraná, na ativa desde 2006.
O trabalho foi, se me permitem o trocadilho com o seu nome ("tempestade de areia" em inglês), corajosamente lançado em meio à tempestuosa pandemia da COVID-19. Mais precisamente em novembro. Sim, esta resenha está um bocado atrasada, mas veio.
A abertura instrumental toda orgânica "Egyptian Beast" dá o clima egípcio do disco, mas as faixas seguintes mostram que o som é calcado mesmo no power metal com aromas de thrash, progressivo e heavy tradicional. A própria sequência da abertura, "Medjay", não traz quase nada além das guitarras, vocais, baixo e bateria.
As coisas ficam mais interessantes na agitada "Death in the House of Horus", peça dinâmica que resgata os elementos árabes e configura, sem dúvida, um ponto alto.
Esse dinamismo se repete em "Revenge of Horus", pudera, é a mais longa, com seis minutos e meio. Puxando o nível ainda mais para cima, temos a participação da cantora lírica carioca Marília Zangrandi.
"Rise for Glory" é uma das mais típicas de power metal, o que pode ser explicado pelo nome de quem ajudou a compô-la: Rafael Bittencourt, do Angra. Apesar da presença dessa lenda, a canção ainda ficou entre as menos empolgantes.
A faixa-título, que considero a melhor, foi selecionada como single e recebeu um clipe. Foi uma manobra louvável, pois é uma música de pouco apelo comercial, mesmo para os padrões do grupo. Homenagem aos milhões de egípcios que marcharam contra Hosni Mubarak em 2011, ela recebeu um clipe bem sofisticado - dentro dos limites que a pandemia impõe e o orçamento presumivelmente modesto do quarteto - que valoriza a inquietude da letra.
Como não poderia faltar, temos uma balada: "Lady of the Nile", com a participação da paulista May Undead, do Torture Squad. Colocados quase em segundo plano, os instrumentos deixam muito espaço para a convidada e o vocalista Phil Lima (que também empunha uma das guitarras) desenvolverem um belo dueto.
May reaparece no encerramento "Violate" (cover do Iced Earh), que não consta em todas as versões digitais do álbum, o que me leva a deduzir que é uma faixa bônus - o que faz bastante sentido, pois ela adiciona uma dose cavalar de agressividade ao som outrora relativamente polido do grupo, destoando das companheiras.
Como Sandstorm foi lançado em novembro, eu não vou reclamar do fato deles terem homenageado um grupo cujo líder foi flagrado no início deste mês em meio aos terroristas que ocuparam o Capitólio dos EUA para intimidar os congressistas que se preparavam para validar a vitória de Joe Biden nas eleições.
Todos os membros estão de parabéns, mas fiquei particularmente satisfeito com a ala rítmica (Samuka Vilaça no baixo e Riccardo Linassi na bateria), que carrega as oito faixas com admirável destreza. Completa a formação Freddy Daniels na outra guitarra.
Engrossando o caldo de bandas brasileiras que se arriscam no improvável metal oriental, o Medjay estreou com firmeza e mostrando que provavelmente ainda tem munição para muitos outros lançamentos.
Abaixo, o clipe da faixa-título:
Track-list:
1. "Egyptian Beast"
2. "Medjay"
3. "Death in the House of Horus"
4. "Revenge of Horus"
5. "Rise for Glory"
6. "Sandstorm"
7. "Lady of the Nile"
8. "Violate"
FONTE: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/medjay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
O clássico do rock nacional inspirado em Duran Duran que tinha o refrão muito ruim
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


