Resenha - Inevitável - Cangaço
Por Alexandre Veronesi
Postado em 12 de junho de 2020
Quando se pensa em Folk Metal, a primeira coisa que vêm à cabeça são flautas, harpas, elfos e duendes, certo? Errado. A verdadeira definição vai muito além disso, afinal, o termo 'Folk' refere-se às culturas regionais de um local qualquer. Dito isso, o som praticado pelos recifenses do CANGAÇO pode ser considerado um Death/Folk Metal, pois une o peso e a brutalidade do Metal da morte a ritmos tradicionais nordestinos como Baião, Maracatu e Forró, resultando assim em algo interessante e muito singular. O trio, formado por Magno Barbosa Lima (vocal e baixo), Rafael Cadena (guitarra e vocal) e Mek Natividade (bateria e percussão), conta com mais de 10 anos de estrada e acaba de lançar seu novo EP, sob o título de "Inevitável", disponibilizado via canal oficial do YouTube no último dia 07 de Junho.

O trabalho tem início com "Fati", melancólica introdução de sanfona, seguida por "Abreu e Lima", que começa lenta e suave, mas não demora a tomar corpo e se tornar uma verdadeira pancadaria cheia de progressões e mudanças de andamento, com seus riffs tortos e altamente criativos. "Farpado" é uma faixa mais direta, mas sem nenhum detrimento da infindável riqueza dos arranjos e melodias, isso sem contar o vigoroso trabalho instrumental; enquanto "Ao Relento" alterna sua execução entre a cadência e a velocidade, sempre de forma rigorosamente orgânica, e conta com as vozes adicionais do músico e jornalista Wilfred Gadêlha. O encerramento do registro se dá com "Rachado", canção memorável e um dos maiores destaques do EP, que é abrilhantada ainda com um solo de guitarra visceral do grande Antonio Araújo (Korzus).
É interessante notar que as letras das músicas fazem, por diversas vezes, um paralelo sagaz entre temas culturais típicos da região do Nordeste - incluindo referências e trechos de poesia - e o nosso atual momento, onde vivemos envoltos por segregação, ódio, intolerância e ignorância nas mais diversas esferas da sociedade.
Todas as linhas de sanfona ficaram a cargo de Vinícius de Farias, parceiro de longa data do grupo. Vale destacar também a bela e abstrata arte da capa, criada pela artista Ayodê França, que evidencia ainda mais o orgulho e o teor regional que permeia a carreira do CANGAÇO desde o começo.
Em suma, "Inevitável" é puro, forte e honesto. Um trabalho cuidadosamente confeccionado por uma das bandas mais originais do nosso país na atualidade. Com certeza vale a conferida!
Cangaço - Inevitável (EP) (2020)
Gravadora: independente
Data de lançamento: 07/06/2020
Tracklist:
01 - Fati
02 - Abreu e Lima
03 - Farpado
04 - Ao Relento
05 - Rachado
Formação:
Magno Barbosa Lima - vocal e contrabaixo
Rafael Cadena - guitarra e vocal
Mek Natividade - bateria e percussão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



