Pattern-Seeking Animals: Novo álbum do grupo formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard

Resenha - Prehensile Tales - Pattern-Seeking Animals

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes
Enviar Correções  

9

Menos de um ano após estrear com um álbum autointitulado, que constou merecidamente entre os melhores lançamentos progressivos de 2019, o (super?)grupo estadunidense Pattern-Seeking Animals, formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard, já está de volta com um sucessor: Prehensile Tales.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A intrigante capa, que parece uma arte conceitual do jogo Shadow of the Colossus com alguns toques de Horizon: Zero Dawn e do filme Máquinas Mortais, não é, seguramente, a única coisa que chama a atenção nesta obra.

Porque, por mais que o próprio site oficial do quarteto informe que lançar um disco por ano é o objetivo, não deixa de ser surpreendente que ele tenha conseguido demonstrar franca evolução com relação ao trabalho anterior.

Por outro lado, sabendo que o tecladista John Boegehold é o principal compositor, a surpresa perde tamanho. O cara é uma usina de ideias, como o próprio vocalista e guitarrista Ted Leonard diz. São tantas as vezes em que sua assinatura aparece na discografia do Spock's Beard que surpreende ele não ser considerado integrante oficial.

publicidade

A ideia inicial do grupo (que conta ainda com Dave Meros no baixo e Jimmy Keegan na bateria) era justamente tentar não soar como uma derivação da sua "banda irmã", mas tal objetivo não foi totalmente cumprido em Pattern-Seeking Animals (o álbum). Desta vez, contudo, eles realmente adquirem uma sonoridade para chamarem de sua, como consequência da exploração de novos sons por parte de John.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A tríade de abertura ainda é composta por peças mais "tradicionais", evocando aquele rock progressivo neo-vintage do Spock's Beard. Mas as duas últimas, que juntas somam quase meia hora, reúnem uma compilação de passagens variadas e dinâmicas, com a primeira bastante influenciada por elementos sinfônicos e a segunda desbravando terrenos que nos remetem a... ska!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre essas duas metades, temos "Why Don't We Run", tão exótica quanto a capa, e em que a exploração musical atinge novos patamares e incorpora elementos sul-asiáticos impensáveis na cabeça de um purista.

E pronto, Prehensile Tales "já" acabou, após apenas seis faixas. Só que são seis faixas que renderam quase uma hora de música - ótima música. E, vamos combinar, merecem vaias aqueles que acusarem uma banda que se dispôs a realizar lançamentos anuais de ser breve demais numa mesma obra.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Abaixo, o vídeo de "Elegant Vampires":

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Track-list:

1. "Raining Hard in Heaven"
2. "Here in My Autumn"
3. "Elegant Vampires"
4. "Why Don't We Run"
5. "Lifeboat"
6. "Soon But Not Today"

FONTE:
Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/patternseekinganimals




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estiloMetalcore
Os dez trabalhos essenciais do estilo

Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a bandaLinkin Park
20 coisas que você não sabe sobre a banda


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Cli336 CliIL WhiFin Cli336 Cli336 Cli336 Cli336