Pattern-Seeking Animals: Novo álbum do grupo formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard
Resenha - Prehensile Tales - Pattern-Seeking Animals
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 29 de maio de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Menos de um ano após estrear com um álbum autointitulado, que constou merecidamente entre os melhores lançamentos progressivos de 2019, o (super?)grupo estadunidense Pattern-Seeking Animals, formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard, já está de volta com um sucessor: Prehensile Tales.

A intrigante capa, que parece uma arte conceitual do jogo Shadow of the Colossus com alguns toques de Horizon: Zero Dawn e do filme Máquinas Mortais, não é, seguramente, a única coisa que chama a atenção nesta obra.
Porque, por mais que o próprio site oficial do quarteto informe que lançar um disco por ano é o objetivo, não deixa de ser surpreendente que ele tenha conseguido demonstrar franca evolução com relação ao trabalho anterior.
Por outro lado, sabendo que o tecladista John Boegehold é o principal compositor, a surpresa perde tamanho. O cara é uma usina de ideias, como o próprio vocalista e guitarrista Ted Leonard diz. São tantas as vezes em que sua assinatura aparece na discografia do Spock's Beard que surpreende ele não ser considerado integrante oficial.
A ideia inicial do grupo (que conta ainda com Dave Meros no baixo e Jimmy Keegan na bateria) era justamente tentar não soar como uma derivação da sua "banda irmã", mas tal objetivo não foi totalmente cumprido em Pattern-Seeking Animals (o álbum). Desta vez, contudo, eles realmente adquirem uma sonoridade para chamarem de sua, como consequência da exploração de novos sons por parte de John.
A tríade de abertura ainda é composta por peças mais "tradicionais", evocando aquele rock progressivo neo-vintage do Spock's Beard. Mas as duas últimas, que juntas somam quase meia hora, reúnem uma compilação de passagens variadas e dinâmicas, com a primeira bastante influenciada por elementos sinfônicos e a segunda desbravando terrenos que nos remetem a... ska!
Entre essas duas metades, temos "Why Don't We Run", tão exótica quanto a capa, e em que a exploração musical atinge novos patamares e incorpora elementos sul-asiáticos impensáveis na cabeça de um purista.
E pronto, Prehensile Tales "já" acabou, após apenas seis faixas. Só que são seis faixas que renderam quase uma hora de música - ótima música. E, vamos combinar, merecem vaias aqueles que acusarem uma banda que se dispôs a realizar lançamentos anuais de ser breve demais numa mesma obra.
Abaixo, o vídeo de "Elegant Vampires":
Track-list:
1. "Raining Hard in Heaven"
2. "Here in My Autumn"
3. "Elegant Vampires"
4. "Why Don't We Run"
5. "Lifeboat"
6. "Soon But Not Today"
FONTE:
Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/patternseekinganimals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
O integrante que levou Tolkien às músicas do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Axl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava
"American Jesus" do Bad Religion e a representação de um pensamento estadunidense
O dilema de Paulo Ricardo: "John Lennon pegou minha mão e me trouxe de volta"

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



