Pattern-Seeking Animals: Novo álbum do grupo formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard
Resenha - Prehensile Tales - Pattern-Seeking Animals
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 29 de maio de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Menos de um ano após estrear com um álbum autointitulado, que constou merecidamente entre os melhores lançamentos progressivos de 2019, o (super?)grupo estadunidense Pattern-Seeking Animals, formado por membros atuais e antigos do Spock's Beard, já está de volta com um sucessor: Prehensile Tales.
A intrigante capa, que parece uma arte conceitual do jogo Shadow of the Colossus com alguns toques de Horizon: Zero Dawn e do filme Máquinas Mortais, não é, seguramente, a única coisa que chama a atenção nesta obra.
Porque, por mais que o próprio site oficial do quarteto informe que lançar um disco por ano é o objetivo, não deixa de ser surpreendente que ele tenha conseguido demonstrar franca evolução com relação ao trabalho anterior.
Por outro lado, sabendo que o tecladista John Boegehold é o principal compositor, a surpresa perde tamanho. O cara é uma usina de ideias, como o próprio vocalista e guitarrista Ted Leonard diz. São tantas as vezes em que sua assinatura aparece na discografia do Spock's Beard que surpreende ele não ser considerado integrante oficial.
A ideia inicial do grupo (que conta ainda com Dave Meros no baixo e Jimmy Keegan na bateria) era justamente tentar não soar como uma derivação da sua "banda irmã", mas tal objetivo não foi totalmente cumprido em Pattern-Seeking Animals (o álbum). Desta vez, contudo, eles realmente adquirem uma sonoridade para chamarem de sua, como consequência da exploração de novos sons por parte de John.
A tríade de abertura ainda é composta por peças mais "tradicionais", evocando aquele rock progressivo neo-vintage do Spock's Beard. Mas as duas últimas, que juntas somam quase meia hora, reúnem uma compilação de passagens variadas e dinâmicas, com a primeira bastante influenciada por elementos sinfônicos e a segunda desbravando terrenos que nos remetem a... ska!
Entre essas duas metades, temos "Why Don't We Run", tão exótica quanto a capa, e em que a exploração musical atinge novos patamares e incorpora elementos sul-asiáticos impensáveis na cabeça de um purista.
E pronto, Prehensile Tales "já" acabou, após apenas seis faixas. Só que são seis faixas que renderam quase uma hora de música - ótima música. E, vamos combinar, merecem vaias aqueles que acusarem uma banda que se dispôs a realizar lançamentos anuais de ser breve demais numa mesma obra.
Abaixo, o vídeo de "Elegant Vampires":
Track-list:
1. "Raining Hard in Heaven"
2. "Here in My Autumn"
3. "Elegant Vampires"
4. "Why Don't We Run"
5. "Lifeboat"
6. "Soon But Not Today"
FONTE:
Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/patternseekinganimals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Dave Mustaine comenta o risco que ele acha que Yngblud está correndo
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


