The Sword: Avançando, mas sem sair do lugar
Resenha - Used Future - Sword
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 26 de abril de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estadunidenses fazendo Stoner Metal são como italianos fazendo macarrão. Ou seja: você já sabe, de antemão, que algo muito bom deve resultar disso. Assim, quando eu soube que o grupo texano de Stoner/Doom Metal THE SWORD (que solidificou certo nome a partir de 2008, após abrir um show do METALLICA, ao lado do DOWN de Phil Anselmo) havia lançado um álbum, lá em 2018, me apressei em ouvi-lo, pois eu já imaginava que o negócio seria, provavelmente, muito bom. E não me enganei. Este álbum, batizado como "Used Future", é exatamente isso: muito bom. Ademais, as músicas se encaixam perfeitamente.
É claro que se você não aprecia o THE SWORD, devido ao seu vocal sem vida e nada impressionante e instrumental com ares sententistas, havendo algo de Blues fundido em meio a tudo, este álbum não lhe fará a menor diferença. O vocal, ainda que tenha apresentado uma sensível evolução desde o início da banda, continua a manter aquele estilo bonachão, descontraído e preguiçoso, sem a menor preocupação em ser um destaque na música, mas apenas uma complementação da mesma, parecendo um OZZY sonolento. A guitarra mantém seu característico som, sem muita abrangência, mesmo nas partes mais complexas, lembrando alguns momentos de BLACK SABBATH, favorecendo a atmosfera de Hard Rock que exala deste trabalho. Ou seja: é THE SWORD soando exatamente como o grupo era em 2003, quando lançou seu primeiro single. Não que isso seja ruim; pelo contrário, mostra como a banda é fiel a seu tipo de som e que os fãs podem mergulhar de cabeça, sabendo o que encontrarão aqui, sem perigo de se decepcionarem. A produção do trabalho impressiona, sendo, talvez, a melhor que o grupo teve até hoje. Influências de LYNYRD SKYNYRD, ZZ TOP e mesmo CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL emergem aqui e ali (como na faixa "Come And Gone"), resultando em algo impressionante e muito bem feito.
Ainda que o THE SWORD – não apenas neste trabalho, mas também em tudo o que a banda já lançou – não tenha muita originalidade, é preciso lembrar que o próprio gênero para o qual estão se dirigindo, dentro do Metal, não deixa muito espaço para manobras e interpretações artísticas. Desta forma, as guitarras não são nada técnicas, se mantendo sempre com sua sonoridade básica e solos lentos, ainda que focando no tom e na melodia. O baixo e o teclado são usados muito bem, mas de forma módica e contida, variando o suficiente para manter a música interessante, sem assumir o controle. Apesar da simplicidade habitual, "Used Future" é um bom trabalho, um álbum que os fãs do estilo (e, particularmente, da banda) comodamente podem ouvir sem medo de se decepcionar.
Faixas no álbum "Used Future": 9
Integrantes atuais da banda The Sword:
• J. D. Cronise – Vocal e guitarra;
• Kyle Shutt - Guitarra;
• Bryan Richie – Baixo;
• Santiago Vela III - Bateria.
Bandas Similares:
• Orange Goblin, dos Estados Unidos;
• Red Fang, dos Estados Unidos;
• Black Sabbath, do Reino Unido;
• Priestess, do Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


