Villagers Of Ioannina City: Criatividade e bom gosto no Folk Rock
Resenha - Age Of Aquarius - Villagers Of Ioannina City
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 03 de março de 2020
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Felizmente, chegamos a um período em que até mesmo alguns países com pouca tradição no Rock e Heavy Metal têm nos presenteado com bandas cuja qualidade é deveras impressionante. Imagine então aqueles países que já possuiam alguns nomes solidificados no som pesado, como é o caso da Grécia. De lá, já conhecemos nomes como ROTTING CHRIST, CAELESTIA, SEPTIC FLESH, o excelente AIRGED L´AMH (que anda meio sumido e, por algum motivo, desde 2008 não lança nada de novo) e LLOTH (banda fundada pela falecida Tristessa). No caso do grupo VILLAGERS OF IOANNINA CITY, esta crescente intimidade dos gregos com o Rock e Heavy Metal se reflete no esmero que sempre caracterizou seu trabalho. A banda é oriunda da cidade de Janina (daí o nome do grupo), na Grécia, e vem marcando seu nome na cena roqueira/metaleira de seu país desde 2007, ano de sua formação. O som da banda mergulha de cabeça no Stoner Rock exalando psicodelismo, tudo mesclado ao Folk Rock com atmosfera tipicamente relacionada à Grécia. Ou seja: músicas cheias de polifonia, marcadas pela presença de instrumentos folclóricos como gaita de foles, clarinete e o kaval (todos instrumentos de sopro). Tudo isso é magistralmente fundido com psicodelismo, resultando em algo excelente e difícil de ser descrito.
O mais recente álbum desta excelente banda é Age Of Aquarius, lançado em 2019. Falemos então deste álbum: o mesmo tem início com a faixa-título, após uma rápida vinheta. A música começa devagar, tranquila, mas em instantes se transforma em uma barulheira muito bem executada. O único senão: poderia ter menos que seus oito longos minutos. Mas músicas longas parecem ser uma característica da banda: de todas as 10 faixas deste trampo, apenas quatro possuem menos de seis minutos. Ou seja: cuidado! Músicas que, do contrário, seriam ótimas, como as faixas "Part V" e a viajandona "St. Triad", teriam tudo para serem classificadas como excelentes, se não se tornassem irremediavelmente enjoativas devido à sua longa duração. As outras faixas: "Dance Of Night" (outra música longa, mas é bem interessante, muito bem feita), "Arrival" (é apenas um solo de gaita de fole, com menos de dois minutos), "Father Sun" (chega mansa, como quem não quer nada; nos propociona alguns momentos de peso), "Millenium Blues" (como o nome indica, tem uma sonoridade que remete ao Blues, enjoativa e morna), "Cosmic Soul" (outra faixa longa, com mais de 9 minutos, mesclando momentos de peso e bom refrão) e a excelente "For The Innocent" que é simplesmente a melhor música, não apenas do álbum, mas de toda a carreira da banda. Eu poderia ouvi-la o dia inteiro. É pesada, muito bem feita, bem trabalhada, mesclando peso e instrumentos folclóricos atacando com vontade. Se todas as faixas fossem como esta, seria um álbum com certeira nota 10. O álbum finaliza com uma vinheta chamada "Sparkle Out Of The Black Hole", totalmente desnecessária.
O resumo do álbum: sem dúvida, é um trabalho interessante e original, sobretudo porque os arranjos são bonitos, e nos apresenta um bom casamento entre vocal e instrumental. Seria ainda melhor se as músicas não tivessem duração tão longa. Outra coisa: VILLAGERS OF IOANNINA CITY é uma banda de Rock, e não de Heavy Metal. Ou seja: se procura um vocal vomitadão, música pesada e guitarras a milhão, saiba que o trabalho desta banda está a quilômetros disso tudo.
Track List do álbum Age Of Aquarius:
01 – Welcome
02 – Age Of Aquarius
03 – Part V
04 – Dance Of Night
05 – Arrival
06 – Father Sun
07 – Millenium Blues
08 – Cosmic Soul
09 – For The Innocent
10 - Sparkle Out Of Black Hole
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


