Spiral Guru: Despretensioso, conciso e consciente
Resenha - Void - Spiral Guru
Por Ricardo Cunha
Postado em 01 de dezembro de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Spiral Guru é uma banda fundada em meados de 2013 na cidade de Piracicaba. Formada por Samuel Pedrosa (guitarra), José Ribeiro Jr. (baixo e backing vocals), Alexandre Garcia (bateria) e Andrea Ruocco (vocal).

A banda se define como "Stoner Rock" – definição esta, que se me permitem os músicos, discordo. Apesar das temáticas voltadas à ficção científica, vida extraterrestre e do som remeter às bandas dos anos 70, eu particularmente os percebo mais encaixados no heavy metal mais épico com tendência ao Doom Metal.
Desde 2014 pra cá, a banda laçou uma série de EPs, que criaram as bases para o seu álbum de estréia. Void contem 9 faixas distribuídas em 39 minutos. Nele, os músicos demonstram personalidade e consegue imprimir um estilo que contraria as próprias influências (de acordo com o citado no release), o que, para todos os efeitos, é bom! A produção, independente, é boa e os músicos souberam fazer o seu trabalho de forma muito satisfatória. Todos têm méritos, mas a vocalista Andrea Ruocco se destaca pelos vocais claros e bem cantados. E o principal é que, sendo uma produção independente, podemos dizer que o grupo atingiu ao equilíbrio quanto à forma e ao conteúdo. Mais do que isso, peso e melodia estão bem alinhados e, considerando os recursos, tiveram muito cuidado com os detalhes.
O QUE TEM DE BOM
Se ouvir com atenção, perceberá que o álbum tem muitos elementos adjacentes que circundam a obra e dizem muito a respeito da musicalidade da banda. Isso pode ser facilmente comprovado em canções como Oracle, Mindfulness (a mais progressiva do álbum)e Holy Moutain (cujo riff principal lembra Holy Dive, do Dio).
O QUE PODERIA SER MELHOR
A música aqui contida não é exatamente original, mas os músicos têm potencial para ir além.
CONCLUSÃO
Void é um trabalho despretensioso, conciso, mas realizado de forma muito consciente. Despretensão para uma banda jovem é certamente uma qualidade, mas para quem almeja uma carreira internacional, talvez, ser um pouco mais pretensioso não seja uma atitude ruim. Além do mais, o trabalho é feito com muito cuidado e honestidade. Por fim, como dito acima, a música aqui contida não é exatamente original, mas o grupo consegue se diferenciar dentro do nicho de que participa e isto é um indicativo do caminho a seguir. Aliás, particularmente, acredito que a banda está no rumo certo, devendo apenas acreditar no próprio esforço e persistir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


