Fastball: trio ainda agrada muito mesmo sem se superar
Resenha - Help Machine - Fastball
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 27 de outubro de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Felizmente, não foi necessário aguardar outros oito anos por mais um álbum de estúdio do power trio estadunidense Fastball. The Help Machine, sétimo lançamento deles, veio após uma espera mais usual de dois anos.
E ele segue de onde o ótimo Step into Light, seu antecessor, parou. Prossegue com a exploração de novos sons, mas sem perder algumas essências particulares do som da banda.
A abertura "Friend or Foe" adota sons esperançosos para iluminar o caminho que aguarda o ouvinte. "White Collar", uma das poucas composições do vocalista, tecladista, baixista e guitarrista Tony Scalzo, é uma faixa à qual eu atribuiria o rótulo de "100% Fastball" - e só quem é fã entende o que quero dizer.
O vocalista e guitarrista Miles Zuniga é quem se arrisca mais nas composições, sendo portanto o maior responsável pela adoção dos tais sons novos. Isso fica mais óbvio em "Holding the Devil's Hand", por exemplo, que mistura um clima sereno e soturno.
Mas Tony Scalzo também traz sua bagagem diversa, como na densa "All Gone Fuzzy", a divertidíssima "The Girl You Pretended to Be", a cativante "Doesn't It Make You Feel Small" e a já mencionada "White Collar".
A surpresa do disco, na humilde análise deste que vos escreve, é "Redeemed", com uma marcante roupagem bluegrass, como se o The Devil Makes Three realizasse uma participação especial.
Eu diria que o álbum perde para o anterior, e por dois motivos. Primeiramente porque Step into Light era um lançamento de retorno após um bom tempo quase totalmente sem inéditas, o que incendiou a antecipação por ele e deixou fãs e crítica menos rigorosos. E também porque era um trabalho bem conciso e direto, ainda que com um pé em várias áreas diferentes a título de exploração musical.
The Help Machine é um conjunto de músicas ótimas, mas falta um fio amarrador que faça elas fazerem mais sentido enquanto integrantes de uma mesma obra. O próprio Tony admitiu em entrevista ao Houston Press que a discrepância no número de composições dele e de Miles faz com que este disco tenha a cara deste último.
Abaixo, o clipe de "The Help Machine":
Track-list:
1. "Friend or Foe"
2. "White Collar"
3. "Holding the Devil's Hand"
4. "Redeemed"
5. "All Gone Fuzzy"
6. "Help Machine"
7. "Surprise Surprise"
8. "The Girl You Pretended to Be"
9. "I Go South"
10. "Doesn't it Make You Feel Small"
11. "Never Say Never"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/thehelpmachine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Geoff Tate explica por que projeto com Bruce Dickinson e Rob Halford não foi adiante
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Quem inventou a frase "sexo, drogas e rock and roll"?
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A balada "anti-romântica" que salvou o U2, segundo The Edge
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal
O membro do Metallica a quem produtor precisou ensinar o básico: "Achava ele inútil"


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



