Belle Trio: surge mais um ótimo nome da música instrumental brasileira
Resenha - Tríptico - Belle Trio
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 16 de outubro de 2019
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de duas décadas acompanhando músicos do naipe de Cátia de França, Gus Monsanto, Oniblues Band, Arthur Maia, Chico César, Jorge Amorim, Xangai, Milton Guedes, Russo Passapusso e outros, o guitarrista brasileiro Wiliam Belle finalmente decidiu criar e lançar um material totalmente autoral.
Unindo forças com dois companheiros da Oniblues Band - o baixista Zeca Vellozo e o baterista Coquinho - Wiliam formou o seu Belle Trio e, com ele, colocou nas plataformas digitais o seu disco de estreia Tríptico.
A qualidade do lançamento com certeza o coloca em pé de igualdade com outros ótimos nomes recentes do instrumental brasileiro como Freakeys, Fernando Molinari e Matheus Manente. E por que não compará-lo com artistas internacionais? Sem dúvidas há calibre aqui para isso.
A abertura "Fusion Nº 1" é um excelente cartão de visitas, resumindo de forma concisa a proposta musical do álbum. "Coconut Groove" permite a Coquinho (há!) mostrar o seu melhor nas baquetas e, condizentemente, é uma das faixas mais rítmicas. Essa diversidade rítmica vai voltar assim, no talo, só lá na ótima "Organized Mess", cujo nome é bastante apropriado para o gênero do disco como um todo.
No meio do caminho, temos "Prestige", "Saturno" e "Belle Blues", que adotam uma roupagem mais serena e leve, com foco no fino canto da guitarra de William (que, afinal, é o líder do trio). O encerramento "Terra Oca" leva isso a um patamar diferente ao dispensar percussão e focar apenas nas cordas - todas tocadas pelo próprio William. Uma jornada musical inspirada no clássico Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne.
Como prometido na divulgação do trabalho, Tríptico é uma obra que colide harmoniosamente rock, jazz fusion, MPB, blues, funk e R&B. É o tipo de som que eu poderia ouvir por horas a fio num bar apreciando uma boa cerveja sem enjoar. Convido você a fazer o mesmo favor a si mesmo.
Abaixo, a faixa "Fusion Nº1":
Track-list:
1. "Fusion Nº1"
2. "Coconut Groove"
3. "Prestige"
4. "Saturno"
5. "Belle Blues"
6. "Organized Mess"
7. "Terra Oca"
Fonte:
Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/belletrio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"
O estilo musical que George Israel não curte: "Sem conexão com o Rio de Janeiro"


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



