RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico

imagemNando Reis reflete sobre o grande amor de sua vida e diz que não quer voltar ao inferno

imagemA opinião de Roger Waters sobre o Radiohead em seu auge criativo

imagemA música menos ouvida de cada disco do Metallica no Spotify

imagemHorrorizado, Jason Newsted diz que aprendeu com o Guns N' Roses o que não quer ser na vida

imagemAs 23 músicas que o Guns N' Roses tocou apenas uma vez ao vivo, segundo o Setlist.fm

imagemO dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark

imagemQuem foi o consultor de letras inesquecíveis dos astros Rita Lee e Cazuza?

imagemQuando Gene Simmons, entediado, pediu pro João Gordo levar ele para um rolê em SP

imagemTina Turner: Top 10 colaborações da cantora com os maiores nomes do rock

imagemO hit da Legião Urbana que fala sobre o polêmico "grande relacionamento gay da Bíblia"

imagemRecomeço, improvisos e maconha: como Dio criou o clássico "Holy Diver"

imagemSem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2

imagemO clássico do Iron Maiden que foi modificado para não ficar parecido com música do Queen

imagemCinco coisas sobre o Gojira que você precisa saber antes do show no Brasil


Stamp

Shaman: Reason era o testamento da banda

Resenha - Reason - Shaman

Por Marcio Machado
Postado em 31 de julho de 2019

Nota: 9

O Shaman continuava em alta após a estrondosa estreia com "Ritual" em 2002 e uma baita dvd em 2003. Assim sendo, um novo lançamento era mais do que aguardado pelos fãs aquela altura. Eis que surgia então, três anos após "Reason", que é um outro grande marco na história do Metal nacional, mas com outras qualidades diferentes de seu antecessor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco foi gravado na Alemanha e de novo produzido por Sascha Paeth, todo em um sistema analógico, podemos conferir logo de início que a sonoridade foi para um lado mais cru e mais direto do que antes, mesmo que com vários momentos de muito peso no primeiro disco (oi For Tomorrow!).

"Turn Away" abre o disco e já abre carregada com uma banda muito afiada, carregando com guitarras pesadas e uma bateria bastante crua de Ricardo Confessori (olha esse bumbo) e um Andre Matos cantando com uma voz extremamente rasgada e cheia de corpo acompanhando a pegada mais direta da canção, mas sem deixar seus tons altos de lado, a última frase da canção prova isso. Logo ela explode em um grande refrão. Continua a banda super afiada e agora o outrora novato Hugo Mariutti se sente mais a vontade em suas criações e traz um belo andamento e um solo muito bom. Grade começo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa título já da as caras em seguida, "Reason" começa cadenciada e mais lenta. Aqui temos uma pegada mais gótica em seus primeiros versos e continua num bom refrão bastante melódico. Seu final é bem dramático com vozes líricas acompanhadas por pianos e bastante peso, e por falar em gótico…

A próxima da vez se trata de um cover, e que cover é esse?! "More", da banda The Sister of Mercy é quem é a escolhida e que versão maravilhosa foi essa que a banda criou. Cheia de peso e aliada a voz muito bem conduzida de Andre, criaram uma versão que consegue se sair até melhor do que a original. A banda respeitou muito bem o material primário e ao mesmo tempo colocar sua identidade mais Heavy Metal ali e praticamente se apoderar da canção como se fosse sua. Bela roupagem hein meninos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

"Innocence" é quem segue o trabalho e bom…desde os tempos do Angra, essa trupe sabia conduzir suas baladas não é?! Não perderam a mão e criaram uma linda faixa aqui. O começo é brando com Andre e um piano num momento bastante intimista e ele mostrando todo o domínio que tem e aos poucos tudo vai ganhando um crescendo até termos um refrão maravilhoso e em seguida um solo cheio de feeling e que final temos aqui, aos 3:45 é o momento que se você segurou a emoção até ali, irá se soltar.

Continuando de volta ao peso, está "Scarred Forever" que descarrega a fúria das guitarras de Hugo. A ponte é quebrada e a mudança no refrão é muito boa, levando para um lado mais melódico e lento e mostrando que a banda está muito bem alinhada. Outro solo surge aqui muito bem feito e teclados climáticos acompanham tudo dando mais charme para as boas frases construídas ali.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

"In The Night" começa com alguns pequenos toques eletrônicos, mas logo o lado mais pesado dá as caras num pequeno flerte com algo mais prog e andamento cadenciado. O refrão é maravilhoso, um dos melhores criados pela banda e pega fácil e destaque para o timbre de Andre nesse momento. É uma das mais bem trabalhadas deste álbum e com certeza um destaque maior aqui é merecido.

Continuando com um ritmo mais lento, mas sem perder o peso está "Rough Stone" que invoca o Shaman de "Ritual". Aqui o baixo de Luís aparece em destaque e leva a canção nos versos e quando se junta aos demais as coisas ficam muito boas e aqui está o solo mais bem construído do álbum e sua ponte é bastante pesada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Iron Soul" já entra na pegada Power Metal, bastante rápida e cheia de vigor, começa sem muito tempo de respirar e ganha corpo nas vozes dobradas e refrão grande bem no estilo que faz lembra algo que poderia ter saído lá do "Fireworks". Há uma passagem onde o peso da espaço aos pianos deixarem sua marca e logo tudo volta a quebradeira do refrão.

Aliando peso e melodia temos "Trial of Tears", a que para mim é disparada a melhor faixa do disco todo. Tudo aqui funciona muito bem executado. É rápida, pesada e afiada com todos os instrumentos muito bem encaixados e um grande momento da voz de Andre Matos que mescla o lado mais brando ao mais agressivo e abusa de seus agudos com uma grande naturalidade. O refrão é forte e chega cheio de vontade aos ouvidos. Grande faixa da banda que merece um destaque maior do que o de fato tem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - DEN
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Encerrando o disco, temos "Born to Be" que começa numa espécie de balada, mas logo caímos num andamento pesado e um ótimo refrão, e outro solo executado com maestria. O final é digno de figurar como encerramento com tudo passando a sensação de dever cumprido até ali. Que discaço tivemos a oportunidade de prestigiar aqui, mais um grande ponto para o Metal nacional.

"Reason" era o testamento do Shaman com esta formação que infelizmente morreu tão rápido quanto sua ascensão ao hall de bandas brasileiras que merecerem seu posto. Com dois discos mostraram uma grande versatilidade e competência agregando em muito para nós ouvintes e apreciadores do gênero e que vez ou outra vemos uma beldade dessas dar as caras por aqui. O futuro talvez reservasse mais coisas do tipo, porém como a vida é cheia de surpresas, dia 08/06 deste ano tivemos que ser obrigados a deixar de sonhar com algo assim novamente, mas com a felicidade de ainda poder apreciar o que nos foi deixado e que maravilha foram esses dois discos! Aplausos para esses caras, mais do que merecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Andre Matos: Carina Fragozo explica a letra de "Carry On", do Angra

Noturnall: Aquiles diz que nunca houve rivalidade com Confessori


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Facchini Medeiros | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Marcio Machado

Estudante de história, apaixonado por cinema e o bom rock, fã de Korn, Dream Theater e Alice in Chains. Metido a escritor e crítico.
Mais matérias de Marcio Machado.