COC: o retorno de Pepper Keenan em um disco estupendo
Resenha - No Cross No Crown - Corrosion of Conformity
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de julho de 2019
As relações humanas são fascinantes. O fruto da parceria entre indivíduos é a soma das forças de cada um. Criativamente, os ingredientes colocados na mistura resultam em diferentes produtos finais. O Corrosion of Conformity é um exemplo clássico disso. "No Cross No Crown" é o primeiro álbum da banda a contar com o vocalista e guitarrista Pepper Keenan desde "In the Arms of God" (2005). E o retorno do tempero principal volta a dar ao COC a personalidade e a força que colocaram a banda no topo durante os anos 1990.
Corrosion Of Conformity - Mais...
Neste hiato, Keenan focou na parceria com Phil Anselmo no Down, enquanto o Corrosion of Conformity lançou dois discos - o auto-intitulado trabalho de 2012 e "IX" em 2014. Não foram álbuns ruins, mas faltava algo. E este algo está presente de forma massiva em "No Cross No Crown".
Ainda que todos saibam e tenham consciência, é praticamente impossível mensurar a importância do Black Sabbath para a música pesada. Nenhuma banda influenciou e moldou tanto o gênero como o quarteto de Birmingham. E o novo álbum do COC mostra isso mais uma vez. Tremendamente influenciado pelos riffs de Tony Iommi, "No Cross No Crown" é uma ode à banda mais importante do metal. Peso em doses cavalares, canções muito bem escritas e interpretações impregnadas de pedigree tornam o disco uma delícia para os ouvidos que estão à procura de um bom álbum de metal.
Com força e inspiração, Keenan colocou o Corrosion of Conformity novamente nos trilhos. Há uma certa semelhança com o que o Paradise Lost fez em 2017 com "Medusa", onde os exageros foram aparados e o foco ficou na agressividade e na profundidade das composições. A diferença é que o COC consegue incluir uma dose ainda maior de melodias melancólicas, resultando em passagens muito bonitas entre a rifferama predominante.
Com quase uma hora de duração e quinze músicas, "No Cross No Crown" é um dos grandes discos do Corrosion of Conformity e não deve nada a clássicos como "Blind" (1991) e "Deliverance" (1994). O retorno de Pepper Keenan é a peça que faltava para a engrenagem do COC voltar a funcionar com toda força.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A rockstar famosa que rejeitou Steven Tyler por não gostar de algo tão grande
"Tony Iommi me intimida, e ele sabe disso", diz Ozzy Osbourne
A lição que o System of a Down aprendeu ao abrir para o Slayer por um ano


Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



