Avantasia: "Bonito e harmônico, natural e leve"

Resenha - Avantasia - Moonglow

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gabriele Moura
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Após o sucesso do álbum "Ghostlights" lançado em janeiro de 2016, o projeto alemão liderado por Tobias Sammet, Avantasia, lança seu oitavo disco, o "Moonglow, lançado no último dia 15 pela Nuclear Blast. O álbum contém 12 canções e grandes vocalistas foram convidados para participações, dentre eles podemos citar Michael Kiske (Helloween), Geoff Tate (Queensryche), Hansi Kürsch (Blind Guardian), Candice Night (Blackmore's Night) e Mille Petrozza (Kreator).

Separados no nascimento: Paul Stanley e Ioná MagalhãesVH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora

O disco abre com a faixa "Ghost In The Moon", que chega quase aos 10 minutos de duração de um som que para mim é viciante, uma música cheia de harmonia e beleza com um vocal linear sem as "grandes aventuras" vocais de Sammet. Seu ponto forte é o refrão, envolvente e com um coral na medida e muito bem sincronizado, é impossivel não querer cantar e vibrar junto. Sem dúvida essa foi a melhor escolha para abrir o disco, impecável, que mesmo longa, não cansa o ouvinte.

Gostei bastante também da segunda canção, "Book Of Shallows" que tem a participação de Hansi Kürsch, Jorn Lande, Ronnie Atkins e Mille Petrozza. Achei o conjunto vocal bem montado, e o peso que o Petrozza trás para a canção se encaixa e soa muito bem. A faixa titulo do álbum, "Moonglow", conta com a participação de Candice Night. Esse não é o melhor dueto do Avantasia, acho que outras vocalistas teriam encaixado melhor, e acredito que essa seja a minha unica critica ao álbum, mas a canção como um todo é interessante, Tobias Sammet sempre consegue acertar no ritmo e no andamento de suas músicas, tornando-as envolventes do início ao fim. "Requiem For A Dream", com participação de Michael Kiske, é uma canção que chama muito atenção. Ela é intensa, pesada e com uma sutileza na medida certa. Kiske e Sammet juntos são muito bons. Destaco também "Starlight", com participação de Ronnie Atkins, ela tem um refrão daqueles "chicletes" que que te faz ficar cantarolando por horas sem ao menos perceber.

Ouvi esse disco por 3 vezes antes de inciar a resenha, pois ele como um todo é muito bom e viciante, e uma quarta vez ao inciar o texto. Em todas as vezes a canção que mais me prendeu e que me deixou extremamente animada foi a primeira, "Ghost In The Moon" é a melhor canção do disco, e sem dúvida alguma, irá se imortalizar no repertorio do Avantasia, tornando-se assim como outras, um hino nos shows. O disco se encerra com "Heart", mais uma canção impecável, com ritmo, envolvência, e um solo de guitarra bem feito e bem executado.

" Creio ser o álbum mais caprichado e detalhado que nós já fizermos. Não apenas ambicioso, mas também com amor nos pequenos detalhes. AVANTASIA é o melhor parque de diversões para as fantasias de um compositor se tornarem realidade: elementos célticos, elementos mundiais, grandes coros, arranjos atmosféricos, participações incríveis de vocalistas convidados e, claro, a marca registrada do som que caracterizou o AVANTASIA. Uma pessoa na indústria musical me disse que é difícil fazer música com uma beleza natural, de modo que essa música não encaixa em nenhum cenário e "ninguém soa como o AVANTASIA".

Essas foram as palavras de Tobias Sammet ao descrever o 'Moonglow", e sem exageros, é o melhor disco do projeto até então, o mais bonito e harmônico, ele é natural e leve, sabendo trazer uma melodia mais forte sem perder a beleza e sutileza. Creio que ele seja tudo o que o Avantasia sempre quis representar. Se não fosse a escolha falha, na minha opinião, para o dueto da música titulo, o álbum seria nota 10.

Track List

1. Ghost In The Moon
2. Book Of Shallows
3. Moonglow
4. The Raven Child
5. Starlight
6. Invincible
7. Alchemy
8. The Piper At The Gates Of Dawn
9. Lavender
10. Requiem For A Dream
11. Maniac

Bonus Track
12. Heart




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Avantasia"


Michael Kiske: a importância de Sammet no seu retorno ao MetalMichael Kiske
A importância de Sammet no seu retorno ao Metal

Avantasia: Andre Matos devolve os elogios de Tobias SammetAvantasia
Andre Matos devolve os elogios de Tobias Sammet

Metal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuaisMetal/Hard
Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais


Separados no nascimento: Paul Stanley e Ioná MagalhãesSeparados no nascimento
Paul Stanley e Ioná Magalhães

VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissoraVH1
Os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora

Dr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis TadeuDr. Sin
Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu

Buckethead: uma rara imagem do guitarrista sem a máscaraHalloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataThe Walking Dead: ouça a música tema em ótima versão metalMonsters Of Rock 2015: conheça a loira que "deu um show" com o Steel Panther

Sobre Gabriele Moura

Gabriele Moura, 17 anos, dona do site The Metal World e membro da equipe da Black Legion Produções!

Mais matérias de Gabriele Moura no Whiplash.Net.

adGooILQ