Paradise Lost: Inovador e fundamental, o maior momento da carreira
Resenha - Draconian Times - Paradise Lost
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de fevereiro de 2019
Quem é fã do PARADISE LOST sabe que a banda já mudou muito, e continua mudando até hoje. O seu trabalho mais ilustre, "Draconian Times", é fruto dessas constantes e significativas mudanças.
O disco foi lançado em 1995, época em que muitas bandas começaram a incluir elementos novos em seus trabalhos. A música pesada passava por muitas transformações interessantes, e enquanto parte do público mergulhava de cabeça nas novidades que estavam surgindo, outra parcela mais preguiçosa (que continua muito viva e ativa até os dias de hoje) espalhava o enfadonho e insuportável papo de que "o rock está morrendo".
Paradise Lost - Mais Novidades
Pois bem, o PARADISE também resolveu modificar o seu som, e o resultado não poderia ser melhor do que o apresentado em "Draconian Times". O peso de álbuns anteriores está ali, as composições mais arrastadas também. Porém, quem não conhece o trabalho dos caras e ouve o disco não imagina que foi a mesma banda que gravou "Gothic", por exemplo. A veia Doom/Gothic ainda estava ali, mas dessa vez, um senso enorme de melodia estava fazendo companhia.
O disco é uma viagem do começo ao fim, e alterna momentos mais calmos com alguns mais agitados. Porém, não vá com muita sede ao pote esperando um disco de Rock And Roll que vai tocar em festas de aniversário. Afinal, estamos falando de PARADISE LOST. Quando digo momentos agitados, falo sobre os riffs de Heavy Metal que dão as caras em algumas músicas.
A primeira música do disco, a ótima "Enchantment" é um aviso do que está por vir: uma atmosfera hipnotizante, cheia de climas, varia entre o doom e o heavy, com o grande Nick Holmes mostrando toda a versatilidade de sua voz. Esse é basicamente um resumo rápido do disco: enquanto algumas músicas são mais Doom, outras pendem para o Gothic/Heavy.
Clássicos não faltam no disco, como é o caso de "Forever Failure", uma das maiores composições da carreira do PARADISE. Uma música que desperta angústia e desespero em proporções gigantescas. Os trechos que contam com a voz do falecido Charles Manson colaboram muito para a música ganhar contornos épicos.
Também não podemos esquecer a maravilhosa "Hallowed Land", e da marcante "The Last Time", que tem um refrão extremamente grudento. A grande "I See Your Face" segue a mesma "vibe" de "Hallowed Land", e "Once Solemn" surpreende pelo seu clima totalmente Heavy Metal, mas sem fugir da essência do Paradise.
Ao mesmo tempo em que músicas como as citadas acima chamam a atenção do ouvinte, outras um pouco mais densas, casos de "Jaded", "Elusive Cure" e Hands Of Reason" também garantem ótimos momentos.
Talvez seja essa harmonia entre os climas que torne "Draconian Times" um clássico não apenas do PARADISE, mas da música pesada em si. Um disco corajoso, original, que mistura agonia com esperança ("Yearn For Change" é um belo exemplo), peso com melodia ("Shadowkings" mostra bem isso) e que olha para o futuro, sem esquecer o passado glorioso da banda.
"Draconian Times", além de tudo, serve de "ponte" para os subestimados discos que o sucederam. De qualquer forma, até hoje, continua sendo o maior trabalho do PARADISE LOST.
Fundamental!
Outras resenhas de Draconian Times - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi




Paradise Lost ainda se considera gothic metal? Vocalista Nick Holmes responde
O pior disco do Paradise Lost, de acordo com a Metal Hammer
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
A banda de metal cujo show foi interrompido e deixou casa de shows fedendo por um ano



