Paradise Lost: Inovador e fundamental, o maior momento da carreira
Resenha - Draconian Times - Paradise Lost
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de fevereiro de 2019
Quem é fã do PARADISE LOST sabe que a banda já mudou muito, e continua mudando até hoje. O seu trabalho mais ilustre, "Draconian Times", é fruto dessas constantes e significativas mudanças.
Paradise Lost - Mais Novidades
O disco foi lançado em 1995, época em que muitas bandas começaram a incluir elementos novos em seus trabalhos. A música pesada passava por muitas transformações interessantes, e enquanto parte do público mergulhava de cabeça nas novidades que estavam surgindo, outra parcela mais preguiçosa (que continua muito viva e ativa até os dias de hoje) espalhava o enfadonho e insuportável papo de que "o rock está morrendo".
Pois bem, o PARADISE também resolveu modificar o seu som, e o resultado não poderia ser melhor do que o apresentado em "Draconian Times". O peso de álbuns anteriores está ali, as composições mais arrastadas também. Porém, quem não conhece o trabalho dos caras e ouve o disco não imagina que foi a mesma banda que gravou "Gothic", por exemplo. A veia Doom/Gothic ainda estava ali, mas dessa vez, um senso enorme de melodia estava fazendo companhia.
O disco é uma viagem do começo ao fim, e alterna momentos mais calmos com alguns mais agitados. Porém, não vá com muita sede ao pote esperando um disco de Rock And Roll que vai tocar em festas de aniversário. Afinal, estamos falando de PARADISE LOST. Quando digo momentos agitados, falo sobre os riffs de Heavy Metal que dão as caras em algumas músicas.
A primeira música do disco, a ótima "Enchantment" é um aviso do que está por vir: uma atmosfera hipnotizante, cheia de climas, varia entre o doom e o heavy, com o grande Nick Holmes mostrando toda a versatilidade de sua voz. Esse é basicamente um resumo rápido do disco: enquanto algumas músicas são mais Doom, outras pendem para o Gothic/Heavy.
Clássicos não faltam no disco, como é o caso de "Forever Failure", uma das maiores composições da carreira do PARADISE. Uma música que desperta angústia e desespero em proporções gigantescas. Os trechos que contam com a voz do falecido Charles Manson colaboram muito para a música ganhar contornos épicos.
Também não podemos esquecer a maravilhosa "Hallowed Land", e da marcante "The Last Time", que tem um refrão extremamente grudento. A grande "I See Your Face" segue a mesma "vibe" de "Hallowed Land", e "Once Solemn" surpreende pelo seu clima totalmente Heavy Metal, mas sem fugir da essência do Paradise.
Ao mesmo tempo em que músicas como as citadas acima chamam a atenção do ouvinte, outras um pouco mais densas, casos de "Jaded", "Elusive Cure" e Hands Of Reason" também garantem ótimos momentos.
Talvez seja essa harmonia entre os climas que torne "Draconian Times" um clássico não apenas do PARADISE, mas da música pesada em si. Um disco corajoso, original, que mistura agonia com esperança ("Yearn For Change" é um belo exemplo), peso com melodia ("Shadowkings" mostra bem isso) e que olha para o futuro, sem esquecer o passado glorioso da banda.
"Draconian Times", além de tudo, serve de "ponte" para os subestimados discos que o sucederam. De qualquer forma, até hoje, continua sendo o maior trabalho do PARADISE LOST.
Fundamental!
Outras resenhas de Draconian Times - Paradise Lost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden

Paradise Lost divulga vídeo de "Salvation", faixa de seu novo disco de estúdio
O álbum "diferentão" do Paradise Lost que Nick Holmes considera ótimo
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90


