Paradise Lost: Inovador e fundamental, o maior momento da carreira

Resenha - Draconian Times - Paradise Lost

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Quem é fã do PARADISE LOST sabe que a banda já mudou muito, e continua mudando até hoje. O seu trabalho mais ilustre, "Draconian Times", é fruto dessas constantes e significativas mudanças.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco foi lançado em 1995, época em que muitas bandas começaram a incluir elementos novos em seus trabalhos. A música pesada passava por muitas transformações interessantes, e enquanto parte do público mergulhava de cabeça nas novidades que estavam surgindo, outra parcela mais preguiçosa (que continua muito viva e ativa até os dias de hoje) espalhava o enfadonho e insuportável papo de que "o rock está morrendo".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, o PARADISE também resolveu modificar o seu som, e o resultado não poderia ser melhor do que o apresentado em "Draconian Times". O peso de álbuns anteriores está ali, as composições mais arrastadas também. Porém, quem não conhece o trabalho dos caras e ouve o disco não imagina que foi a mesma banda que gravou "Gothic", por exemplo. A veia Doom/Gothic ainda estava ali, mas dessa vez, um senso enorme de melodia estava fazendo companhia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco é uma viagem do começo ao fim, e alterna momentos mais calmos com alguns mais agitados. Porém, não vá com muita sede ao pote esperando um disco de Rock And Roll que vai tocar em festas de aniversário. Afinal, estamos falando de PARADISE LOST. Quando digo momentos agitados, falo sobre os riffs de Heavy Metal que dão as caras em algumas músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A primeira música do disco, a ótima "Enchantment" é um aviso do que está por vir: uma atmosfera hipnotizante, cheia de climas, varia entre o doom e o heavy, com o grande Nick Holmes mostrando toda a versatilidade de sua voz. Esse é basicamente um resumo rápido do disco: enquanto algumas músicas são mais Doom, outras pendem para o Gothic/Heavy.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Clássicos não faltam no disco, como é o caso de "Forever Failure", uma das maiores composições da carreira do PARADISE. Uma música que desperta angústia e desespero em proporções gigantescas. Os trechos que contam com a voz do falecido Charles Manson colaboram muito para a música ganhar contornos épicos.

Também não podemos esquecer a maravilhosa "Hallowed Land", e da marcante "The Last Time", que tem um refrão extremamente grudento. A grande "I See Your Face" segue a mesma "vibe" de "Hallowed Land", e "Once Solemn" surpreende pelo seu clima totalmente Heavy Metal, mas sem fugir da essência do Paradise.

Ao mesmo tempo em que músicas como as citadas acima chamam a atenção do ouvinte, outras um pouco mais densas, casos de "Jaded", "Elusive Cure" e Hands Of Reason" também garantem ótimos momentos.

publicidade

Talvez seja essa harmonia entre os climas que torne "Draconian Times" um clássico não apenas do PARADISE, mas da música pesada em si. Um disco corajoso, original, que mistura agonia com esperança ("Yearn For Change" é um belo exemplo), peso com melodia ("Shadowkings" mostra bem isso) e que olha para o futuro, sem esquecer o passado glorioso da banda.

"Draconian Times", além de tudo, serve de "ponte" para os subestimados discos que o sucederam. De qualquer forma, até hoje, continua sendo o maior trabalho do PARADISE LOST.

Fundamental!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de Draconian Times - Paradise Lost

Paradise Lost: Os 20 anos do magnífico "Draconian Times"


GooInArt Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL WhiFin Goo336