Lucas Ray Exp: Prog eclético made in Maranhão
Resenha - Sphinx - Lucas Ray Exp
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80 Minutos
Postado em 13 de dezembro de 2018
O site do 80 Minutos nasceu com uma simples proposta: falar sobre música de qualidade. Diretamente ou indiretamente, este trabalho acaba ajudando muitos músicos talentosos que estão buscando por espaço neste mercado tão difícil. Lucas Ray é um deles. Nos falamos recentemente e fiquei sabendo que estava para lançar o seu primeiro EP. Lucas é guitarrista, compositor e estava disposto a me mostrar o seu trabalho para divulgação. Logo na primeira audição, fiquei bastante impressionado com o conteúdo.

A formação que acompanha Lucas fez um ótimo trabalho. O mais interessante foi ouvir o baterista Bruno Valverde (Angra) se aventurando em outros estilos musicais mais distantes do power metal. É realmente um excelente músico. Com ele, completam a cozinha o baixista Alexandre Panta (Canal Fala Baixista), o tecladista Neemias Teixeira, e Alex Fogaça na percussão das faixas "Run Rabbit, Run", "Xibalba" e "Sphinx".
A primeira música de trabalho do EP foi o single instrumental "Reveries". Um prato cheio para os fãs de Eric Johnson e Steve Vai. Passagens lentas e melódicas, em uma faixa que cresce no final, de maneira extremamente empolgante. Ao mergulhar nas demais canções, muitas e muitas surpresas. O talento de Lucas, somado com suas inúmeras influências, juntos permitiram a criação de um álbum extremamente eclético, com passagens que referenciam estilos brasileiros, além de reggae, folk e progressivo.

A faixa de abertura "Iceland" começa acústica e cresce com levadas de progressivo e folk. Aqui, é possível conhecer um pouco mais do lado vocalista de Lucas.
"Run Rabbit, Run" é um mix de estilos surpreendente, apresentand diversas variações. Começa no estilo Neal Morse, fica melódica e passa até pelo samba. Uma surpresa atrás da outra.
Outra faixa que me chamou bastante a atenção foi "Xibalba". Ótima levada rítmica conduzida pela guitarra de Lucas.
"Sphinx" é dividida em duas partes, que são as minhas favoritas. A primeira traz um prog metal com melodia forte e ótimos riffs, além das já citadas variações de estilo características de todo o material. A segunda parte começa lenta, com uma balada de melodia belíssima, até que cresce novamente e recebe peso na medida, através da guitarra de Lucas. O conceito lírico aborda os mistérios da esfinge.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O EP "Sphinx" também mostra o que precisa ser lapidado para o primeiro álbum completo de Lucas e próximas composições. Primeiro, acho que os vocais precisam de mais valorização por parte da produção, inserindo mais vozes dobradas em passagens de impacto, para dar mais destaque às linhas compostas por Lucas. A parte instrumental é excelente, mas a melodia, seja instrumental ou vocal, deve sempre estar em primeiro plano. É assim que é possível cativar o ouvinte.
Como conclusão, fica a satisfação de constatar que o Brasil possui músicos de extrema qualidade como Lucas Ray, esperando apenas por uma oportunidade de mostrar todo o seu talento. Para os fãs de música progressiva e eclética, e também fãs de música boa em geral, não deixem de conferir este lançamento do Lucas Ray Exp.

Confira mais sobre o artista e como adquirir "Sphinx" em www.lucasrayexp.com
Nota: 8
Tracklist:
1. Reveries
2. Run Rabbit, Run
3. Xibalba
4. Iceland
5. Sphinx, Pt. I
6. Sphinx, Pt. II
Conheça o site do 80 Minutos, o local certo para avaliar gratuitamente os seus álbuns favoritos. Resenhas, Matérias e Entrevistas, tudo em um único portal totalmente dedicado à música de qualidade.
Acesse:
https://80minutos.com.br

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
Gene Simmons: declarações polêmicas sobre bandas de sucesso
Sete formações de bandas de Metal que nunca mais vão se reunir
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

