Matérias Mais Lidas


Bruce Dickinson
Jethro Tull

Mavis Staples: dama do R'n'B dueta com Jeff Tweedy, do Wilco

Resenha - If All I Was Was Black - Mavis Staples

Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 15 de maio de 2018

Nascida em 1939, a vida e a carreira de Mavis Staples misturam-se com a ascensão do rhythm and blues e do gospel como influenciadores e geradores de música pop, bem como com o movimento pelos direitos civis, do qual a amiga pessoal de Martin Luther King foi trilha-sonora.

Wilco - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Staples jamais conheceu outra vida senão a de cantora, senão a da estrada. Já aos 11 anos, cantava com a família em igrejas da região de Chicago, onde também participavam dum programa semanal de rádio. The Staple Singers tiveram certo sucesso radiofônico e viraram superestrelas no circuito gospel, excursionando por toda parte durante anos. Quando o maridão lhe deu a escolha de seguir a carreira ou ficar em casa cuidando de família, em 1964, Mavis respondeu com bom pontapé na bunda e desde então não quis mais casamento. Nem com Bob Dylan, que lhe pediu a mão. Os dois permanecem amigos, inclusive, excursionado juntos ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como artista-solo, seu primeiro trabalho saiu em 1969 e desde então tem colaborado com gente do calibre de Prince; cantado com roqueiros, tipo Arcade Fire e sido sampleada por meio mundo. Há alguns anos, iniciou parceria com o branquelo Jeff Tweedy, líder do Wilco.

Bem avançada na septuagenaridade, Mavis não dá sinais de querer parar e dia 17 de novembro saiu seu décimo-sexto álbum solo, If All I Was Was Black, produzido por Tweedy, que compôs quase todas as 10 canções e ainda dueta em Ain't No Doubt About It.

As raízes de Tweedy justificam o country/blues/folk rock da faixa-título e de números como Who Told You So, o dueto e Try Harder. Staples optou por produção onde menos é mais. Isso funciona em quase todo o álbum, exceto em No Time For Crying, que poderia ter mais peso funk pra combinar melhor com a mensagem ativista da letra. Do jeito que está, a canção fica parecendo mais longa do que realmente é, porque meio monótona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Desencantada com a vitória do racista Trump, a profusão de fake news (não só na internet) e a escalada da violência contra afrodescendentes, não dá pra esquecer o conteúdo político das letras, ainda que bem genéricas. Sonicamente essa tensão relatada em palavras não encontra melhor transliteração do que na abertura, Little Bit, onde guitarras duelam em cada lado de seu ouvido. Mas, os instrumentos não estão em chave rock metal, mais pra blues.

Staples não vem irada; tá nervosa e desencantada, mas letras como as de We Go High (Michele Obama, hello!), Build a Bridge e da gospel Peaceful Dream, tem um quê super Kumbaya anos 60. Será mesmo que quem espalha notícias falsas não sabe o que faz, como afirma We Go High? Esperemos que tendo vivido e militado em dias bem piores pros afrodescendentes, Mavis saiba o que diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Summer Breeze 2024

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
Mais matérias de Roberto Rillo Bíscaro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS