B'z: vigésimo lançamento é marcado por álbum razoável
Resenha - Dinosaur - B'z
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 03 de fevereiro de 2018
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dois projetos solo colaborativos (Chubby Groove, do vocalista Koshi Inaba com o músico Stevie Salas; e Electric Island, Acoustic Sea, do guitarrista Tak Matsumoto com o multi-instrumentista Daniel Ho), a dupla japonesa de hard/pop rock B'z voltou ao estúdio para gravar seu vigésimo álbum, Dinosaur e encerrar um frutífero 2017.
O lançamento vem como sucessor do ótimo Epic Day, que, por sua vez, já vinha após uma sequência de discos que eram apenas razoáveis. E o resultado é: voltamos aos tempos do razoável.
A abertura autointitulada e a sucessora "Champ" até nos deixam esperançosos de que algo grandioso virá, mas de "Still Alive" em diante temos poucos momentos marcantes: o riff da própria terceira faixa, o trabalho instrumental aparentemente inspirado pela carreira solo de Tak em "Queen of the Night"; e a gostosa combinação de piano elétrico e saxofone em "Yowai Otoko".
De resto, temos faixas que, no máximo, atingem a média do grupo. É verdade que o B'z já cravou seu nome definitivamente na história do rock japonês e, por que não, na do rock mundial também, por meio de suas colaborações com nomes consagrados. Mais verdadeiro ainda é o sucesso comercial da banda, que há quase três décadas vê seus álbuns e singles sempre chegando ao topo da Oricon, principal parada japonesa. Mas isso não lhes permitirá o luxo de ter seus trabalhos sempre recebidos com análises "camaradas".
O que incomoda no B'z de atualmente é saber que Koshi e Tak são músicos muito talentosos e, embora cinquentões, estão em plena forma, mas mesmo assim parecem incapazes de voltar a fazer álbuns do mesmo nível que aqueles lançados entre o final dos anos 1990 e a metade dos anos 2000. Aqueles eram discos com grandes riffs, solos inspirados e refrãos memoráveis. Mesmo Epic Day não passou de uma aproximação destes tempos áureos. Aliás, ele era merecedor muito maior de marcar o vigésimo lançamento da dupla.
Abaixo, o vídeo de "Dinosaur":
Track-list:
1. "Dinosaur"
2. "Champ"
3. "Still Alive"
4. "ハルカ (Haruka)"
5. "Sore Demo Yappari"
6. "Seimei"
7. "Queen of the Night"
8. "Skyrocket"
9. "Rooftop
10. "Yowai Otoko"
11. "Itoshiki Yuurei"
12. "King of the Street"
13. "Purple Pink Orange"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Fernando Ribeiro revela caos criativo e inseguranças com o novo disco do Moonspell
A música do Metallica com letra que lembra comercial de energético, segundo o UCR
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Adrian Smith explica música que virou favorita dos fãs e é um pedido de ajuda
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O clássico dos Beatles que John Lennon achava que combinava mais com os Wings do Paul
Noel Gallagher elege a canção Pop perfeita; "é simplesmente incrível"
As melhores baladas pesadas da história do Metal, em lista da Metal Hammer

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



