Ghost: "Ceremony And Devotion", um registro histórico

Resenha - Ceremony And Devotion - Ghost

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

9

O GHOST (ou GHOST B.C.) é uma das bandas mais intrigantes e polêmicas deste século. Misturando influências que vão do Heavy Metal ao Pop, passando pela psicodelia e por letras que poderiam ser de bandas de Black Metal, a turma de Papa Emeritus conseguiu um número enorme de fãs e de haters pelo mundo.

Ghost: novo boneco do Papa Nihil é lançado (e está bem descolado)

Pink Floyd: o maior concerto de rock já produzido

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De um lado, algumas pessoas ficaram chocadas com o visual da banda, e com as letras pesadas, que contrastam com algumas passagens que não são exatamente pesadas. Do outro lado da moeda, ficam as pessoas que não entenderam muito bem a proposta, e que esperavam algo muito mais pesado e macabro do que a banda realmente é.

Por sorte, faço parte do primeiro grupo. Desde a primeira vez que ouvi a maravilhosa "Ritual", fiquei de queixo caído com a sonoridade inovadora e com todo o mistério envolvendo a identidade dos músicos. Me tornei um fã da banda, e tive que me acostumar com a encheção de saco de quem sempre buscava motivos para desmerecer uma banda que tentou inovar um universo um tanto quanto saturado.

O tempo foi passando, o GHOST foi lançando discos e EPs, colecionando polêmicas e aumentando a curiosidade dos fãs e o ódio de quem não aprecia seu som. Nesse meio tempo, até mesmo a identidade dos músicos foi revelada, o que diminuiu um pouco meu encanto, mas nada o suficiente para que eu deixasse de me empolgar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O GHOST já é uma banda consolidada, porém, faltava um registro ao vivo. Faltava, já que a banda lançará em janeiro de 2018 o seu primeiro disco ao vivo, intitulado "Ceremony And Devotion". A banda já liberou o disco em plataformas virtuais, o que permitiu a audição completa por parte dos fãs, que esperavam ansiosamente por isso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum foi gravado durante a última turnê da banda, "Popestar". E se você é um dos admiradores da banda, pode ficar tranquilo: tudo, absolutamente tudo que tornou o GHOST um grande nome da música está presente em cada uma das faixas. O clima de filme de terror, as melodias cativantes e o show de interpretação de Tobias Forge (que teve sua identidade revelada, e que está tomando mais processos do que o Eurico Miranda e o Ratinho juntos). Vale ressaltar a produção, que deixou tudo muito nítido, com a sensação de que estamos ouvindo um disco de estúdio. A execução quase perfeita por parte de todos os instrumentistas deixa a audição ainda mais legal.

A banda repassa todas as fases da sua carreira no disco, que ainda conta com uma faixa inédita, a estupenda "Absolution", que pode ser conferida no link abaixo:

Começando pela excelente "Square Hammer", passando pelas ótimas "From The Pinacle To The Pit", "Con Clavi Con Dio", "Cirice", "Year Zero", "Cirice" e "He Is",nenhum dos clássicos da banda ficou de fora.

O disco é uma surpresa, visto que foi lançado em meio a todo o imbróglio envolvendo Tobias Forge e os ex membros da banda. De qualquer maneira, foi uma boa surpresa, já que muita gente tinha curiosidade de saber como a banda soaria em um registro ao vivo.

Colocando na ponta do lápis, "Ceremony And Devotion" é um daqueles discos que já nascem grandes. Repassando toda a carreira da banda, com uma execução que beira a perfeição e uma produção sensacional. Isso sem contar com a interação da platéia. Para tudo ficar melhor, só falta agora o lançamento do DVD. Mas não dá para se esperar nada, visto que muita água vai passar por baixo da ponte judicial que separa o fundador dos ex membros da banda.

Muitos fãs brasileiros se decepcionaram com a performance da banda no Rock In Rio, mas talvez isso seja culpa da expectativa exacerbada que os álbuns de estúdio geraram em algumas pessoas.Se você é fã,pode ir sem medo. Se você foi um desses que gosta da banda, mas se decepcionou, dê uma chance para o álbum. Se você não é fã, passe longe, tanto do disco, quanto de mim.


Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt