U2: em 2017 consegue ser tão atual como em 1987!
Resenha - Song of Experience - U2
Por David Pirajá
Postado em 01 de dezembro de 2017
Bom, como todos sabem, hoje dia 1º de dezembro o U2 lançou seu décimo quarto álbum de estúdio, "Song of experience" que é uma espécie de continuação de "Song of innocence" de 2014.
E eu posso afirmar que na minha opinião, esse foi o segundo melhor trabalho da banda na década, em uma disputa acirrada com o próprio "Song of Innocence". Cada um tem suas características próprias de um ciclo que teve início no "No Lines On The Horizon" que foi uma espécie de demo desses dois álbuns.
O SoI (assim chamarei o Song Of innocence) é mais rock n’ roll, faz você pular mais. Já o SoE (assim chamarei o Song Of Experience) é algo que soa mais poético e com uma calmaria maior. Isso vai a gosto de cada um, o SoE é uma clara evolução do SoI, mas ainda eu fico com o SoI por ser mais "barulhento" você pode escolher o SoE exatamente por ser mais poético. Essa é a graça de ser fã do U2, a banda sempre apronta uma nova em seus álbuns.
Então, como disse antes, o SoE é mais calmo, ok, isso vocês já entenderam. Mas ele é muito mais dramático que o SoI, e tem letras muitos melhores e mais tocantes. Agora, minha opinião a cada música:
1-Love Is a All We Have Left: Achei uma entrada meia estranha, tanto que agora não entendi bem a proposta da música. Foi a que eu menos curti no álbum todo. Devo assumir que quando escutei o álbum pela primeira vez, fiquei meio pra trás por essa música…
2-Ligths Of Home: Uma excelente música! Uma boa letra, meio melancólica, com frases que poderiam estar em um livro de autoajuda! Não acho que ela seja frequente nos shows, mais esperar pra ver
3-You’re the best thing about me: "Quando você está tão bonita, a dor não se mostra em seu rosto". É assim que começa a terceira faixa do disco, uma música que deve servir pra aquecer nos shows e nas baladas. Tem um ritmo bacana e um refrão que gruda na sua cabeça.
4-Get Out Of You Own Way: Acho que essa música diz o porquê do U2 ser uma das poucas bandas dos anos 80 que mantém a influência entre os jovens. A música começa com o refrão, que é bom, e a música evolui bem. Típica música de streaming.
5-American Soul: Ela é uma música contínua a Get Out Of You Own Way, e eu gostei disso. Agora falando da música, a melhor letra do disco. Em épocas onde sobra assunto interessante, e uma geração musical que só parece saber falar de amor, traição e que João seja chamado de Maria, versos como "Came here looking for american soul" é um verdadeiro "ainda há esperança na música"
6-Summer Of love: Mais uma música meio politizada. "Eu estou pensando na Costa Oeste/Não aquela que todos conhecem/Nos destroços de Aleppo/Flores nascem nas sombras/Para um verão de amor" Alguma dúvida que não seja em relação a imigração? Summer of Love é aquela típica música calma, para se ouvir quando se está andando de bicicleta por aí (Acabei de descobri que a Gaga está nessa música, alguém a achou??)
7-Red Flag Day: Mais uma música com um excelente refrão, uma das músicas mais animadas do álbum, que com certeza ganhará bastante energia nas apresentações ao vivo.
8-The Showman: Achei essa música meio fraca, meio indie-farofa. Não gostei muito, então não vou comentar muito.
9-The Little Things That Give You Away: Uma das músicas mais depressivas do álbum, e é maravilhosa! O baixo está impecável, e é uma boa música para por um clímax. Música linda!
10-Landlady: "Porque quando eu estava quebrado, era você quem sempre pagava o aluguel" Sacadas geniais que só o U2 consegue fazer, uma letra maravilhosa que poderia ser recitada todo dia em uma praça lotada!
11-The Blackout: Para os fãs mais antigos do U2, lá da época meio punk da banda, essa deve ser a música que mais tenha agradado. A mais rock n’ roll e deverá ser mágica ao vivo!
12-Love Is Bigger Than Anything its Way: Ela tem um começo estranho, mas consegue evoluir, outra música que eu acho que não terá muito espaço ao vivom
13-13 (There is a Light): A melhor música do álbum. Voz impecável do bono, e ela tem um clímax emocionante. Eu me arrepiei quando do nada veio Song Of Someonne, que já é linda, agora com essa mistura? Ficou linda e impecável, de tirar o fôlego! Fecha com chave de ouro!
Agora imagine que esse álbum foi cancelado por quase um ano, pois ele foi completamente remodelado graças a Eleição do Donald Trump. Imagine quanta coisa ficou de fora ou quanta coisa mudou. E esse é o resultado final, e francamente? Esse adiamento foi perfeito, pois duvido que saísse algo melhor que isso aqui.
Resultado: Temos o que foi na minha humilde opinião o melhor álbum do ano, selo de qualidade U2!
Agora um adendo: Achei a versão deluxe fraca, a do SoI é maravilhosa, com Seasons acústicos e duas músicas maravilhosas. Já no SoE a versão deluxe entre um Mixes sem graça e uma versão de Ordinary Love que infelizmente não tem a Gaga, queria ver o que iria acontecer com essa mistura. Antes colocassem o conteúdo que foi mudado, ou as músicas que ficaram de fora...
Comente: Já ouviu o disco? Correspondeu às expectativas?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
Dave Mustaine comenta o risco que ele acha que Yngblud está correndo
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
Zakk Wylde admite possibilidade de novas músicas do Pantera
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"


São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
O cantor que Bono disse que ninguém conseguiria igualar; "ninguém podia ser como ele"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


