U2: em 2017 consegue ser tão atual como em 1987!

Resenha - Song of Experience - U2

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por David Pirajá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Bom, como todos sabem, hoje dia 1º de dezembro o U2 lançou seu décimo quarto álbum de estúdio, "Song of experience" que é uma espécie de continuação de "Song of innocence" de 2014.

U2: perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSallesSlash: Comentários sobre Guns, pornstars e Michael Jackson

E eu posso afirmar que na minha opinião, esse foi o segundo melhor trabalho da banda na década, em uma disputa acirrada com o próprio "Song of Innocence". Cada um tem suas características próprias de um ciclo que teve início no "No Lines On The Horizon" que foi uma espécie de demo desses dois álbuns.

O SoI (assim chamarei o Song Of innocence) é mais rock n' roll, faz você pular mais. Já o SoE (assim chamarei o Song Of Experience) é algo que soa mais poético e com uma calmaria maior. Isso vai a gosto de cada um, o SoE é uma clara evolução do SoI, mas ainda eu fico com o SoI por ser mais "barulhento" você pode escolher o SoE exatamente por ser mais poético. Essa é a graça de ser fã do U2, a banda sempre apronta uma nova em seus álbuns.

Então, como disse antes, o SoE é mais calmo, ok, isso vocês já entenderam. Mas ele é muito mais dramático que o SoI, e tem letras muitos melhores e mais tocantes. Agora, minha opinião a cada música:

1-Love Is a All We Have Left: Achei uma entrada meia estranha, tanto que agora não entendi bem a proposta da música. Foi a que eu menos curti no álbum todo. Devo assumir que quando escutei o álbum pela primeira vez, fiquei meio pra trás por essa música...

2-Ligths Of Home: Uma excelente música! Uma boa letra, meio melancólica, com frases que poderiam estar em um livro de autoajuda! Não acho que ela seja frequente nos shows, mais esperar pra ver

3-You're the best thing about me: "Quando você está tão bonita, a dor não se mostra em seu rosto". É assim que começa a terceira faixa do disco, uma música que deve servir pra aquecer nos shows e nas baladas. Tem um ritmo bacana e um refrão que gruda na sua cabeça.

4-Get Out Of You Own Way: Acho que essa música diz o porquê do U2 ser uma das poucas bandas dos anos 80 que mantém a influência entre os jovens. A música começa com o refrão, que é bom, e a música evolui bem. Típica música de streaming.

5-American Soul: Ela é uma música contínua a Get Out Of You Own Way, e eu gostei disso. Agora falando da música, a melhor letra do disco. Em épocas onde sobra assunto interessante, e uma geração musical que só parece saber falar de amor, traição e que João seja chamado de Maria, versos como "Came here looking for american soul" é um verdadeiro "ainda há esperança na música"

6-Summer Of love: Mais uma música meio politizada. "Eu estou pensando na Costa Oeste/Não aquela que todos conhecem/Nos destroços de Aleppo/Flores nascem nas sombras/Para um verão de amor" Alguma dúvida que não seja em relação a imigração? Summer of Love é aquela típica música calma, para se ouvir quando se está andando de bicicleta por aí (Acabei de descobri que a Gaga está nessa música, alguém a achou??)

7-Red Flag Day: Mais uma música com um excelente refrão, uma das músicas mais animadas do álbum, que com certeza ganhará bastante energia nas apresentações ao vivo.

8-The Showman: Achei essa música meio fraca, meio indie-farofa. Não gostei muito, então não vou comentar muito.

9-The Little Things That Give You Away: Uma das músicas mais depressivas do álbum, e é maravilhosa! O baixo está impecável, e é uma boa música para por um clímax. Música linda!

10-Landlady: "Porque quando eu estava quebrado, era você quem sempre pagava o aluguel" Sacadas geniais que só o U2 consegue fazer, uma letra maravilhosa que poderia ser recitada todo dia em uma praça lotada!

11-The Blackout: Para os fãs mais antigos do U2, lá da época meio punk da banda, essa deve ser a música que mais tenha agradado. A mais rock n' roll e deverá ser mágica ao vivo!

12-Love Is Bigger Than Anything its Way: Ela tem um começo estranho, mas consegue evoluir, outra música que eu acho que não terá muito espaço ao vivom

13-13 (There is a Light): A melhor música do álbum. Voz impecável do bono, e ela tem um clímax emocionante. Eu me arrepiei quando do nada veio Song Of Someonne, que já é linda, agora com essa mistura? Ficou linda e impecável, de tirar o fôlego! Fecha com chave de ouro!

Agora imagine que esse álbum foi cancelado por quase um ano, pois ele foi completamente remodelado graças a Eleição do Donald Trump. Imagine quanta coisa ficou de fora ou quanta coisa mudou. E esse é o resultado final, e francamente? Esse adiamento foi perfeito, pois duvido que saísse algo melhor que isso aqui.

Resultado: Temos o que foi na minha humilde opinião o melhor álbum do ano, selo de qualidade U2!

Agora um adendo: Achei a versão deluxe fraca, a do SoI é maravilhosa, com Seasons acústicos e duas músicas maravilhosas. Já no SoE a versão deluxe entre um Mixes sem graça e uma versão de Ordinary Love que infelizmente não tem a Gaga, queria ver o que iria acontecer com essa mistura. Antes colocassem o conteúdo que foi mudado, ou as músicas que ficaram de fora...

Comente: Já ouviu o disco? Correspondeu às expectativas?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "U2"


U2: perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSallesU2
Perfil da banda nas redes sociais posta #EleNão e #ForaSalles

U2: veja Bono cantando nas ruas de Dublin, na IrlandaU2
Veja Bono cantando nas ruas de Dublin, na Irlanda

Bandas: Audiófilos elegem as maiores da história do rockBandas
Audiófilos elegem as maiores da história do rock

Dream Theater: 10 dos melhores covers tocados pela bandaDream Theater
10 dos melhores covers tocados pela banda


Slash: Comentários sobre Guns, pornstars e Michael JacksonSlash
Comentários sobre Guns, pornstars e Michael Jackson

Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalNoisecreep
Os 10 clipes mais assustadores do heavy metal

Metal Extremo: algumas bandas que você precisa ouvirMetal Extremo
Algumas bandas que você precisa ouvir

Wallpapers: Papéis de parede da banda Iron MaidenWallpapers
Papéis de parede da banda Iron Maiden

Fotos de Infância: Cliff Burton, do MetallicaFotos de Infância
Cliff Burton, do Metallica

Rock And Roll: as 40 maiores Power Ballads de todos os temposRock And Roll
As 40 maiores Power Ballads de todos os tempos

Metal Hammer: os melhores discos de 2016 segundo a revistaMetal Hammer
Os melhores discos de 2016 segundo a revista


Sobre David Pirajá

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336