Black Sabbath: "The Eternal Idol", um disco com a cara dos anos 80
Resenha - Eternal Idol - Black Sabbath
Por Ricardo Cunha
Postado em 25 de novembro de 2017
Na segunda metade do ano de 1986, Ray Gillen (Badlands), ainda um desconhecido, é convidado para dar continuidade a turnê de Seventh Star, colocando sobre as próprias costas o peso de substituir a ninguém menos do que Glenn Hughes, que deixara o posto logo no início do giro. Naquela ocasião, a banda era formada por Tony Iommi (guitarra), Ray Gillen (vocal), Dave Spitz (baixo), Eric Singer (bateria) e Geoff Nicholls (teclados).
Black Sabbath - Mais Novidades
Encerrada a tour Seventh Star, a banda inicia o planejamento de The Eternal Idol, que, entretanto, seria marcado por uma série de conturbações motivadas pelo entra-e-sai de músicos. A primeira delas, foi o afastamento do baixista Dave Spitz, que andava "meio desinteressado". Para o seu lugar chamaram Bob Daisley (Ex Ozzy, Rainbow, Etc).
Na sequência são gravadas as bases e escritas as letras das músicas. As referidas bases fazem parte do que ficou conhecido como a primeira versão do disco, que posteriormente foi tornada pública. Logo em seguida, Bob deixa a banda que, meio desestimulada, continua trabalhando. Como tudo sempre pode piorar, logo no início do ano novo (1987) é a vez de Eric Singer deixar a banda. Sendo seguido também pelo então, vocalista, Ray Gillen.
Para o lugar de Ray, é chamado o multi-instrumentista Tony Martin, que, juntamente com os remanescentes, REGRAVA totalmente o álbum. Bev Bevan retorna à bateria (havia tocado na tour de Born Again) e, para o baixo, de novo Dave Spitz é convidado.
The Eternal Idol é lançado quase um ano após o início oficial das gravações, ou seja, em novembro de 1987. Musicalmente, o disco não é ruim, mas há quem o julgue mal. Obviamente, como reflexo do conturbado processo de gravação, muito houve por fazer por parte da engenharia de som. O que, entretanto, não torna o disco, insignificante. Sendo mesmo um dos favoritos deste que vos escreve. […] Com excelentes composições e um bom trabalho por parte do produtor Jeff Glixman, "Eternal Idol" tem a cara dos anos 80. Servindo muito bem como representante da sonoridade de uma época marcada, ao mesmo tempo pelo romantismo e pela violência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Robert Plant recusou convite para tocar na despedida do Sabbath, segundo o próprio
"Definição perfeita"; Ian Anderson fala sobre o primeiro disco de prog rock da história
Max Cavalera revela banda brasileira que o inspirou a criar o Sepultura
O roqueiro dos anos 1990 que não gostava de Legião Urbana e Barão Vermelho
O cantor que Elvis Presley sabia que não igualaria; "O rock já existia muito antes de mim"
A maior música da história dos anos 1980, segundo o lendário Rod Stewart
O melhor vocalista de rock da geração dos anos 1990, segundo Bruce Dickinson
Ozzy Osbourne sugeriu turnê conjunta de Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple
O clássico do rock brasileiro que já foi tocado em 5 estações de rádio ao mesmo tempo
"Only", a música perfeita do Anthrax que você precisa ouvir ao menos uma vez na vida
Megadeth anuncia turnê de despedida e último disco; leia comunicado oficial
O ídolo que Elton John sentiu pena ao conhecer: "Espero que isso nunca aconteça comigo"
Artista que desenhou capa de último disco do Megadeth se diz "muito sortudo"
A canção "estilo Led Zeppelin" do Genesis, onde Phil Collins assume seu lado John Bonham
Ian Anderson conta quem foi o guitar hero que o fez largar a guitarra e aprender flauta
Black Sabbath, era Tony Martin, "The Eternal Idol"
As 5 mortes mais impactantes da história do heavy metal
As melhores performances vocais de Ozzy em músicas do Black Sabbath, segundo o Loudwire
As 5 bandas mais importantes da história do heavy metal, na opinião de Mateus Ribeiro
Robert Plant confirma ter sido convidado por Tony Iommi para despedida do Black Sabbath
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Robert Trujillo dá detalhes de cerimônia fúnebre de Ozzy Osbourne
Black Sabbath quase descartou "Paranoid" por conta do Led Zeppelin
Documentário sobre últimos anos de Ozzy Osbourne será transmitido pela BBC


