Flotsam and Jetsam: Um disco impregnado de sentimento de inadequação
Resenha - Doomsday For The Deceiver - Flotsam and Jetsam
Por Ricardo Cunha
Postado em 20 de novembro de 2017
1986 foi o ano em que o heavy metal se tornou o gênero musical mais popular no mundo. Sendo a segunda metade da década de 80, a época em que a juventude americana experimentava um tipo de liberdade jamais imaginada. Com tanto poder nas mãos os jovens reivindicavam independência e encontravam no Rock/Metal uma forma plena de expressão. O estilo conhecido como Thrash Metal é um herdeiro direto do Punk cuja ideologia deu à música contornos de engajamento político que, por sua vez, despertou a consciência de muitos jovens para a luta de classes.
A banda Flotsan & Jetsan, representante desse estilo, surgiu como fruto dessa rebeldia punk e, em suas letras, questiona o established através de um discurso "politicamente incorreto". Musicalmente, o som do grupo é pesado, rápido e nervoso. Contém, claro, todos os clichês que tornaram o estilo tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão contraditório. Como banda, ganharam mais notoriedade por ter um membro promovido a integrante do Metallica, do que, por sua própria obra. O que, a meu ver, é injusto! Trilhou um árduo caminho em busca de reconhecimento e conquistou admiração de milhares de fãs, mas sem haver saindo, de fato, dos bastidores.
O disco Doomsday for the Deceiver, em sí, sofre de algumas limitações quanto ao trabalho de estúdio. todavia, no conjunto de símbolos que tornam a música pesada um tema sempre tão apaixonante e ao mesmo tempo uma fonte inesgotável de discussões, pode ser considerando um clássico do gênero. Guitarras pesadas, bases raivosas, vocais firmes, bateria e baixo bem casados e um forte sentimento de inadequação, fazem deste disco, um dos pilares do estilo daquele ano. Agora, espero que você, leitor, ao ouvi-lo e/ou reouvi-lo possa, de acordo com seus pressupostos, dizer o que acha deste trabalho dos meninos do Arizona (USA).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


