Flotsam and Jetsam: Um disco impregnado de sentimento de inadequação
Resenha - Doomsday For The Deceiver - Flotsam and Jetsam
Por Ricardo Cunha
Postado em 20 de novembro de 2017
1986 foi o ano em que o heavy metal se tornou o gênero musical mais popular no mundo. Sendo a segunda metade da década de 80, a época em que a juventude americana experimentava um tipo de liberdade jamais imaginada. Com tanto poder nas mãos os jovens reivindicavam independência e encontravam no Rock/Metal uma forma plena de expressão. O estilo conhecido como Thrash Metal é um herdeiro direto do Punk cuja ideologia deu à música contornos de engajamento político que, por sua vez, despertou a consciência de muitos jovens para a luta de classes.
A banda Flotsan & Jetsan, representante desse estilo, surgiu como fruto dessa rebeldia punk e, em suas letras, questiona o established através de um discurso "politicamente incorreto". Musicalmente, o som do grupo é pesado, rápido e nervoso. Contém, claro, todos os clichês que tornaram o estilo tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão contraditório. Como banda, ganharam mais notoriedade por ter um membro promovido a integrante do Metallica, do que, por sua própria obra. O que, a meu ver, é injusto! Trilhou um árduo caminho em busca de reconhecimento e conquistou admiração de milhares de fãs, mas sem haver saindo, de fato, dos bastidores.
O disco Doomsday for the Deceiver, em sí, sofre de algumas limitações quanto ao trabalho de estúdio. todavia, no conjunto de símbolos que tornam a música pesada um tema sempre tão apaixonante e ao mesmo tempo uma fonte inesgotável de discussões, pode ser considerando um clássico do gênero. Guitarras pesadas, bases raivosas, vocais firmes, bateria e baixo bem casados e um forte sentimento de inadequação, fazem deste disco, um dos pilares do estilo daquele ano. Agora, espero que você, leitor, ao ouvi-lo e/ou reouvi-lo possa, de acordo com seus pressupostos, dizer o que acha deste trabalho dos meninos do Arizona (USA).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
O guitarrista que Neil Young considera praticamente infalível; "Ele é muito bom"

Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


