Dissection: porque Storm of the Light's Bane é tão singular?
Resenha - Storm of the Light's Bane - Dissection
Por Ricardo Cunha
Postado em 18 de agosto de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aclamado como um dos fundadores do chamado "som de Gotemburgo", O Dissection foi formado em 1989 pelo guitarrista e vocalista Jon Nödtveidt. Hoje, considerado ícone do estilo Black metal, a banda tem uma discografia pequena (4 discos de estúdio), mas todos considerados clássicos do gênero.
Storm Of The Light’s Bane (1993), o segundo disco, é considerado por muitos o seu melhor até hoje. Aqui a banda apresenta grande amadurecimento e aprimora o que viria a se tornar sua marca: música extrema com harmonias elaboradas e apreço por melodias. As guitarras, com seus riffs sombrios e timbres graves, dão aspecto agradável aos ruídos intencionalmente borrados produzindo imagens que, para mim, dão vida a arte da capa. As batidas são rápidas, intrincadas e precisas, enquanto os vocais de Jon Nodtveidt são dotados de um felling maligno que puxam para o lado negro da força. A capa, acima mencionada, retrata o ceifador andando pela neve sobre um cavalo preto enquanto segura uma foice e uma ampulheta – um simbolismo que passa a idéia de que o tempo e a morte são uma e a mesma coisa. Nesse sentido, também é possível perceber que há um forte senso de unidade temática entre as estruturas e as melodias.
Embora a popularidade da banda ainda estivesse em ascensão, em 1997 um conflito interno levou a maioria a deixar a banda. Johan Norman e Tobias Kellgren, formaram a Soulreaper, deixando o fundador e líder Sem banda. Mais tarde, em 1998, Nödtveidt foi considerado culpado por participar do assassinato de Josef ben Meddour (que, segundo consta, era homossexual), ato que teria sido motivado pelo seu envolvimento com o grupo Satânismo Anti-Cósmico e isto colocou a banda em pausa por muito tempo.
Fora isto, era membro da Ordem Misantrófica Luciferiana (hoje conhecida como Temple of The Black Light) e da gangue sueca Werewolf Legion. Jon Nödtveidt apresentava diversos comportamentos maníacos, mas ninguém que o conhecia esperava que cometesse suicídio. No entanto, no dia 13 de agosto de 2006, foi encontrado morto eu seu apartamento e sua morte foi confirmada pela polícia como suicídio por tiro (na cabeça) de arma de fogo e o corpo estava rodeado por velas ainda acesas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Atribuir criação do melodic death metal ao Carcass é uma bobagem, segundo Jeff Walker
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Ex-esposa de Paulo Miklos consegue medida protetiva contra o artista

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


