Dissection: porque Storm of the Light's Bane é tão singular?
Resenha - Storm of the Light's Bane - Dissection
Por Ricardo Cunha
Postado em 18 de agosto de 2017
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aclamado como um dos fundadores do chamado "som de Gotemburgo", O Dissection foi formado em 1989 pelo guitarrista e vocalista Jon Nödtveidt. Hoje, considerado ícone do estilo Black metal, a banda tem uma discografia pequena (4 discos de estúdio), mas todos considerados clássicos do gênero.
Storm Of The Light’s Bane (1993), o segundo disco, é considerado por muitos o seu melhor até hoje. Aqui a banda apresenta grande amadurecimento e aprimora o que viria a se tornar sua marca: música extrema com harmonias elaboradas e apreço por melodias. As guitarras, com seus riffs sombrios e timbres graves, dão aspecto agradável aos ruídos intencionalmente borrados produzindo imagens que, para mim, dão vida a arte da capa. As batidas são rápidas, intrincadas e precisas, enquanto os vocais de Jon Nodtveidt são dotados de um felling maligno que puxam para o lado negro da força. A capa, acima mencionada, retrata o ceifador andando pela neve sobre um cavalo preto enquanto segura uma foice e uma ampulheta – um simbolismo que passa a idéia de que o tempo e a morte são uma e a mesma coisa. Nesse sentido, também é possível perceber que há um forte senso de unidade temática entre as estruturas e as melodias.
Embora a popularidade da banda ainda estivesse em ascensão, em 1997 um conflito interno levou a maioria a deixar a banda. Johan Norman e Tobias Kellgren, formaram a Soulreaper, deixando o fundador e líder Sem banda. Mais tarde, em 1998, Nödtveidt foi considerado culpado por participar do assassinato de Josef ben Meddour (que, segundo consta, era homossexual), ato que teria sido motivado pelo seu envolvimento com o grupo Satânismo Anti-Cósmico e isto colocou a banda em pausa por muito tempo.
Fora isto, era membro da Ordem Misantrófica Luciferiana (hoje conhecida como Temple of The Black Light) e da gangue sueca Werewolf Legion. Jon Nödtveidt apresentava diversos comportamentos maníacos, mas ninguém que o conhecia esperava que cometesse suicídio. No entanto, no dia 13 de agosto de 2006, foi encontrado morto eu seu apartamento e sua morte foi confirmada pela polícia como suicídio por tiro (na cabeça) de arma de fogo e o corpo estava rodeado por velas ainda acesas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Ted Poley dá esculacho online em Sebastian Bach após ser destratado
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


