Dio: Mais um ítem obrigatório na história da música
Resenha - Dream Evil - Dio
Por Gleison Junior
Postado em 13 de abril de 2017
"Dream Evil" é o quarto disco de estúdio do lendário vocalista, "Ronnie James Dio", o primeiro com o novo guitarrista "Craig Goldy" e também o primeiro que o uso dos teclados se torna mais impactantes e cada vez mais requisitados na música do grupo, não que isso seja um problema, muito pelo contrario, a inclusão desses teclados trouxe ainda mais obscuridade a sonoridade da banda.
Alguns pontos importantes de se ressaltar antes de iniciar a resenhas do álbum é lembrar que o próprio vocalista, disse certa vez que esse álbum não o agradava por considerá-lo inferior aos anteriores, puro perfeccionismo de uma lenda que sempre será insubstituível, mas um fato nítido para quem conhece a música do "baixinho" é que ele flerta muito com o Pop executado por bandas de Hard no fim dos anos 80, refrões ainda mais chicletes e melodias com notas mais altas, podemos dizer que esse álbum é o mais Hard Rock da carreira do músico.
O álbum abre com a rápida "Night People", aos desavisados, se prestarem bem atenção, irá perceber a forte influência que essa música trouxe de "Neon Knights" do Sabbath, uma faixa que de imediato te faz balançar o esqueleto com sua marca inconfundível. O famoso selo de qualidade "DIO".
Na sequencia temos um clássico absoluto da carreira do mestre, "Dream Evil", sua base harmônica é pra cima e o refrão gruda como um chiclete na mente, como não cantarolar ou se escutar a música? Impossível para qualquer ser que ame o estilo! Um adendo importante nesse disco é reparar que o guitarrista "Craig Coldy" fez bem a banda, seus solos e riffs são incríveis, não deixando qualquer saudade de Vivian Campbell.
Com um início sombrio e uma pegada "Sabbathiana", Sunset Superman, é uma faixa pesada aonde Dio canta desesperadamente, seu andamento em alguns momentos se elevam e em outros apresentam um cadência conduzida pelo batera Vinny Appice de forma brilhante, um solo espetacular executado por Goldy é outro momento marcante na música, vale ressaltar os trabalhos dos teclados que mantém toda a atmosfera da música assustadora.
"All the Fools Sailed Away" é um épico mágico e envolvente, uma faixa que possui vários elementos de doçura e peso, um arranjo belíssimo logo em sua introdução, complementam o andamento da música, que é arrastada e densa, vocais aos coros no refrão e a imposição vocálica do baixinho, imposta de forma impecável, essa música consegue transmitir um único sentimento, Saudade!!!
Sendo a única faixa que Dio compôs sozinho no álbum,"Naked In The Rain", é uma boa faixa, andamento característico do trabalho do músico, nada que seja fora do comum, mas com certeza uma boa música.
Mais na linha Rainbow, a música "Overlove", tem como destaque os trabalhos de Goldy na guitarra e a mão pesada de Vinny Appice, música rápida e melódica, um grande momento do disco! Vale o play repetidamente.
Mais arrastada, flertando com uma balada, "I Could Have Been A Dreamer" tem DIO como destaque absoluto, vocais em perfeita afinação e demonstrando estar no auge com sua potencia vocálica, confesso que essa não é a melhor faixa do álbum, mas sem duvida é a música que DIO canta melhor.
"Faces In The Window" é outra música excelente, quase nunca obteve o sucesso que merecia, mas aqui notamos o que DIO sempre ressaltou, ele não era um músico solo, mas sim uma banda, e nessa música tudo isso é nítido, andamento perfeito e harmonização sincronizada, a banda estava afinada e entrosada, essa faixa deixa isso bem claro.
Appice detona na faixa "When A Womam Cries", sua precisão em dar suas "quebradas" e como ele conduz o chimbal e a condução é incrível, outro momento perceptível na música é a alta utilização de samplers nas vozes e nos teclados, criando efeitos dentro da música, uma tendência que só crescia na época. O álbum fecha em grande estilo!
DIO mais uma vez brilha com sua técnica e banda afinadíssima, esse álbum é mais um item obrigatório na história da música e se você é fã de metal, já sabe, vá lá e escute no máximo.
Track-List:
01 – Night People
02 – Dream Evil
03 – Sunset Superman
04 – All The Fools Sailed Away
05 – Naked in the Rain
06 – Overlove
07 – I Could Have Been A Dreamer
08 – Faces In The Window
09 – When A Woman Cries
Formação:
Ronnie James Dio – Vocal
Craig Goldy – Guitarra
Jimmy Bain – Baixo
Vinny Appice - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"
A música do Foo Fighters que Dave Grohl parou de tocar por causa dos fãs
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria


Vivian Campbell (Def Leppard, Dio) revela que seu câncer voltou
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


