Tu es Victoria: Metal progressivo trilíngue in memorian

Resenha - Never Say Never - Tu Es Victoria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Willba Dissidente
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 6

No ano de 1997, na cidade de Poços de Caldas, o vocalista Jean Nastrini fundou a banda VICTORIA. Ainda que nunca tenha lançado um disco durante seus anos de atuação, até 2001, o grupo abriu shows do ANGRA no sul de Minas Gerais sendo que Nastrini foi até a última etapa dos testes para substituir Andre Matos na referida banda paulista. Após o fim, a conjunto se tornou um projeto do vocalista, tendo se apresentado ao vivo em 2003 e 2004, que com novo nome lança um single em homenagem ao falecido baterista.

Ummagumma: Desentendimentos e confusões... o que é rock progressivo?Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Quem frequentava a cena mineira no fim dos anos noventa, começo dos 2000, lembrará do VICTORIA como uma banda muito influenciada pelo ANGRA e realmente essa inspiração, junto com outros nomes influentes daquela época, como DREAM THEATER são ouvidos na música do conjunto. O som, após uma épica introdução de teclado que que surge do chiado de um vinil, é basicamente um power metal progressivo, muito técnico, mas também por demais cadenciado, daqueles que parece "não sair muito do lugar". Ouvintes mais impacientes podem ficar descontentes com uma música de oito minutos que demora cinco (sete, se contando a intro) para ficar pesada.

Os teclados de Fábio Laguna (HANGAR) são bem preponderantes, inclusive solando, e um dos destaques da canção, além do empolgante refrão, é o solo de guitarra de Johnny Moraes (WARREL DANE e HEVYLAN). As vocalizações à la Michael Kiske de Nastrini funcionam muito bem (e não dispensaram efeitos), e inclusive "Never Say Never" tem um final na pegada HELLOWEEN que é bem vindo e poderia até ter vindo antes. O vocal lírico de Amanda Dara é em italiano e ela também faz backing em inglês bem interessantes. Existe também um poema em português escrito e narrado por Maro Schweder, que por falar em deus poderia colocar o VICTORIA na ceara do White Metal.

A canção é boa e o projeto obviamente tem potencial, mas se fica com a impressão que a música foi feita em torno da letra, então soa como se o instrumental fosse obrigado a conter um tanto de palavras e frases; o que torna a melodia menos melodiosa. Claro, ainda que composta em 1999, "Never Say Never" é um tributo, uma homenagem a Victor Schepis; baterista da banda que faleceu em decorrência de um acidente de moto. Curiosamente, para a gravação foi utilizada a bateria registrada por Schepis em 2007, para um disco que nunca ficou pronto, sob nova roupagem. A atitude é super louvável mas foram muitas ideias para uma música só - ainda que a mesma tenha quase oito minutos.

O single vem em uma embalagem de papelão com uma bela capa e design detalhado, inclusive com letra da música em inglês e português (ainda que com um erro de tradução). Além do já citado acima, uma questão que PRECISA ser resolvida é se a banda manterá o nome original (VICTORIA), ou o nome que está no facebook (ÉS VICTORIA), ou o nome na capa do single (TU ES VICTORIA). Lembramos que no single faltou o acento agudo no "És". Essa indecisão na nomenclatura é muito confusa, ainda por já existir um grupo de Hard Rock de Astúrias chamado VICTORIA; e com disco lançado (Aprendiendo A Caminar, de 2010).

Com um pouco mais de foco e direção o TU ÉS VICTORIA, ÉS VICTORIA ou VICTORIA pode fazer jus ao nome e ter uma carreira vitoriosa; assim esperamos.

TU ÉS VICTORIA

Jean Nastrini - vocais
Victor Schepis - bateria

Músicos convidados:
Amanda Dara - Vocais
Maro Schweder - Narração
Fabio Zanetti - guitarra
Johnny Moraes - guitarra
Fábio Carito - baixo
Fábio Laguna - teclado

Discografia
Pray to Die (2004, Single)
Helloween Brazilian Tribute (2014, participação em coletânea)
Never Say Never (2016, single)

Never Say Never - 2016 - 09:48 - Independente

01 . Terra de Santa Cruz (Introdução) (02:01)
02 . Never Say Never (07:46)

Sites relacionados:
http://tuesvictoria.wixsite.com/esvictoria/home
https://www.facebook.com/Es.Victoria/?ref=br_rs




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Victoria"


Ummagumma: Desentendimentos e confusões... o que é rock progressivo?Ummagumma
Desentendimentos e confusões... o que é rock progressivo?

Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposGuitar World
As 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Curiosidades: As histórias por trás de 11 capas clássicasCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas

Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o GuinnessTom Grosset
O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Batom, laquê...: Como formar uma banda de Hard Rock em 69 liçõesBatom, laquê...
Como formar uma banda de Hard Rock em 69 lições

Iron Maiden: Ed Force One atrapalhando o trânsito de Fort LauderdaleIron Maiden
Ed Force One atrapalhando o trânsito de Fort Lauderdale

Iron Maiden: Nicko usa bateria microfonada e odeia triggerIron Maiden
Nicko usa bateria microfonada e odeia trigger


Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336