Attick Demons: Se você é fã do Iron Maiden, ouça essa banda
Resenha - Let's Raise Hell - Attick Demons
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 19 de agosto de 2016
Você é fã do Iron Maiden? Você adora a voz de Bruce Dickinson? Você gosta de metal tradicional bem feito? Então preste atenção: você vai adorar a banda portuguesa Attick Demons. O motivo é simples: além de fazer um metal competente e cativante, o timbre do vocalista Artur Almeida é muito semelhante ao de Bruce. Sério, nunca ouvi algo mais próximo do cantor inglês do que a voz do português. É impressionante!
Vamos aos fatos: o Attick Demons é uma banda portuguesa formada em 1996 em Lisboa. O grupo é composto por Artur Almeida (vocal), Luis Figueira (guitarra), Nuno Martins (guitarra), João Clemente (baixo) e Ricardo Oliveira (bateria). A discografia já conta com três títulos -o EP "Attick Demons" (2000), "Atlantis" (2011) e o recém lançado "Let’s Raise Hell", que saiu em 12 de agosto passado. A sonoridade bebe direto na fonte aparentemente infinita da New Wave of British Heavy Metal, porém atualizando aquela sonoridade clássica com uma pegada mais atual, refletida principalmente nos timbres e em uma dose maior de peso.
"Let’s Raise Hell" traz nove faixas, formando um tracklist consistente. A execução instrumental é bastante competente, mas o principal destaque, indiscutivelmente, acaba ficando com Almeida. A similaridade com a voz de Bruce Dickinson é tamanha que você se pergunta se não está ouvindo um novo álbum do Iron Maiden ou uma nova empreitada solo do vocalista. Até os tradicionais "ooooooooo" estão presentes, o que, aliada à já citada influência de NWOBHM, aproximam ainda mais o Attick Demons do universo da Donzela.
Esse contexto tem dois lados. O bom é que a banda acaba ganhando uma projeção maior devido ao interesse dos fãs do Maiden, reconhecidamente uma das maiores e mais fanáticas legiões de apreciadores que o metal já conheceu. A outra é que, mesmo não limitando o Attick Demons a uma seara sonora específica, acaba por não possibilitar que a banda portuguesa desenvolva uma identidade musical original e própria. Nesse caso a questão não é apenas a semelhança entre as vozes, mas também passa pelas próprias influências do Attick Demons, que, como já dito, vem direto do clássico heavy metal britânico.
Mas, no final das contas, todas essas dúvidas e questionamentos podem e serão varridos para baixo do tapete por uma legião de ouvintes. Há um nicho de fãs insatisfeitos com o direcionamento musical atual do Iron Maiden, que não gostou de álbuns como "The Final Frontier" (2010) e "The Book of Souls" (2015) e clama por um retorno dos ingleses à sonoridade clássica da década de 1980. O Attick Demons é capaz de atender essa demanda com discos como "Let’s Raise Hell", um trabalho sólido e cheio de boas canções.
Seja você é um fã insatisfeito com o Iron Maiden atual ou apenas um ouvinte que procura um bom disco de metal tradicional, a audição do novo álbum do Attick Demons tem tudo para agradar os seus ouvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


