Stone: Em 1989, thrash metal das frias terras do norte europeu!
Resenha - No Anaesthesia! - Stone
Por Oscar Xavier
Postado em 13 de agosto de 2016
A cena do metal na Finlândia é conhecida pela sua variedade de bandas. São diversas bandas, dentre os sub-gêneros mais populares no país estão o folk metal, power metal, symphonic metal, melodic death metal e o black metal. O thrash metal nunca foi um gênero tão popular no país, porém há uma banda que ergueu com orgulho a bandeira do thrash nessa fria terra do norte europeu. A banda em questão se chama STONE. Formada na metade da década de 80, STONE é uma banda de thrash metal com fortes influências progressivas, e uma pitada de elementos do speed metal. Em minha opinião o álbum que define melhor sua sonoridade seria o "No Anaesthesia!".
Lançado em 1989, o álbum abre com uma bela homenagem ao maior compositor finlandês de música erudita, Jean Sibelius, uma excelente versão da obra intitulada Finlandia. Nesse álbum todas as faixas merecem uma digna atenção, afinal os finlandeses têm um belo hábito de serem excelentes músicos. Porém destacarei minhas 3 faixas favoritas.
A quarta faixa do álbum, "Back to the Stone Age", começa com uma intro leve e cadenciada com uma guitarra limpa, porém não demora muito para os outros instrumentos darem as caras e acelerarem o ritmo. Destaque para a técnica surpreendente do baterista Pekka Kasari.
No Anaesthesia, sexta faixa do álbum, começa com o som do famoso motorzinho usado por dentistas (barulho esse que é o terror para muitos). Logo em seguida um riff forte, cadenciado, com a presença dos tappings do guitarrista Roope Latvala (ex-CHILDREN OF BODOM). De todo o álbum, essa é uma das músicas que mais cotem influencias progressivas, sem perder a agressividade do thrash metal é claro. O refrão é grudento, e perfeito para se cantar junto com a banda ao vivo. "How do you want it? No anaesthesia! He's the dentist, you are a patient in pain, No anaesthesia!"
A última faixa do álbum se chama Meat Mincing Machine. Para os fãs old-school do gênero essa música cairá como uma luva. Vocais chegam a lembrar muito as bandas crossover norte-americanas. O dueto de guitarras no solo dessa música mostram mais uma vez a incrível técnica dos membros da banda. Encerraram com chave de ouro o álbum.
Bom, como eu disse no começo da resenha, esse é um álbum onde você deve escutá-lo faixa por faixa. A banda caiu nas graças dos headbagers finlandeses, influenciando uma porção de bandas e fazendo com que posteriormente incentivasse o surgimento de novas bandas num país onde até então não era tão comum ter bandas de metal.
Tracklist:
01 - Finlandia
02 - Sweet Dreams
03 - Empty Corner
04 - Back to the Stone Age
05 - Concrete Malformation
06 - No Anaesthesia
07 - Light Entertainment (Good Old Times)
08 - Kill the Dead
09 - Meat Mincing Machine
lineup:
Janne Joutsenniemi - vocla/baixo
Roope Latvala - guitarra/backing vocal
Jiri Jalkanen - guitarra/backing vocal
Pekka Kasari - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
Foo Fighters - comentários e galeria de fotos da turnê pela América do Norte
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O álbum do Dire Straits que Mark Knopfler acha que "não foi um disco muito bom"
O disco clássico do Metallica que Max Cavalera gostaria que fosse regravado
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



