Sunrunner: Muitos elementos em um álbum só
Resenha - Heliodromus - Sunrunner
Por Victor Freire
Fonte: Rock'N'Prosa
Postado em 11 de agosto de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada em 2008, em Portland, o Sunrunner lançou seu mais novo trabalho, o Heliodromus (2015), ano passado, pela Minotauro Records. O álbum foi meu primeiro contato com os americanos, que fazem um som que não pode ser rotulado. A banda formada por David Joy (baixo e vocal), Joe Martignetti (guitarra, violão, flauta e vocal) e Ted Maclnnes (bateria, percussão e vocal) transita entre o metal e o hard rock, com alguns elementos de folk, em um universo "rock progressivo", por assim dizer. Mas, esse "universo" não é aquele que conhecemos do Dream Theater, por exemplo, cheio de técnicas e músicas difíceis. Traduzindo, é como se o Pink Floyd resolvesse tocar metal. Temos músicas mais simples, sem perder o peso, e com boas melodias.
Dessa forma, o álbum inicia com Keeper’s of the Rite. A banda não economizou nos duetos, bateu até uma certa nostalgia porque lembrei um pouco músicas clássicas de jogos da Nintendo, algo que sou muito fã. A música traz também elementos do power metal, com um bom refrão. Em Corax temos uma noção do ecleticismo da banda, o início no bandolim dá logo lugar a um riff que deixaria Electric Funeral com orgulho. Mas, mais mudanças na melodia aparecem na música, com direito a passagens no violino, e progrede para o psicodélico. Conseguiu acompanhar? Sugiro escutar essa música.
The Horizon Speaks traz de volta a veia heavy metal do Sunrunner, com a volta dos duetos também, sendo que esta é mais melódica e não tão pesada. A música traz passagens da flauta, dando todo um tom folk à composição. Star Messenger coloca um certo tom de dissonância no som, contrastando com partes mais pesadas. The Plummet podemos dizer que é a faixa mais "diferente" do álbum, com seu caráter céltico. Não consigo ouvir essa música e não imaginar uma taverna cheia de anões e um caneco de cerveja em uma mesa de madeira. Technology’s Luster deixa de lado todo o "progressivo" e empurra um hard rock em nossos ouvidos, mas, a música ainda tem algumas poucas variações na melodia. É legal ter uma música "direta" em um álbum mais complexo.
Agora vamos a outro parágrafo. O instrumental Passage anuncia a faixa-título do álbum, Heliodromus. O álbum por si já é um pouco longo, mas o Sunrunner não economizou no tempo e fez uma música com 21 minutos. Isso mesmo! Heliodromus é o grande destaque do álbum para mim, é uma faixa complexa, repleta de variações melódicas. Uma verdadeira obra de rock progressivo com pitadas de Iron Maiden na sonoridade.
No final, meu primeiro contato com o Sunrunner foi satisfatório. As músicas são boas e o álbum funciona bem como um todo. A sonoridade "retrô" do álbum se mistura com melodias modernas em uma diversidade de estilos musicais.
Tracklist:
1.Dies Natalis Soli Invictus
2.Keeper’s of the Rite
3.Corax
4.The Horizon Speaks
5.Star Messenger
6.The Plummet
7.Technology’s Luster
8.Passage
9.Heliodromus
Outras resenhas de Heliodromus - Sunrunner
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião do guitarrista sobre Angus Young, do AC/DC
Bill Wyman comenta sua saída (e recusa de retorno) do Rolling Stones
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



