Matérias Mais Lidas

Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no BrasilJimmy Page
Quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil

Roger Waters: pedindo junto de vários artistas que EUA não faça acordos com BolsonaroRoger Waters
Pedindo junto de vários artistas que EUA não faça acordos com Bolsonaro

Supertramp: A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da bandaSupertramp
A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da banda

Cannibal Corpse: vocalista não entende interesse dos internautas por seu largo pescoçoCannibal Corpse
Vocalista não entende interesse dos internautas por seu largo pescoço

Rodrigo Flausino: O iron Maiden precisa mesmo de três guitarristas? (vídeo)Rodrigo Flausino
O iron Maiden precisa mesmo de três guitarristas? (vídeo)

Amazon: seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de descontoAmazon
Seleção de CDs, vinis e livros de rock e metal com até 70% de desconto

Dee Snider: vocalista ri de Ted Nugent, que testou positivo para a Covid-19Dee Snider
Vocalista ri de Ted Nugent, que testou positivo para a Covid-19

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Joey Ramone: veja como Globo, SBT e Record noticiaram morte dele há 20 anosJoey Ramone
Veja como Globo, SBT e Record noticiaram morte dele há 20 anos

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 3Lista
20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 3

Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1Inesquecíveis
20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1

Cannibal Corpse: George Corpsegrinder é eficiente em caçar ursos... de pelúciaCannibal Corpse
George "Corpsegrinder" é eficiente em caçar ursos... de pelúcia

The Pit: 20 das melhores músicas de metal com metal no títuloThe Pit
20 das melhores músicas de metal com "metal" no título

Megadeth: Ellefson diz que ele e Dave Mustaine são como irmãos um para o outroMegadeth
Ellefson diz que ele e Dave Mustaine são como irmãos um para o outro

Def Leppard: guitarrista conta por que ostenta visual saradão nos shows da bandaDef Leppard
Guitarrista conta por que ostenta visual saradão nos shows da banda


Iron Maiden: os 34 anos de The Number of the Beast

Resenha - Number Of The Beast - Iron Maiden

Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Em 22/03/16

publicidade

Um dos discos mais importantes e emblemáticos do heavy metal, "The Number of the Beast" completa 34 anos de seu lançamento hoje, 22 de março de 2016. Terceiro álbum do Iron Maiden, o trabalho talvez seja o mais importante da carreira da banda inglesa, trazendo uma mudança de sonoridade e a entrada do vocalista Bruce Dickinson. No outro extremo, o play também foi o último gravado pelo baterista Clive Burr, substituído por Nicko McBrain.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Number of the Beast" foi o segundo álbum do Iron Maiden produzido por Martin Birch, que havia começado a trabalhar com o grupo no disco anterior, "Killers" (1981). Pouco mais de 13 meses separam um LP do outro, período rico em mudanças para a banda liderada pelo baixista Steve Harris. Os problemas envolvendo Paul Di’Anno, inconstante em relação à horários e compromissos devido ao seu envolvimento cada vez maior com álcool e cocaína, levou a banda a tomar a decisão de procurar outro cantor - mais detalhes sobre toda essa história você pode ler no link abaixo.

Iron Maiden: a ascenção, queda e ressurreição da DonzelaIron Maiden
A ascenção, queda e ressurreição da Donzela

Harris e Rod Smallwood, manager do grupo, tinham apenas um alvo: Paul Bruce Dickinson, frontman do Samson. Conhecido por seu grande alcance vocal e uma performance de palco arrebatadora, Bruce também já estava de olho no Maiden, então foi só questão de unir a fome com a vontade de comer. O trio bateu um papo após o show do Samson no Reading Festival de 1981, ocorrido no dia 29 de agosto, e poucos dias depois o vocalista entrou em estúdio para gravar algumas canções com o quarteto e ver como soava. O resultado foi arrebatador, e após dois shows realizados na Suécia no mês em setembro Paul Di’Anno recebeu o pé na bunda que estava procurando e Bruce assumiu como vocalista do Iron Maiden.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há uma clara evolução em "The Number of the Beast" em relação aos dois discos anteriores. Ainda que "Iron Maiden" (1980) e "Killers" (1981) possuam inúmeras qualidades e sejam ótimos discos, ficou evidente o passo adiante que o grupo deu ao colocar Dickinson em seu line-up. E entrada do vocalista abriu novas possibilidades para o Maiden, que entendeu o potencial de Dickinson e gravou canções que exploraram ao máximo o seu potencial, como é o caso de "Hallowed Be Thy Name". Nas palavras de Martin Birch: "Eu sabia o que Steve queria fazer, e Paul não tinha capacidade para cantar como ele queria. A entrada de Bruce tornou tudo isso possível".

Bruce, ainda que não creditado como autor, contribuiu com ideias importantes em três faixas: "Children of the Damned", "The Prisoner" e "Run to the Hills". Há até uma teoria de que ele seria co-autor dessas músicas, mas acabou não sendo creditado como compositor devido ao fato de o seu contrato com o Samson ainda estar em vigor.

O primeiro single de "The Number of the Beast" foi "Run to the Hills", lançado em 12 de fevereiro de 1982. A letra da faixa, uma das mais conhecidas canções do Maiden e um dos maiores clássicos da banda, relata o conflito entre índios e desbravadores norte-americanos, com cada parte da canção cantando a letra a partir do ponto de vista de um dos lados. O clipe, com cenas dos filmes clássicos do cineasta Buster Keaton, relata de forma cômica a guerra entre ambos. O single de "Run to the Hills" trouxe no lado B "Total Eclipse", incluída no tracklist normal nas reedições futuras do disco. "Total Eclipse", com seu riff bastante influenciado pelo Judas Priest, caiu nas graças dos fãs, e muitos defendem a ideia de que ela poderia estar no tracklist original no lugar de "Gangland".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa-título conta com uma introdução declamada por Bruce Dickinson e pelo ator inglês Barry Clayton citando trechos do livro das Revelações presentes no Novo Testamento. A intro dessa canção se transformou em uma espécie de oração para os fãs, que recitam suas frases em tom quase religioso nos shows. A música, como esperado, causou controvérsia, levando grupos religiosos conservadores a acusarem a banda de ser satanista. Inspirada no filme "A Profecia II" (1978), "The Number of the Beast" é, muito provavelmente, o maior clássico da carreira do Iron Maiden. As antológicas guitarras, que se entrelaçam em harmonias e melodias, casam perfeitamente com o baixo de Harris e o andamento quebrado criado por Clive Burr. A cereja do bolo é a interpretação de Bruce Dickinson, que ao final da introdução solta um grito similar ao de Roger Daltrey em "Won't Get Fooled Again", do The Who.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro grande momento do álbum está em "Hallowed Be Thy Name", música que fecha o disco. A letra relata os últimos momentos de vida de um prisioneiro que está prestes a ser enforcado, e foi classificada pelo AllMusic como "o exemplo mais bem acabado dos extensos épicos da banda, contando com uma das letras mais filosóficas já escritas por Harris". "Hallowed Be Thy Name" é a canção favorita de um grande número de fãs do Maiden, incluindo este que vos escreve, e conta com aquela que pode ser classificada como a melhor interpretação vocal de Bruce Dickinson em toda a sua carreira.

Há ainda mais curiosidades sobre as canções. "Children of the Damned", com sua estrutura crescente e progressiva, foi inspirada nos filmes "A Aldeia dos Amaldiçados" (lançado em 1960 e dirigido pelo alemão Wolf Rilla) e sua continuação, "A Estirpe dos Malditos" (1964, dirigido por Anton Leader). As duas obras cinematográficas são adaptações do livro "The Midwich Cuckoos", publicado em 1957 pelo escritor inglês John Wyndham. Anos mais tarde, ao falar sobre a canção em seu programa de rádio na BBC, Bruce afirmou que uma das inspirações para "Children of the Damned" foi a igualmente clássica "Children of the Sea", lançada pelo Black Sabbath dois anos antes no álbum "Heaven and Hell" (1980).

Já "The Prisoner", com seu riff com influência de hard rock, tem a sua raiz em um programa de TV inglês homônimo, transmitido entre setembro de 1967 e fevereiro de 1968 pela ITV (foram produzidos apenas 17 episódios da atração). A faixa conta inclusive com um trecho original de um dos episódios em sua introdução. O Maiden voltaria a se inspirar no programa dois anos mais tarde, na canção "Back in the Village", presente em "Powerslave".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fechando o pacote, "22 Acacia Avenue" faz parte da trilogia de canções que relata a saga da prostituta Charlotte, iniciada no disco de estreia do Maiden com "Charlotte the Harlot" e concluída com "From Here to Eternity", presente no álbum "Fear of the Dark" (1992). Está em "22 Acacia Avenue" um dos melhores solos da carreira de Adrian Smith, que cospe melodia, agressividade e inspiração em um trabalho de guitarra memorável.

Para promover o álbum, o Maiden caiu na estrada na tour batizada como The Beast on the Road, que contou com 10 meses e 184 shows realizado, iniciando em 25 de fevereiro e terminando em 10 de dezembro de 1982. Essa excursão está documentada no álbum duplo ao vivo "Beast Over Hammersmith", lançado em 2002 como parte do box "Eddie’s Archive". O disco traz na íntegra o show realizado pelo Iron Maiden no Hammersmith Odeon no dia 20 de março de 1982, e é um dos melhores registros ao vivo da banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A recepção da crítica para "The Number of the Beast" foi muito boa, com o disco recebendo elogios unânimes. Com o passar dos anos, o álbum alcançou o status de clássico indiscutível, e é, sem sombra de dúvida, um dos discos essenciais para quem quer conhecer e saber mais sobre o heavy metal.

Uma matéria sobre "The Number of the Beast" não estaria completa sem mencionar a sua capa. Criada por Derek Riggs, a arte foi desenvolvida originalmente para o single de "Purgatory", presente em "Killers", mas Smallwood a achou boa demais para ser desperdiçada em um compacto e a guardou para o próximo disco da banda. Riggs declarou que a inspiração para a ilustração veio de uma história do Doutor Estranho, personagem da Marvel que é um mestre das artes místicas.

Com o passar dos anos, a discografia do Iron Maiden foi recebendo seguidas reedições em CD, o que trouxe para o mercado versões bastante interessantes do disco. As mais atrativas são a edição dupla lançada pela gravadora Caste em 1996 e atualmente fora de catálogo, e que traz um segundo CD com "Total Eclipse" e uma gravação ao vivo de "Remember Tomorrow" com Dickinson nos vocais, e a edição enhanced disponibilizada pela EMI em 2008 e que inclui "Total Eclipse" no tracklist normal e traz material multimídia com os clipes de "Run to the Hills" e "The Number of the Beast". Essa reedição de 2008 tem outra característica importante: a arte da capa foi, digamos assim, "remasterizada", e uma nova coloração com predominância de tons cinzas mais escuros foi aplicada na ilustração.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos mais importantes discos da carreira do Iron Maiden e da história do heavy metal, "The Number of the Beast" chega aos 34 anos de vida mantendo a sua relevância para o gênero, justificando o status de clássico inquestionável que possui.


Outras resenhas de Number Of The Beast - Iron Maiden

Iron Maiden: em 1982, o começo de uma era dourada para a banda

Álbuns marcantes: The Number of the Beast, do Iron MaidenÁlbuns marcantes
The Number of the Beast, do Iron Maiden

Iron Maiden: 33 anos de "The Number Of The Beast"

Iron Maiden: 30 anos do melhor disco britânicoIron Maiden
30 anos do melhor disco britânico

Iron Maiden: A besta de 30 anos, uma benção ao Heavy MetalIron Maiden
A besta de 30 anos, uma benção ao Heavy Metal

Iron Maiden: O Ritual Britânico da "Besta"

Iron Maiden: A Era de Ouro da bandaIron Maiden
A "Era de Ouro" da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Rodrigo Flausino: O iron Maiden precisa mesmo de três guitarristas? (vídeo)Rodrigo Flausino
O iron Maiden precisa mesmo de três guitarristas? (vídeo)

Metal Hammer: o álbum mais subestimado de 20 grandes bandas de rock e metalMetal Hammer
O álbum mais subestimado de 20 grandes bandas de rock e metal

Iron Maiden: banda se une ao West Ham para lançar nova coleção de itens esportivosIron Maiden
Banda se une ao West Ham para lançar nova coleção de itens esportivos

Smith/Kotzen: a música do álbum em que Richie Kotzen usa guitarra de Adrian SmithSmith/Kotzen
A música do álbum em que Richie Kotzen usa guitarra de Adrian Smith

Iron Maiden: O anúncio da turnê 2022 está gerando grande polêmica (vídeo)Iron Maiden
O anúncio da turnê 2022 está gerando grande polêmica (vídeo)

Iron Maiden: as 43 músicas de seus álbuns que eles nunca tocaram nos showsIron Maiden
As 43 músicas de seus álbuns que eles nunca tocaram nos shows

James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião deleJames Hetfield
Com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele

Blaze Bayley: vocalista diz por que não quer escrever autobiografiaBlaze Bayley
Vocalista diz por que não quer escrever autobiografia

Iron Maiden: juntos com Amon Amarth no jogo Legacy of the BeastIron Maiden
Juntos com Amon Amarth no jogo Legacy of the Beast

Só Me Resta o Rock: O dia em que Bruce Dickinson ficou peladão no palco (vídeo)

Iron Maiden: turnê europeia que começaria em junho é adiada para 2022Iron Maiden
Turnê europeia que começaria em junho é adiada para 2022

Iron Maiden: em 1988, Bruce posou para foto promocional usando camiseta do HelloweenIron Maiden
Em 1988, Bruce posou para foto promocional usando camiseta do Helloween

Heavy metal: 20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercadosHeavy metal
20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercados

Metal Hammer: os 20 melhores álbuns de rock e metal lançados em 1992Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns de rock e metal lançados em 1992

Paul Di'Anno: Se o Maiden quisesse, teria ajudado, diz criador de vaquinhaPaul Di'Anno
"Se o Maiden quisesse, teria ajudado", diz criador de vaquinha


Bruce Dickinson: sua primeira gravação e sua vida antes do SamsonBruce Dickinson
Sua primeira gravação e sua vida antes do Samson

Iron Maiden: modelo de modernização para o Oriente Médio?Iron Maiden
Modelo de modernização para o Oriente Médio?

Bruce Dickinson: os novos álbuns dão a mesma emoção que o primeiro?Bruce Dickinson
Os novos álbuns dão a mesma emoção que o primeiro?


Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.