Overhead Rock: Rock n' Roll de alto nível

Resenha - Ressaca - Overhead Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vicente Reckziegel
Enviar Correções  

8

Apesar de ser uma banda relativamente recente, tendo sido formada em 2010 na cidade de Bauru – SP, o Overhead Rock parece soar em "Ressaca", seu disco de estréia em 2014 como um verdadeiro veterano do tradicional Rock n’ Roll.

publicidade

Com influência de bandas como Velhas Virgens, Matanza, Baranga e das "estrangeiras" AC/DC e Motorhead, o quarteto abre mão de um rock despojado, sujo, com muito peso mas de qualidade inquestionável em seu debut.

"Ressaca" começa com a poderosa faixa que dá nome a banda, uma escolha perfeita para abertura da bolacha, visto sua forte letra e ritmo empolgante, uma ode a verdadeira essência rocker. "Tangente" é pesada, com boas melodias e mantém o astral no alto. "Muro" dá uma pisada no freio, sendo um pouco mais light que as duas músicas, mas nem por isso menos impactante. "Ressaca" talvez seja o carro chefe do disco de mesmo nome, uma música que nasceu para ser clássica, com uma sonoridade e letra totalmente Rock n’ Roll. "Vacilão" exagera um pouco em certos aspectos, mas sua levada quase Punk em seu final mostrou ser uma escolha bacana da banda. "Situações Incertas" é uma balada que poderia ter ficado um pouco deslocada do restante do álbum, mas sua boa execução diminui essa certa sensação de ‘‘objeto estranho no ninho". "Pressagio" traz de volta o peso, apesar de possuir algumas nuances mais Pop/Rock.

publicidade

Mas eis que surge o ponto máximo do álbum. And the Oscar goes to... Poderia tecer tratados filosóficos sobre o conteúdo de tal música, mas a seguinte estrofe fala por si só: " Depois do porre vem o problema; você descobre, que a mina tem uma benga". Não há como superar isso, e as últimas duas faixas, mesmo carregadas no peso, acabam passando despercebidas. E antes que surjam reclamações, falo tudo isso por um simples motivo: "Mina de Benga" é uma música sensacional, não há como ser mais Rock n’ Roll que isso.

publicidade

Às vezes é legal dar uma respirada em meio a toda loucura do mundo, um mundo em quase sua totalidade sério e sisudo. E assim lembrarmos que a música também foi feita para divertir, descontrair e mostrar a importância da simplicidade também. Indico plenamente aos amantes do Rock n’ Roll.

Formação atual:
Ivo Ferreira : Baixo
Brendel Alba : Bateria
Bruno Bevenutti : Guitarra
André Moreno : Guitarra e voz

publicidade

10 Faixas – 38:18

Tracklist:
01. Overhead
02. Tangente
03. Muro
04. Ressaca
05. Vacilão
06. Situações Incertas
07. Presságio
08. Mina de Benga
09. Grande Guerreiro
10. ReEvolução


Outras resenhas de Ressaca - Overhead Rock

Overhead Rock: Bom e velho rock para agradar aos ouvidos

Overhead Rock: O mais puro, pesado e sujo Rock'n'Roll



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rockClassic Rock
Revista elege 100 melhores músicas de rock

Ultimate Guitar: os 100 melhores solos de guitarraUltimate Guitar
Os 100 melhores solos de guitarra


Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin