RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota

O álbum pré-Sabbath onde Tony Iommi ouviu Ronnie James Dio pela primeira vez

Steve Souza diz que não se apresentará novamente com o Exodus; "Definitivamente não"

Iron Maiden pediu para não ser mais indicado ao Rock and Roll Hall of Fame

I Prevail cancela apresentação no Bangers Open Air; leia comunicado

Crypta revela guitarrista convidada que substituirá Jéssica Di Falchi

O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio

A banda que serviu de base para o rock nacional que Ritchie Blackmore odiava

O ex-jogador finlandês que fez Tarja Turunen passar a torcer pelo Liverpool Football Club

O disco dos Beatles que marcou a vida de Rex Brown, baixista do Pantera

Bruce Dickinson ficou "chocado" ao ver Simon Dawson tocando com o Iron Maiden

As próximas músicas do Metallica que devem ultrapassar 1 bilhão de plays no Spotify

A canção festiva do Kiss que conta uma história triste e trágica

A banda clássica em que Yngwie Malmsteen recusou convite para tocar: "Seria incrível, mas..."

Para Kerry King, Randy Rhoads era a versão heavy metal de Eddie Van Halen


Bangers Open Air

Harmonium: Mais uma pérola relativamente escondida e subestimada

Resenha - Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison - Harmonium

Por Tiago Meneses
Postado em 07 de março de 2016

Uma cena progressiva que nos presenteou com grandes álbuns foi a famosa cena progressiva de Quebec no Canadá. Infelizmente a banda em questão, HARMONIUM, foi também juntamente de várias outras daquele lugar, um grupo de carreira bastante curta, duraram somente 5 anos, tempo de lançarem 3 álbuns, tendo como ápice criativo seu segundo disco, "Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison" em 1975. A banda é sem dúvida alguma um dos principais expoentes da cena ao lado dos grupos, POLLEN e MANEIGE. O trio que melhor representou os momentos mais frutíferos do Canadá para com o rock progressivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda acima de qualquer coisa é considerada um grupo de música folk, mas de uma sonoridade mais encorpada, progressiva, fazendo uma espécie de cruzamento com a música sinfônica. "Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison" é sem dúvida alguma um álbum perfeito pra começar uma colação de rock progressivo franco-canadense. Uma sonoridade suave, sublime, recheado de instrumentos clássicos, melottron. Aqui também é um álbum conceitual onde cada uma das quatro primeiras faixas do álbum representam uma das estações do ano, e tem uma 5ª que trata-se de um épico e que não sei bem a sua representação dentro da obra como um topo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Representando a Primavera, o álbum começa através de, "Vert", com uma maravilhosa melodia de flauta. Uma música que pode não mostrar toda a maturidade que a banda conseguiu do primeiro para esse segundo álbum, mas mesmo assim, de sonoridade ainda superior em todos os aspectos. As harmonias vocais estão lindas, a instrumentação é complexa, porém acessível e de resultado final simplesmente mágico.

"Dixie" é a segunda faixa e representa do Verão. Soa como uma canção pop, mas não é um genérico. Tem alguns toques jazzísticos, ainda mantém o folk. É muito otimista, alegre, e até estimula no ouvinte umas palmas de mãos e batidas de pés. Possui um excelente piano, principalmente o riff principal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A terceira faixa representa o Outono e se chama, "Depuis l'automne". Uma música mais obscura do que as anteriores. Após os primeiros versos, há uma parte curta onde podemos ouvir um mellotron maravilhoso. Depois, começamos uma ruptura instrumental, onde novamente nota-se um mellotron em destaque e que é de difícil definição devido a sua beleza. Mas todos os instrumentos sustentam muito bem a canção, um baixo simples, mas de ótimo gosto. A banda cria passagem instrumentais de beleza que sem dúvida alguma pode ser comparada a criada por gigantes e mais conhecidos grupos. Possui no meio uma parte melancólica e que tem como carro chefe um violão acústico sobre um teclado viajante e por fim o coro que completa o momento antes de voltarem pra cadencia inicial. Uma música viciante por completo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Inverno chega com, "En Pleine Face". Mais uma curta e linda canção e de tom novamente bastante melancólico. Executada basicamente de forma acústica, tem em seus dois minutos finais o maior destaque. Traz um maravilhoso tema repetitivo com grande uso de harmonias vocais, violão e acordeão.

O álbum tem o seu final com o épico, "Histoires Sans Paroles". O primeiro movimento é muito edificante e tem uma das melhores melodias de flauta que eu já ouvi. O próximo é introduzido por uma parede de mellotron. Eu raramente ouvi um uso tão maravilhoso do mellotron, incrível como eu falei o nome desse instrumento nessa resenha, mas é que não tem como, é um dos álbuns com o mais belo uso dele que conheço. Mais tarde, um piano elétrico toca com afinidade junto das guitarras em uníssono. O tema continua com variações menores que o tornam ainda mais lindo de se ouvir. Uma pausa musical um tanto bizarra segue criando uma atmosfera espacial, então o mellotron (de novo ele) assume sozinho por alguns segundos antes da faixa seguir com algumas vocalizações, violão acústico e teclado. Aqui eles soam de maneira semelhante a de RICK WAKEMAN durante "Tales of Topographic Oceans" do YES. A faixa segue com uma musicalidade forte que continua dando até arrepios e a passagem solitária de mellotron é repetida. Um sax bastante suave entra na música, e conforme essa parte vai passando, vou me perguntando sobre o que se trata essa música, um dia a entregarei nas mãos de alguém que domine bem o idioma francês e que possa me ajudar a montar a última peça do quebra cabeça que é o álbum. Será que é uma espécie de quinta estação? Uma referência a algo? Será esta uma versão musical do céu? de uma utopia? O que é isso? Este tema da música tem a duração de cerca de 5 minutos e a medida que cresce leva tudo para um clímax perfeito, muito edificante e otimista que traz de volta a introdução desta composição que conclui este disco simplesmente lindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Harmonium lançou três álbuns em 3 anos, em com a certeza de que entre o seu primeiro e último lançamento, acertaram em cheio com essa obra simplesmente maravilhosa. Um disco que não deixava a desejar em qualidade a nenhum dos produzidos na Europa, maior reduto do rock progressivo e onde se encontravam as maiores bandas e que serviram de espelho pra tudo que veio depois. Mais uma pérola relativamente escondida e subestimada. Porém, de qualidade sensacional.

FORMAÇÃO:

Michel Normandeau - Guitarra, acordeão e vocais
Pierre Daigneault - Flauta, saxofone soprano e clarinete
Serge Locat - Piano, mellotron e sintetizador
Louis Valois - Baixo, piano elétrico e vocais
Serge Fiori - Guitarra, flauta, cítara, tambor e vocais
Judy Richard - vocalizações na faixa 5

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Tiago Meneses

Um amante do rock em todas as suas vertentes, mas que desde que conheceu o disco Selling England by the Pound do Genesis, teve no gênero progressivo uma paixão diferente.
Mais matérias de Tiago Meneses.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS