Zink & Os Rock Marcianos: O MOD não morreu
Resenha - O Mod Está de Volta - Zink & Os Rock Marcianos
Por Ícaro Batista Cardoso
Postado em 23 de setembro de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há algum tempo venho escrevendo resenhas dos discos das bandas do Litoral Paulista, como forma de mostrar o que está acontecendo por estas bandas. E o que ouço nesses tempos são fatos incríveis. Você sabe o que é um MOD? Já ouviu um som MOD? Eu tenho certeza que sim.
Segunda metade do século XX, jovens do Reino Unido procuravam associar sua maneira de se vestirem com seus gostos musicais, o que tornavam eles uma tribo urbana, que tinham seus rivais e se odiavam. Um dos exponenciais desses grupos foi chamado pela imprensa como "Moderns", ou simplesmente Mod. Este movimento teve bandas como The Jam de Paul Weller, ou ainda The Lambrettas, Vapors e Purple Hearts, lançadas por pequenos selos como Castle, Detours (nome da banda de Pete Towshend, antes de ser batizada como The Who), Big Beat e One Way Records.
Em terras Brazucas, o Ira! foi o grande precursor com seu entitulado álbum "Mudança de Comportamento" de 1985, que trazia a faixa "Ninguém entende um Mod". Depois apareceu o Cachorro Grande, com seus terninhos pulando no palco (algo que o Ira! já fazia).
Em 2015 surge uma nova banda que traz essa proposta em seu som. Zink & Os Rock Marcianos deixam bem clara a sua proposta com seus sons diretos, incluindo a maneira de se vestirem.
A banda é formada por Rafael Zink (Guitarra, voz e sintetizadores), André Merlo (guitarra), Lucas Cegarra (bateria) e Diogo Costa (baixista, co-fundador do Predatory, ex-Vetor, ex-Spunk) e estão lançando sua demo, com cinco músicas, eles retratam assuntos relacionados ao cotidiano do ser humano.
Neste primeiro momento, será impossível não realizar comparações com bandas, mas é algo natural de qualquer artista que buscam uma identidade.
1 - Nós
Com uma pegada forte do que o Ira! faz de melhor, a banda trouxe uma baita canção. "Não somos capazes de perceber que o problema somos nós", é o tipo de refrão que gruda na mente, e na segunda vez que ele toca, você já está cantando. Alguns samples, uma guitarra direta, sintetizador bem suave. Rockão aos amantes do estilo mod.
2 - Bomberman
É o tipo de som que faz a galera pular no bar, pedindo mais cerveja e todos cantando junto. Um som na mais pura pegada The Clash e The Who, com um sintetizador que caiu como uma luva. Mais um ponto à banda
3 - Papo Cabeça
Típico som produzido numa tarde chuvosa, com muito reverb e uma distorção sutil, que dá um clima sombrio na música. "O mundo inteiro é seu" é refrão que faz o indivíduo refletir bem.
4 - Vou Levar vocês comigo
Mais um som direto, sem muitas firulas, mas é uma balada. "Seja onde for eu vou levar vocês comigo" é facilmente decorada por quem ouve. Violão e baixo que acompanham a vocalização das frases. Tipo som que remete "Tarde Vazia".
5 - Pode Ser Qualquer Coisa
Um som com características de David Bowie são bem notáveis nesta canção, e que tem sintetizador (como na maioria das músicas), mas é do tipo de música que na segunda vez você está cantando.
De um modo geral o disco é muito bom. Diante do proposto está bem qualificado.
Posso afirmar que o MOD Não morreu, e que Zink & os Rock Marcianos tem tudo pra dar certo, pois canções em português é o diferencial da banda, ainda mais num país muitas pessoas não entendem a língua inglesa.
Senti falta de alguns solos de guitarra, mas a banda tem muito a evoluir, este é o primeiro trabalho de muitos.
Zink & Os Rock Marcianos são:
Rafael Zink (Guitarra, voz e sintetizadores)
André Merlo (guitarra)
Lucas Cegarra (bateria)
Diogo Costa (baixista)
Track List:
1 - Nós
2 - Bomberman
3 - Papo Cabeça
4 - Vou levar vocês comigo
5 - Pode ser qualquer coisa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A música "vergonhosa" do Nightwish que Tuomas Holopainen escreveu após decepção amorosa
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Ao eleger melhores discos de Rock do Brasil, Lobão aponta álbum "melhor que o Sgt.Peppers"


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos



