Damon & Naomi: "Fortune", um álbum com emoção a flor da pele
Resenha - Fortune - Damon & Naomi
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 01 de abril de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1987, o guitarrista Dean Wareham, o baterista Damon Krukowski e a baixista Naomi Yang formaram o GALAXIE 500 na prestigiosa Universidade de Harvard. A sonoridade lânguida, lenta, onírica, influenciada por THE VELVET UNDERGROUND, por sua vez prenunciou/influenciou os movimentos shoegazer e slowcore. Antes da dissolução, em 1991, o trio deixou uma trindade de álbuns:
Krukowski e Yang – envolvidos também com publicação de textos surrealistas – seguiram fazendo música sob o nome DAMON & NAOMI. À fantasmagoria do GALAXIE 500, a dupla adicionou porções de dream pop, folk e uma pitadinha de twee. Diversas vezes colaborando com o guitarrista Michio Kurihara, da banda japa GHOST, eles vêm lançando delícias sonhadoras e acústicas desde então.
Em fevereiro, saiu Fortune, trilha sonora prum curta-metragem dirigido por Naomi. A vantagem é que o álbum se sustenta sozinho; a desvantagem é que pra se adequar à breve duração da película, algumas canções, como a abertura The Seeker, parecem incompletas. Fortune, porém, é tão homogêneo em seus menos de 30 minutos, que essa sensação de insaciedade é completada pelas demais 10 canções.
Violão, piano elétrico e percussão muito discreta compõem um álbum contemplativo, tranquilo e bastante emotivo. Damon e Naomi se revezam nos vocais; em algumas faixas compartilhados. O agudo de fada de Yang e o cantar embrumado de Krukowski só contribuem pro clima de imersão emocional de Fortune, confira It’s Over e Amnesia como respectivos exemplos. Mas também parece estarmos ouvindo uma melodia dentro dum sonho, como melhor definir The North Light?
Tematizando os efeitos da perda dum ente amado, Fortune termina com Time Won’t Own me, a mais longa com mais de 5 minutos, onde gotas de piano enredam-se com a malha de violão e percussão pra em dueto declarar a vitória de DAMON & NAOMI sobre a dor e concluir a jornada emocional e outro álbum maduro.
Tracklist
1. The Seeker
2. Amnesia
3. It's Over
4. Reflections
5. A Shining Dream
6. Shadows
7. Towards Tomorrow
8. Sky Memories
9. Hurt House
10. The North Light
11. Time Won't Own Me
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia


