Damon & Naomi: "Fortune", um álbum com emoção a flor da pele
Resenha - Fortune - Damon & Naomi
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 01 de abril de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1987, o guitarrista Dean Wareham, o baterista Damon Krukowski e a baixista Naomi Yang formaram o GALAXIE 500 na prestigiosa Universidade de Harvard. A sonoridade lânguida, lenta, onírica, influenciada por THE VELVET UNDERGROUND, por sua vez prenunciou/influenciou os movimentos shoegazer e slowcore. Antes da dissolução, em 1991, o trio deixou uma trindade de álbuns:
Krukowski e Yang – envolvidos também com publicação de textos surrealistas – seguiram fazendo música sob o nome DAMON & NAOMI. À fantasmagoria do GALAXIE 500, a dupla adicionou porções de dream pop, folk e uma pitadinha de twee. Diversas vezes colaborando com o guitarrista Michio Kurihara, da banda japa GHOST, eles vêm lançando delícias sonhadoras e acústicas desde então.
Em fevereiro, saiu Fortune, trilha sonora prum curta-metragem dirigido por Naomi. A vantagem é que o álbum se sustenta sozinho; a desvantagem é que pra se adequar à breve duração da película, algumas canções, como a abertura The Seeker, parecem incompletas. Fortune, porém, é tão homogêneo em seus menos de 30 minutos, que essa sensação de insaciedade é completada pelas demais 10 canções.
Violão, piano elétrico e percussão muito discreta compõem um álbum contemplativo, tranquilo e bastante emotivo. Damon e Naomi se revezam nos vocais; em algumas faixas compartilhados. O agudo de fada de Yang e o cantar embrumado de Krukowski só contribuem pro clima de imersão emocional de Fortune, confira It’s Over e Amnesia como respectivos exemplos. Mas também parece estarmos ouvindo uma melodia dentro dum sonho, como melhor definir The North Light?
Tematizando os efeitos da perda dum ente amado, Fortune termina com Time Won’t Own me, a mais longa com mais de 5 minutos, onde gotas de piano enredam-se com a malha de violão e percussão pra em dueto declarar a vitória de DAMON & NAOMI sobre a dor e concluir a jornada emocional e outro álbum maduro.
Tracklist
1. The Seeker
2. Amnesia
3. It's Over
4. Reflections
5. A Shining Dream
6. Shadows
7. Towards Tomorrow
8. Sky Memories
9. Hurt House
10. The North Light
11. Time Won't Own Me
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


