Damon & Naomi: "Fortune", um álbum com emoção a flor da pele
Resenha - Fortune - Damon & Naomi
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 01 de abril de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1987, o guitarrista Dean Wareham, o baterista Damon Krukowski e a baixista Naomi Yang formaram o GALAXIE 500 na prestigiosa Universidade de Harvard. A sonoridade lânguida, lenta, onírica, influenciada por THE VELVET UNDERGROUND, por sua vez prenunciou/influenciou os movimentos shoegazer e slowcore. Antes da dissolução, em 1991, o trio deixou uma trindade de álbuns:
Krukowski e Yang – envolvidos também com publicação de textos surrealistas – seguiram fazendo música sob o nome DAMON & NAOMI. À fantasmagoria do GALAXIE 500, a dupla adicionou porções de dream pop, folk e uma pitadinha de twee. Diversas vezes colaborando com o guitarrista Michio Kurihara, da banda japa GHOST, eles vêm lançando delícias sonhadoras e acústicas desde então.
Em fevereiro, saiu Fortune, trilha sonora prum curta-metragem dirigido por Naomi. A vantagem é que o álbum se sustenta sozinho; a desvantagem é que pra se adequar à breve duração da película, algumas canções, como a abertura The Seeker, parecem incompletas. Fortune, porém, é tão homogêneo em seus menos de 30 minutos, que essa sensação de insaciedade é completada pelas demais 10 canções.
Violão, piano elétrico e percussão muito discreta compõem um álbum contemplativo, tranquilo e bastante emotivo. Damon e Naomi se revezam nos vocais; em algumas faixas compartilhados. O agudo de fada de Yang e o cantar embrumado de Krukowski só contribuem pro clima de imersão emocional de Fortune, confira It’s Over e Amnesia como respectivos exemplos. Mas também parece estarmos ouvindo uma melodia dentro dum sonho, como melhor definir The North Light?
Tematizando os efeitos da perda dum ente amado, Fortune termina com Time Won’t Own me, a mais longa com mais de 5 minutos, onde gotas de piano enredam-se com a malha de violão e percussão pra em dueto declarar a vitória de DAMON & NAOMI sobre a dor e concluir a jornada emocional e outro álbum maduro.
Tracklist
1. The Seeker
2. Amnesia
3. It's Over
4. Reflections
5. A Shining Dream
6. Shadows
7. Towards Tomorrow
8. Sky Memories
9. Hurt House
10. The North Light
11. Time Won't Own Me
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Lista: 18 bandas de rock e metal que nunca mudaram sua formação
O álbum de Thrash que mostrou para Andreas Kisser que era possível fazer "mais com menos"
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



